Buscar

“Formas de proteção que desde já há que reconhecer, como um complicador do quadro, que ainda quando tenham sido inventadas entre os séculos XV e XI...

“Formas de proteção que desde já há que reconhecer, como um complicador do quadro, que ainda quando tenham sido inventadas entre os séculos XV e XIX, reaparecem invariavelmente, reapropriadas ou reaproveitadas de uma ou outra forma, em maior ou menor extensão, pelas várias organizações nacionais do welfare, posteriores à Segunda Guerra Mundial. Mas vamos por partes e comecemos pela questão conceptual. Aqui é possível distinguir três posições fundamentais: a primeira, com menor densidade teórica e maior preocupação historiográfica, privilegia a ideia de "proteção social", enquanto tal e isoladamente, e por causa disso isso tende a sublinhar a evolução mais do que as descontinuidades na trajetória que vai das Poor Laws de 1536 a 1601 até o Plano Beveridge. A segunda, bem mais precisa no manejo conceptual, trabalha com a ideia de "políticas sociais”, usa este conceito indiferenciadamente com o de Welfare e vê uma nítida continuidade e evolução destas políticas, pelo menos a partir da legislação securitária alemã. Inscrevem-se aqui tanto a visão clássica de MARSHALL (1964) sobre a evolução em três tempos ? civil, política e social ? da cidadania, quanto o estudo comparativo mais recente de FLORA & HEIDEHEIMER (1983), os quais localizam o início do welfare nos últimos três decênios do século XIX, fenômeno que associam com o nascimento da democracia de massas. Uma terceira posição que aparece defendida em escritos mais recentes (ESPING-ANDERSEN, 1990; MISHRA, 1990; entre outros) sustenta, pelo contrário, a 

existência de uma ruptura qualitativa entre as políticas sociais anteriores à Segunda Guerra Mundial e o que veio a ser, a partir do Plano Beveridge, o welfare state contemporâneo”.



Fonte: FIORI, José Luís. Estado de bem-estar social: padrões e crises. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 129-147, Dec. 1997. Available from . access on 13 Apr.  2020.



Considerando o conteúdo ministrado na disciplina “Gestão estratégica da inovação na gestão pública”, que trata do conceito de Estado de bem-estar social, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta.

I. Em épocas de crise e de desemprego, deverá o Estado de bem-estar social intervir na economia de tal forma que busque a manutenção da renda e do trabalho dos seus cidadãos.

II. O Estado de bem-estar social surge inspirado nos ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Nesse contexto o estado deveria atuar penas na garantia da segurança e da propriedade privada.

III. No Estado de bem-estar social, é dever do governo garantir aos indivíduos o que se chama, no Brasil, de direitos sociais, ou seja, as condições mínimas nas áreas da saúde, educação, habitação, seguridade social, entre outras.

IV. Uma característica do Estado de bem-estar social é a existência de leis trabalhistas que estabeleçam regras nas relações entre empregado e empregador. Exemplo: salário mínimo, jornada diária de trabalho e seguro desemprego.

A. Apenas as afirmativas I e III estão corretas

B. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas

 

C. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas

D. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado discute diferentes posições teóricas sobre a evolução das políticas sociais e do Estado de bem-estar social. Com base nesse conteúdo, podemos analisar as afirmativas apresentadas: I. Em épocas de crise e de desemprego, deverá o Estado de bem-estar social intervir na economia de tal forma que busque a manutenção da renda e do trabalho dos seus cidadãos. - Essa afirmativa está de acordo com a ideia de que o Estado de bem-estar social deve intervir na economia para garantir a proteção social dos cidadãos. Portanto, está correta. II. O Estado de bem-estar social surge inspirado nos ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Nesse contexto o estado deveria atuar penas na garantia da segurança e da propriedade privada. - Essa afirmativa está incorreta, pois não reflete a origem histórica do Estado de bem-estar social, que surgiu no século XX como uma resposta às crises econômicas e sociais do período. III. No Estado de bem-estar social, é dever do governo garantir aos indivíduos o que se chama, no Brasil, de direitos sociais, ou seja, as condições mínimas nas áreas da saúde, educação, habitação, seguridade social, entre outras. - Essa afirmativa está correta, pois a garantia dos direitos sociais é uma das principais características do Estado de bem-estar social. IV. Uma característica do Estado de bem-estar social é a existência de leis trabalhistas que estabeleçam regras nas relações entre empregado e empregador. Exemplo: salário mínimo, jornada diária de trabalho e seguro desemprego. - Essa afirmativa está correta, pois a proteção social dos trabalhadores é uma das principais preocupações do Estado de bem-estar social. Portanto, a alternativa correta é a letra C: Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina