Buscar

23 (CEV URCA - 2021) Entre as orientações do Ministério da Saúde dirigidas ao combate à Leishmaniose Visceral está o controle do reservatório anima...

23 (CEV URCA - 2021) Entre as orientações do Ministério da Saúde dirigidas ao combate à Leishmaniose Visceral está o controle do reservatório animal por meio da eutanásia de cães. Sobre esta prática, assinale a alternativa CORRETA:
A) A eutanásia canina é recomendada a 75% da população de animais diagnosticados como sororreagentes e/ou com parasitológico positivo.
B) Os procedimentos de eutanásia são de exclusiva responsabilidade do médico veterinário, que dependendo da necessidade, pode delegar esta prática a terceiros, que realizarão sob sua supervisão. Na localidade ou município onde não existir médico veterinário, a responsabilidade será da autoridade sanitária local.
C) Como métodos de eutanásia não são recomendados barbitúricos, mas sim, anestésicos inaláveis, dióxido de carbono - CO2, cloreto de potássio - KCl e monóxido de carbono - CO, sendo que, para este último, se faz necessário uso de anestesia geral prévia.
D) Os procedimentos de eutanásia, se mal empregados, estão sujeitos à legislação federal ou estadual de crimes contra a saúde pública.
E) Os animais deverão ser submetidos à eutanásia em ambiente adequado e tranquilo e longe de outros animais e de seus alojamentos. Os cadáveres de animais submetidos à eutanásia deverão ser considerados como resíduos de serviços de saúde e sobre o destino, deverá obedecer à legislação sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, não podendo ser destinados a valas comuns de aterros sanitários, necessitando de local específico para destino no interior das Unidades de Vigilância de Zoonoses - UVZ.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÃO (1)
7 pág.

Anestesiologia Veterinária Universidade Federal do CaririUniversidade Federal do Cariri

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A prática da eutanásia de cães como forma de controle do reservatório animal para combate à Leishmaniose Visceral é um tema delicado e regulamentado. Vamos analisar as alternativas: A) A eutanásia canina é recomendada a 75% da população de animais diagnosticados como sororreagentes e/ou com parasitológico positivo. - Esta afirmação não condiz com as recomendações do Ministério da Saúde, que não estabelece uma porcentagem específica para eutanásia. B) Os procedimentos de eutanásia são de exclusiva responsabilidade do médico veterinário, que dependendo da necessidade, pode delegar esta prática a terceiros, que realizarão sob sua supervisão. Na localidade ou município onde não existir médico veterinário, a responsabilidade será da autoridade sanitária local. - Esta afirmação está correta, pois destaca a responsabilidade do médico veterinário e a possibilidade de delegação sob supervisão. C) Como métodos de eutanásia não são recomendados barbitúricos, mas sim, anestésicos inaláveis, dióxido de carbono - CO2, cloreto de potássio - KCl e monóxido de carbono - CO, sendo que, para este último, se faz necessário uso de anestesia geral prévia. - Esta afirmação está incorreta, pois o monóxido de carbono não é recomendado como método de eutanásia. D) Os procedimentos de eutanásia, se mal empregados, estão sujeitos à legislação federal ou estadual de crimes contra a saúde pública. - Esta afirmação está correta, pois a eutanásia deve ser realizada de acordo com as normas e regulamentações vigentes. E) Os animais deverão ser submetidos à eutanásia em ambiente adequado e tranquilo e longe de outros animais e de seus alojamentos. Os cadáveres de animais submetidos à eutanásia deverão ser considerados como resíduos de serviços de saúde e sobre o destino, deverá obedecer à legislação sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, não podendo ser destinados a valas comuns de aterros sanitários, necessitando de local específico para destino no interior das Unidades de Vigilância de Zoonoses - UVZ. - Esta afirmação está correta, destacando a importância do manejo adequado dos animais e cadáveres. Portanto, a alternativa correta é: B) Os procedimentos de eutanásia são de exclusiva responsabilidade do médico veterinário, que dependendo da necessidade, pode delegar esta prática a terceiros, que realizarão sob sua supervisão. Na localidade ou município onde não existir médico veterinário, a responsabilidade será da autoridade sanitária local.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina