Buscar

Até 2019, o Brasil registrava um déficit habitacional de 5,8 milhões de moradias, classificadas entre domicílios precários, de coabitação e com um ...

Até 2019, o Brasil registrava um déficit habitacional de 5,8 milhões de moradias, classificadas entre domicílios precários, de coabitação e com um aluguel elevado, segundo levantamento da Fundação João Pinheiro. Assim, com o aumento do desemprego, a alta dos alimentos e a diminuição no valor do auxílio emergencial em 2021, diversas famílias perderam suas moradias e passaram a viver nas ruas ou ocupações – seja de terrenos ou prédios que não cumprem a função social.

'Diante disso, temos um quadro em que milhares de famílias precisam e não tem habitação para morar, pessoas que precisam de um teto e não são assistidas, tentam pagar o aluguel, mas não há renda. Por outro lado, temos terrenos que não cumprem sua função social, muitos servindo para especulação, sem que haja ações de governos para desapropriação para fins sociais ou para formação de banco de terras que possam ser destinados a projetos de habitação social', argumenta a geógrafa Sharon Dias". 

Fonte: LIMA, Mariana. Direito à moradia: quais foram os impactos da pandemia de covid-19 na habitação? Politize! 15 Jun 2021 (adaptado). Disponível em: https://www.politize.com.br/direito-a-moradia-e-pandemia-covid-19/ Acesso em: 28 Ago. 2021.


Com base no trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A falta de moradias e o déficit habitacional é um dos graves problemas sociais no Brasil que revelam a falta de acesso a direitos básicos e fundamentais à sobrevivência.

PORQUE

II. Faltam políticas públicas que reconheçam a função social de terrenos e imóveis vagos, muitos dos quais servem à especulação imobiliária, o que explica, em grande medida, a relação entre o déficit habitacional e o número de domicílios e terrenos vagos. 


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d) As asserções I e II são proposições falsas.

e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Respostas

68 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta da I. Portanto, a opção correta é a letra b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina