Buscar

Se o interessado perde o prazo para interpor um recurso administrativo em um processo de licitação (recurso incidental), ocorre a prescrição. V, F,...

Se o interessado perde o prazo para interpor um recurso administrativo em um processo de licitação (recurso incidental), ocorre a prescrição.
V, F, F, F, F.
a. A responsabilidade civil extracontratual do Estado por atos lícitos ocorrerá quando expressamente prevista em lei ou a conduta estatal cause sacrifício desproporcional ao particular.
b. A responsabilidade civil das pessoas jurídicas privadas prestadoras de serviços públicos será subjetiva, quando o dano for causado a terceiro não usuário do serviço.
c. O sistema jurídico brasileiro não admite a responsabilização civil do Estado pela prática de ato jurisdicional.
d. A responsabilidade civil do Estado por danos de natureza contratual é da modalidade objetiva, baseada na teoria do risco administrativo.
e. Segundo o Superior Tribunal de Justiça, o notário responde exclusivamente pelos danos que, no exercício da função pública, causem a terceiros.

Essa pergunta também está no material:

Responsabilidade Civil do Estado
5 pág.

Responsabilidade Civil AnhangueraAnhanguera

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando cada afirmação em relação à prescrição no contexto de perda de prazo para interpor recurso administrativo em processo de licitação: a. A responsabilidade civil extracontratual do Estado por atos lícitos ocorrerá quando expressamente prevista em lei ou a conduta estatal cause sacrifício desproporcional ao particular. - Verdadeiro (V). A responsabilidade civil do Estado por atos lícitos pode ocorrer em situações específicas previstas em lei ou quando a conduta estatal cause um sacrifício desproporcional ao particular. b. A responsabilidade civil das pessoas jurídicas privadas prestadoras de serviços públicos será subjetiva, quando o dano for causado a terceiro não usuário do serviço. - Falso (F). A responsabilidade civil das pessoas jurídicas privadas prestadoras de serviços públicos costuma ser objetiva, independentemente do usuário do serviço, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. c. O sistema jurídico brasileiro não admite a responsabilização civil do Estado pela prática de ato jurisdicional. - Falso (F). O Estado pode ser responsabilizado civilmente por atos jurisdicionais, desde que configurada conduta ilícita, excesso de poder ou erro judiciário. d. A responsabilidade civil do Estado por danos de natureza contratual é da modalidade objetiva, baseada na teoria do risco administrativo. - Verdadeiro (V). A responsabilidade civil do Estado por danos de natureza contratual costuma ser objetiva, baseada na teoria do risco administrativo, que considera a atividade estatal como fonte de risco para os administrados. e. Segundo o Superior Tribunal de Justiça, o notário responde exclusivamente pelos danos que, no exercício da função pública, causem a terceiros. - Falso (F). O notário pode ser responsabilizado não apenas por danos causados a terceiros, mas também por danos causados às partes envolvidas nos atos notariais. Portanto, a sequência correta é: V, F, F, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: a) V, F, F, V, F.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina