Buscar

Ante do ponto de vista do fornecimento de suprimentos para todos os indivíduos e também aos impactos ambientais associados. Desta forma, com relaçã...

Ante do ponto de vista do fornecimento de suprimentos para todos os indivíduos e também aos impactos ambientais associados. Desta forma, com relação às diferenças entre o nomadismo e sedentarismo, analise as sentenças a seguir:
I- O sedentarismo foi a alternativa mais eficaz para a transformação da sociedade moderna, assim como do ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
II- Na época dos povos nômades, a regeneração dos recursos naturais era mais lenta, em função da exploração ser local e mais intensa.
III- Ao estabelecermos cidades e aglomerados urbanos no período sedentário, provocamos transformações profundas e quase irreversíveis no meio ambiente e ecossistemas naturais.
IV- O sedentarismo sempre teve como premissa a questão social, econômica e ambiental.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Essa pergunta também está no material:

Ciclos Econômicos e Ambientais
5 pág.

Sociedade e Meio Ambiente UniasselviUniasselvi

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I- O sedentarismo foi a alternativa mais eficaz para a transformação da sociedade moderna, assim como do ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável. Falso, o sedentarismo não é necessariamente mais eficaz para a busca do desenvolvimento sustentável, pois a concentração urbana e industrialização associadas ao sedentarismo podem trazer impactos ambientais significativos. II- Na época dos povos nômades, a regeneração dos recursos naturais era mais lenta, em função da exploração ser local e mais intensa. Falso, os povos nômades geralmente tinham práticas mais sustentáveis de uso dos recursos naturais, pois se deslocavam em busca de novas fontes de alimento e recursos, permitindo a regeneração dos locais explorados. III- Ao estabelecermos cidades e aglomerados urbanos no período sedentário, provocamos transformações profundas e quase irreversíveis no meio ambiente e ecossistemas naturais. Verdadeiro, a urbanização associada ao sedentarismo tem impactos profundos no meio ambiente, como desmatamento, poluição, perda de biodiversidade, entre outros. IV- O sedentarismo sempre teve como premissa a questão social, econômica e ambiental. Falso, o sedentarismo não é uma prática que necessariamente considera todas essas premissas, podendo gerar desigualdades sociais, impactos econômicos negativos e degradação ambiental. Portanto, a única afirmativa correta é a III. Sendo assim, a alternativa correta é: B Somente a sentença III está correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina