Buscar

O câncer de mama é uma doença rara no homem, representando menos de 1% de todos os cânceres de mama e menos de 1% de todos os tumores masculinos. A...

O câncer de mama é uma doença rara no homem, representando menos de 1% de todos os cânceres de mama e menos de 1% de todos os tumores masculinos. A sua incidência tem aumentado nos últimos anos. Por ser rara, sabe-se pouco sobre a sua etiologia. No entanto, há relatos de fatores hormonais, ambientais e genéticos estarem envolvidos na sua patogênese. Cerca de 90% dos casos é do tipo carcinoma ductal invasivo e apresentam receptores hormonais. Essa informação é um trecho do artigo intitulado: Câncer de Com base nessas informações assinale a alternativa correta:

A) Fatores Hormonais podem ser exemplificados como excesso de estrogênio podem ter origem endógena quantidade de testosterona.
B) Fatores Genéticos podem ser exemplificados como Síndrome de Klinefelter e mutações no genes APC.
C) Fatores genéticos de característica multifatorial como o consumo superior a 10 g/dia de álcool aumenta em 16% o risco de câncer de mama masculino, considerando sua predisposição genética relacionada a mutação neste gene.
D) Fatores ambientais como a exposição profissional a altas temperaturas, gasolina, trabalhadores em químicas (sabão e perfumes) e empresas de fumo são fatores de risco para desenvolvimento dessa neoplasia induzida por outras mutações.
E) A obesidade é considerada a causa mais comum de fator genético.

Essa pergunta também está no material:

Genética: Doenças e Neoplasias
17 pág.

Genética Humana Faculdades Integradas Aparício CarvalhoFaculdades Integradas Aparício Carvalho

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) Fatores Hormonais podem ser exemplificados como excesso de estrogênio podem ter origem endógena quantidade de testosterona. - Esta afirmação está incorreta, pois o excesso de estrogênio não está relacionado à quantidade de testosterona. B) Fatores Genéticos podem ser exemplificados como Síndrome de Klinefelter e mutações no genes APC. - Esta afirmação está correta, pois a Síndrome de Klinefelter e mutações no gene APC estão associadas ao câncer de mama masculino. C) Fatores genéticos de característica multifatorial como o consumo superior a 10 g/dia de álcool aumenta em 16% o risco de câncer de mama masculino, considerando sua predisposição genética relacionada a mutação neste gene. - Esta afirmação está incorreta, pois o consumo de álcool não é um fator genético multifatorial para o câncer de mama masculino. D) Fatores ambientais como a exposição profissional a altas temperaturas, gasolina, trabalhadores em químicas (sabão e perfumes) e empresas de fumo são fatores de risco para desenvolvimento dessa neoplasia induzida por outras mutações. - Esta afirmação está incorreta, pois esses fatores ambientais não são considerados como causas diretas do câncer de mama masculino. E) A obesidade é considerada a causa mais comum de fator genético. - Esta afirmação está incorreta, pois a obesidade não é considerada um fator genético, mas sim um fator de risco ambiental para o câncer de mama. Portanto, a alternativa correta é a B) Fatores Genéticos podem ser exemplificados como Síndrome de Klinefelter e mutações no genes APC.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina