Buscar

Questão 10/10 - Fundamentos de Antropologia A4 - O antropólogo Claude Lévi-Strauss foi um dos precursores dos estudos de parentesco, no qual há uma...

Questão 10/10 - Fundamentos de Antropologia
A4 - O antropólogo Claude Lévi-Strauss foi um dos precursores dos estudos de parentesco, no qual há uma forte vinculação a construção dessas relações e papéis sociais atribuídos ao sexo. Na teoria de Lévi-Strauss algumas interpretações identificam a correlação entre família e parentesco, já que esta é o núcleo de parentesco. Segundo Lévi-Strauss o núcleo de parentesco é constituído por duas relações: Aliança (casamento homem-mulher) e consanguinidade (relação de filiação). Algumas décadas depois o antropólogo David Schneider faz críticas contundentes às teorias de parentesco. Em relação a posição de David Schneider assinale V para verdadeiro e F para falso
(_) a grande importância dada às diferenças de gênero seriam mais relacionadas com uma distinção existente em nossa sociedade do que nas demais.
(_) os estudos de parentesco quase sempre deixam de lado os laços sociais existentes, como o afeto entre mãe-filho, pai e filhos, irmãos.
(_) as relações existentes nos estudos de parentesco são mediadas pelas noções da sociedade ocidental.
(_) Lévi-Strauss daria muita ênfase a relação existente entre parentesco e reprodução, deixando de lado outras configurações possíveis.
(_) os modelos de parentesco aparecem como uma esfera isolada da sociedade
A V-F-V-V-F
B V-V-V-V-V
C V-V-V-F-F
D F-F-V-V-F