Buscar

O dimensionamento das vigas de concreto armado se resume na determinação das áreas de aço necessárias para resistir aos esforços atuantes. De modo ...

O dimensionamento das vigas de concreto armado se resume na determinação das áreas de aço necessárias para resistir aos esforços atuantes. De modo geral, as vigas possuem dois tipos de armaduras: as longitudinais e as transversais. A respeito das armaduras transversais é incorreto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



Os modelos de cálculo dos estribos recomendados na NBR 6118 servem para correção dos erros presentes na analogia da treliça.


As armaduras transversais são comumente chamadas de estribos, são responsáveis por suportar os esforços cortantes da viga e, por isso, devem ser posicionadas na vertical.


A diferença entre o modelo de cálculo I e o II, presentes na norma, resume-se à inclinação da biela e a determinação da parcela da cortante suportada pelo concreto.


Para o dimensionamento dos estribos utilizamos a analogia de treliça idealizada por Ritter e Morsch.


A consideração do comportamento similar a uma treliça, só é possível devido à fissuração sofrida pela viga de concreto armado.

Respostas

14 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: - Os modelos de cálculo dos estribos recomendados na NBR 6118 servem para correção dos erros presentes na analogia da treliça. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os modelos de cálculo dos estribos são baseados na analogia da treliça, que é uma simplificação do comportamento real da viga, e a NBR 6118 apresenta modelos de cálculo que corrigem os erros dessa simplificação. - As armaduras transversais são comumente chamadas de estribos, são responsáveis por suportar os esforços cortantes da viga e, por isso, devem ser posicionadas na vertical. Falso, essa afirmativa está incorreta, pois os estribos devem ser posicionados na horizontal, envolvendo a viga, para suportar os esforços cortantes. - A diferença entre o modelo de cálculo I e o II, presentes na norma, resume-se à inclinação da biela e a determinação da parcela da cortante suportada pelo concreto. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a diferença entre os modelos de cálculo I e II da NBR 6118 está na forma como a biela é inclinada e na parcela da cortante que é suportada pelo concreto. - Para o dimensionamento dos estribos utilizamos a analogia de treliça idealizada por Ritter e Morsch. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a analogia de treliça é utilizada para o dimensionamento dos estribos, como mencionado anteriormente. - A consideração do comportamento similar a uma treliça, só é possível devido à fissuração sofrida pela viga de concreto armado. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a fissuração da viga de concreto armado permite que a viga se comporte de forma semelhante a uma treliça, o que é utilizado na analogia de treliça para o dimensionamento dos estribos. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: a) 1, 3, 4 e 5.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina