Buscar

Assinale a opção correta a respeito das cortes internacionais e dos sistemas de solução de controvérsias entre Estados: Devido ao princípio consti...

Assinale a opção correta a respeito das cortes internacionais e dos sistemas de solução de controvérsias entre Estados:


Devido ao princípio constitucional de não intervenção, o Brasil não reconhece a jurisdição do Tribunal Penal Internacional, que prevê a entrega de nacionais para julgamento perante essa corte. O Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL é uma instância regional criada pelos Estados-membros do MERCOSUL para resolver disputas no âmbito do bloco. Ele não está subordinado ao Órgão de Apelação da OMC. A relação entre o sistema de solução de controvérsias do MERCOSUL e o sistema da OMC é independente, e não há hierarquia entre eles. A disputa mencionada não é relevante para determinar a relação entre esses dois sistemas.



A Corte Internacional de Justiça de Haia, como verdadeira corte mundial, é dotada de jurisdição obrigatória, de modo que todos os membros da ONU, se acionados em um caso concreto por outro membro, não se podem furtar ao julgamento daquela entidade.



Como órgão de instância regional, O Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL está subordinado ao órgão de Apelação da OMC, como pôde ser verificado na disputa “Argentina-Medidas antidumping às importações de frangos do Brasil”.



O órgão de Apelação da OMC foi estabelecido na década passada pelo Acordo de Marrakech, que criou aquela organização. O sistema de solução de controvérsias do antigo GATT possuía apenas uma etapa de painéis, de cujas decisões não cabia recurso.



Indivíduos e empresas podem acionar diretamente os tribunais arbitrais ad-hoc do MERCOSUL, mas não o seu Tribunal Permanente de Revisão.

Respostas

23 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL é uma instância regional criada pelos Estados-membros do MERCOSUL para resolver disputas no âmbito do bloco. Ele não está subordinado ao Órgão de Apelação da OMC. A relação entre o sistema de solução de controvérsias do MERCOSUL e o sistema da OMC é independente, e não há hierarquia entre eles. A disputa mencionada não é relevante para determinar a relação entre esses dois sistemas."

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina