Buscar

Apropriação por interesse social para fins de reforma agrária é exclusiva da União. São requisitos para o cumprimento da função social da proprieda...

Apropriação por interesse social para fins de reforma agrária é exclusiva da União. São requisitos para o cumprimento da função social da propriedade rural o aproveitamento racional e adequado, a utilização dos recursos naturais disponíveis, a observância das regras de relação de trabalho e a exploração que favoreça o bem-estar do proprietário e dos trabalhadores. A indenização ocorre em Títulos da Dívida Pública resgatáveis em até 10 anos.

a) Em ação expropriatória, os juros compensatórios devem ser fixados à luz do princípio da retroatividade, ou seja, deve ser aplicado o índice vigente ao tempo da sentença que julga a desapropriação.
b) Os juros moratórios, seja na desapropriação direta, seja na indireta, contam-se desde a imissão na posse.
c) É irrelevante o fato de o imóvel ser ou não produtivo para a fixação dos juros compensatórios na desapropriação, pois estes são devidos em razão da perda antecipada da posse, que implica a diminuição da garantia da prévia indenização estipulada na Constituição Federal.
d) Na atualidade, a taxa de juros compensatórios aplicável às desapropriações é de 6% ao ano.

Essa pergunta também está no material:

Avaliando aprendizado de Direito  Administrativo II  condensado (1)
68 pág.

Direito Administrativo II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Em ação expropriatória, os juros compensatórios devem ser fixados à luz do princípio da retroatividade, ou seja, deve ser aplicado o índice vigente ao tempo da sentença que julga a desapropriação. - ERRADO. Os juros compensatórios devem ser fixados à luz do princípio da antecipação, ou seja, devem ser aplicados a partir da imissão na posse. b) Os juros moratórios, seja na desapropriação direta, seja na indireta, contam-se desde a imissão na posse. - CORRETO. Os juros moratórios contam-se desde a imissão na posse. c) É irrelevante o fato de o imóvel ser ou não produtivo para a fixação dos juros compensatórios na desapropriação, pois estes são devidos em razão da perda antecipada da posse, que implica a diminuição da garantia da prévia indenização estipulada na Constituição Federal. - ERRADO. O fato de o imóvel ser produtivo ou não é relevante para a fixação dos juros compensatórios na desapropriação. d) Na atualidade, a taxa de juros compensatórios aplicável às desapropriações é de 6% ao ano. - ERRADO. A taxa de juros compensatórios aplicável às desapropriações é definida caso a caso, não havendo uma taxa fixa. Portanto, a alternativa correta é a letra b) Os juros moratórios, seja na desapropriação direta, seja na indireta, contam-se desde a imissão na posse.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina