Buscar

1 - O campo de estudos da climatologia é relativamente recente, mostrando-se cada vez mais imprescindível para o desenvolvimento sustentável do pla...

1 - O campo de estudos da climatologia é relativamente recente, mostrando-se cada vez mais imprescindível para o desenvolvimento sustentável do planeta e para o monitoramento de ações antropogênicas sobre a atmosfera em escalas temporoespaciais maiores. No entanto, se comparado à Europa, a climatologia no Brasil ainda engatinha, o que trabalha contra o entendimento por completo das dinâmicas atmosféricas que regem o país. Selecione a alternativa que apresenta as principais razões para o atraso da climatologia no Brasil, principalmente se comparada à climatologia praticada no hemisfério norte:

a. Historicamente, o clima no Brasil pouco influenciou a demografia do país e o funcionamento da sociedade brasileira, o que desestimulou o desenvolvimento de profissionais da climatologia.
b. O estudo do clima no Brasil não é atrasado, e a disponibilidade de dados meteorológicos é similar à verificada na Europa e na América do Norte.
c. A escassez de estações e dados meteorológicos no país, acompanhada pelo pouco incentivo, fez a climatologia brasileira florescer apenas no final do século XX.
d. A complexidade geográfica do Brasil, com constantes ações de diversas massas de ar, compromete o estudo preciso sobre a natureza climática brasileira.
e. Eventos climáticos extremos, como inundações e secas prolongadas, constantemente danificam e destroem estações de meteorologia e comprometem os dados coletados.

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 4
3 pág.

Terceiro Setor, Responsabilidade Social e O Desenvolvimento Sustentável Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções apresentadas: a. Historicamente, o clima no Brasil pouco influenciou a demografia do país e o funcionamento da sociedade brasileira, o que desestimulou o desenvolvimento de profissionais da climatologia. - Esta afirmação não condiz com a realidade, uma vez que o clima tem sim influência significativa no Brasil. b. O estudo do clima no Brasil não é atrasado, e a disponibilidade de dados meteorológicos é similar à verificada na Europa e na América do Norte. - Esta afirmação não condiz com a situação atual da climatologia no Brasil. c. A escassez de estações e dados meteorológicos no país, acompanhada pelo pouco incentivo, fez a climatologia brasileira florescer apenas no final do século XX. - Esta opção reflete uma das principais razões para o atraso da climatologia no Brasil, principalmente em comparação com o hemisfério norte. d. A complexidade geográfica do Brasil, com constantes ações de diversas massas de ar, compromete o estudo preciso sobre a natureza climática brasileira. - Embora a complexidade geográfica seja um desafio, não é a principal razão para o atraso da climatologia no Brasil. e. Eventos climáticos extremos, como inundações e secas prolongadas, constantemente danificam e destroem estações de meteorologia e comprometem os dados coletados. - Embora eventos climáticos extremos possam impactar as estações meteorológicas, não é a principal razão para o atraso da climatologia no Brasil. Portanto, a alternativa correta é: c. A escassez de estações e dados meteorológicos no país, acompanhada pelo pouco incentivo, fez a climatologia brasileira florescer apenas no final do século XX.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image