Buscar

O Período Regencial, iniciado com a abdicação de D. Pedro I (1831) e encerrado com a aprovação da maioridade de D. Pedro II (1840), caracterizou-se...

O Período Regencial, iniciado com a abdicação de D. Pedro I (1831) e encerrado com a aprovação da maioridade de D. Pedro II (1840), caracterizou-se pela:
a) normalidade democrática, superadas as várias revoltas ocorridas contra o autoritarismo de D. Pedro I;
b) instabilidade política, gerada por revoltas ocorridas nas províncias, que reivindicavam maior autonomia;
c) proclamação de uma República Provisória, com a eleição direta dos Regentes para um mandato de quatro anos;
d) revogação da Constituição de 1824, de caráter autoritário, e convocação de uma nova Assembleia Constituinte no Brasil;
e) elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves pois, com a morte de D. João VI, D. Pedro I herdou o trono de Portugal de seu pai.
a) Este ato significou a diminuição das atribuições de D. Pedro II, e uma tentativa de solucionar a crise social e econômica que atingia as províncias do norte do país.
b) A proposta da antecipação da maioridade do imperador foi apresentada pelos liberais para solucionar a crise política vivida pelo país.
c) O golpe da maioridade foi uma manobra dos conservadores para antecipar a maioridade de D. Pedro, o qual assume o poder aos 17 anos.
d) O golpe da maioridade ocorre no momento em que os problemas sociais que marcaram o período regencial: fome, seca e estagnação das culturas tradicionais tinham sido totalmente superados.
e) A medida foi apresentada no momento em que a revoltas regenciais foram reprimidas pelos governos locais com ajuda do governo central.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação de História
19 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) normalidade democrática, superadas as várias revoltas ocorridas contra o autoritarismo de D. Pedro I; - Falso. O Período Regencial foi marcado por instabilidade política e várias revoltas, não por normalidade democrática. b) instabilidade política, gerada por revoltas ocorridas nas províncias, que reivindicavam maior autonomia; - Verdadeiro. Durante o Período Regencial, houve muita instabilidade política devido às revoltas provinciais em busca de maior autonomia. c) proclamação de uma República Provisória, com a eleição direta dos Regentes para um mandato de quatro anos; - Falso. Não houve proclamação de uma República Provisória durante o Período Regencial. d) revogação da Constituição de 1824, de caráter autoritário, e convocação de uma nova Assembleia Constituinte no Brasil; - Falso. A Constituição de 1824 não foi revogada durante o Período Regencial. e) elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves pois, com a morte de D. João VI, D. Pedro I herdou o trono de Portugal de seu pai. - Falso. A elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves ocorreu antes do Período Regencial, com a independência do Brasil. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: b) instabilidade política, gerada por revoltas ocorridas nas províncias, que reivindicavam maior autonomia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina