Buscar

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – 4
1 - O campo de estudos da climatologia é relativamente recente, mostrando-se cada vez mais imprescindível para o desenvolvimento sustentável do planeta e para o monitoramento de ações antropogênicas sobre a atmosfera em escalas temporoespaciais maiores. No entanto, se comparado à Europa, a climatologia no Brasil ainda engatinha, o que trabalha contra o entendimento por completo das dinâmicas atmosféricas que regem o país.
Selecione a alternativa que apresenta as principais razões para o atraso da climatologia no Brasil, principalmente se comparada à climatologia praticada no hemisfério norte:
Questão 1Escolha uma opção:
a.
Historicamente, o clima no Brasil pouco influenciou a demografia do país e o funcionamento da sociedade brasileira, o que desestimulou o desenvolvimento de profissionais da climatologia.
b.
O estudo do clima no Brasil não é atrasado, e a disponibilidade de dados meteorológicos é similar à verificada na Europa e na América do Norte.
c.
A escassez de estações e dados meteorológicos no país, acompanhada pelo pouco incentivo, fez a climatologia brasileira florescer apenas no final do século XX.
d.
A complexidade geográfica do Brasil, com constantes ações de diversas massas de ar, compromete o estudo preciso sobre a natureza climática brasileira.
e.
Eventos climáticos extremos, como inundações e secas prolongadas, constantemente danificam e destroem estações de meteorologia e comprometem os dados coletados.
2 - A climatologia define diferenças entre os fenômenos de tempo e clima. Nesse sentido, o tempo pode ser pensado como as condições climáticas de uma região em uma escala de tempo pequena, enquanto o clima seria o agregado dessas condições climáticas ao longo de uma escala temporoespacial significantemente maior.
Os elementos da climatologia são aquelas características físicas que determinam diferenças físicas entre diferentes climas e regiões, como a temperatura e a pluviosidade. Já os fatores da climatologia são as características físicas que influenciam os elementos climáticos, como a pressão atmosférica, a latitude e a altitude.
Considere o fator climático albedo. Selecione a superfície que apresentaria um índice de albedo entre 0.8 e 1.0:
Questão 2Escolha uma opção:
a.
As serras gaúchas logo após uma nevasca.
b.
O centro da cidade de São Paulo.
c.
A Floresta Amazônica.
d.
O oceano Atlântico no litoral nordestino.
e.
Os campos agrícolas na região Centro-Oeste.
3 - O território brasileiro pode ser classificado em seis climas principais. Cada clima contém suas características e influencia a superfície terrestre de maneira diferente, abrangendo desde a natureza e a abundância de vegetação presente até os aspectos demográficos e a qualidade de vida local.
Qual alternativa apresenta a classificação climática com o menor índice pluviométrico do país?
Questão 3Escolha uma opção:
a.
Clima árido.
b.
Clima tropical semiárido.
c.
Clima tropical de altitude.
d.
Clima litorâneo úmido.
e.
Clima tropical equatorial.
4 - A variação temporoespacial dos índices térmicos e pluviométricos no Brasil é produto dos aspectos dinâmicos da atmosfera e de seus inúmeros processos físicos, tornando o clima brasileiro complexo e motivo de intenso estudo. Leia as frases a seguir sobre os fatores que contribuem para essa complexidade climática brasileira e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( F ) Entre as principais massas de ar atuantes no Brasil estão a massa tropical continental, a massa equatorial continental, a massa tropical atlântica, a massa equatorial atlântica e a massa polar continental.
( V ) Entre as principais massas de ar atuantes no Brasil estão a massa tropical continental, a massa equatorial continental, a massa tropical atlântica, a massa equatorial atlântica e a massa polar atlântica.
( F ) No Brasil, a média da amplitude térmica anual é maior em regiões de latitude baixa do que em regiões de latitudes altas.
( V ) O acúmulo da umidade na região amazônica acontece, em grande parte, por conta da cadeia andina, que impede o fluxo de massas de ar entre o continente e o Oceano Pacífico.
Assinale a alternativa correta:
Questão 4Escolha uma opção:
a.
F, V, F, V.
b.
No Brasil, são cinco as massas de ar atuantes: a massa tropical continental, a massa equatorial continental, a massa tropical atlântica, a massa equatorial atlântica e a massa polar atlântica. A massa polar continental não atua sobre o continente sul-americano.
​​​​​​​A amplitude térmica anual se refere à diferença entre a maior temperatura registrada no ano e a menor temperatura registrada no ano para uma determinada região. No Brasil, essa amplitude térmica é maior em latitudes altas (nas regiões Sul e Sudeste) por conta de sua sazonalidade mais definida e do maior contraste de irradiação solar em meses de inverno e verão. Em latitudes baixas, como as regiões Norte e Nordeste, a irradiação solar é mais uniforme ao longo do ano, o que pouco corrobora para uma amplitude térmica mais elevada.
Na região amazônica, o acúmulo de umidade se deve à atuação da massa equatorial atlântica, que, ao se deslocar sobre a região de leste a oeste, é impedida de passar para a costa pacífica do continente, por conta do relevo acentuado da cadeia andina. Este estimula a convecção orográfica dessa massa e o seu deslocamento ao sul do continente, regulando chuvas por todo o país nos meses de verão.
c.
V, F, V, V.
d.
F, F, F, V.
e.
V, F, F, V.
5 - A complexidade climática do território brasileiro é colossal. Cada tipo de clima atuante no Brasil pode ser dividido em subtipos, provenientes de diferenças pluviométricas e térmicas.
Considerando o clima tropical equatorial e as suas mesorregiões, assinale a alternativa correta:
Questão 5Escolha uma opção:
a.
No norte da região amazônica, no estado do Amapá, o acúmulo da umidade se apresenta mais exacerbado do que nas demais regiões, tornando essa mesorregião a mais úmida do clima tropical equatorial.
b.
A mesorregião mais seca do clima tropical equatorial se encontra na porção leste da região amazônica, apresentando de quatro a seis meses de seca ao ano.
c.
O clima tropical equatorial, apesar de apresentar índices pluviométricos elevados, não é o clima mais úmido do Brasil, tendo sua pluviometria superada pelo clima tropical de altitude.
d.
A mesorregião mais seca desse clima ocorre na região oeste da Amazônia, apresentando de um a três meses de seca por ano.
e.
A mesorregião mais úmida desse clima ocorre na região oeste da Amazônia, que não apresenta nenhum mês de seca ao longo do ano.