Buscar

Leia o texto a seguir: Acima dos interesses materiais prevalece a finalidade última, a salvação da alma. Antes de encontrar satisfação para os s...

Leia o texto a seguir:

Acima dos interesses materiais prevalece a finalidade última, a salvação da alma. Antes de encontrar satisfação para os seus anseios terrenos, deve o cristão estar em paz com Deus, e assim também com os seus irmãos de fé. Mas esta finalidade – a salvação da alma – não pertence só a Igreja, mas ao próprio Direito Canônico, o qual constitui, por sua vez, o conjunto de normas jurídicas, de origem divina e humana (mas sempre de inspiração divina), reconhecidas ou promulgadas por autoridade da Igreja Católica, que determina a sua organização e atuação e a de seus fiéis, em relação aos fins que lhes são próprios. Estes preceitos, bem como as primeiras regras que os instituíram, dirigiam-se, no início, aos catecúmenos e professos, refugiados no interior das catacumbas; mas depois, com o engrandecimento do cristianismo e a sua gradativa expansão, a todos os seguidores da palavra da Igreja.

Fonte: AZEVEDO, L. C. Introdução à história do direito. 2ª ed. São Paulo: RT, 2017, p.108.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

I. Durante muito tempo a Igreja produziu uma grande quantidade de normas, pois os servos, integrantes da camada mais baixa da sociedade medieval, viam esperanças de uma vida melhor a partir da visão dos dogmas da Igreja Católica.

II. Um dos principais legados deixados pelo Direito Canônico foi a racionalização e formalização do Direito, a reorganização da vida jurídica das sociedades, bem como a formação dos primeiros juristas profissionais.

III. O Corpus Iuris Canonici foi uma grande construção do Direito Canônico. Trata-se de uma coletânea das normas da Igreja editadas até 1582 e que influenciou profundamente o Direito Romano especialmente no lado oriental do Império.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

I, apenas.

I, II e III.

II e III, apenas.

Respostas

4 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. Durante muito tempo a Igreja produziu uma grande quantidade de normas, pois os servos, integrantes da camada mais baixa da sociedade medieval, viam esperanças de uma vida melhor a partir da visão dos dogmas da Igreja Católica. Essa afirmativa está incorreta, pois não há menção no texto sobre a produção de normas da Igreja para atender às esperanças dos servos. II. Um dos principais legados deixados pelo Direito Canônico foi a racionalização e formalização do Direito, a reorganização da vida jurídica das sociedades, bem como a formação dos primeiros juristas profissionais. Essa afirmativa está incorreta, pois o texto não menciona a formação de juristas profissionais como um legado do Direito Canônico. III. O Corpus Iuris Canonici foi uma grande construção do Direito Canônico. Trata-se de uma coletânea das normas da Igreja editadas até 1582 e que influenciou profundamente o Direito Romano especialmente no lado oriental do Império. Essa afirmativa está incorreta, pois o Corpus Iuris Canonici não é mencionado no texto. Portanto, nenhuma das afirmativas está correta. A alternativa correta seria: nenhuma das alternativas.

0
Dislike1

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina