Buscar

“A comunicação faz parte dos processos de mobilização dos movimentos sociais populares em toda a história e em conformidade com a capacidade de org...

“A comunicação faz parte dos processos de mobilização dos movimentos sociais populares em toda a história e em conformidade com a capacidade de organização e com os recursos disponíveis em cada época. O Fórum Social Mundial, por exemplo, adquiriu grandes proporções porque soube usar a internet como canal de comunicação. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST), passou de pequenos boletins informativos ao uso de revistas e ao papel de protagonista de uma agência de notícias, a Brasil de Fato. Enfim, os movimentos populares se adequam às condições dadas para poderem se comunicar. No Brasil, estes sempre usaram meios próprios de comunicação conhecidos como populares, comunitários, participativos ou alternativos. O fazem, por um lado, pela necessidade de falarem a seus públicos específicos e, por outro, devido o cerceamento à sua liberdade de expressão por parte do Sistema Nacional de Comunicação. Do panfleto ao jornalzinho e dele ao blog e ao website na internet, do megafone ao alto-falante e dele à rádio comunitária, do slide ao vídeo e dele à TV Livre e ao Canal Comunitário da televisão a cabo, são evidências do exercício concreto do direito à comunicação como mecanismo facilitador das lutas pela conquista ou ampliação dos direitos de cidadania, incluindo o de comunicar. (PERUZZO, 2013, p.166) (Rota 6, Tema 4, p. 12).



 



Considerando o trecho do texto acima avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 


I. A comunicação é apenas instrumento para dar publicidade às atividades dos movimentos sociais, procurando disputar as versões sobre a realidade como apresentam a mídia privada-comercial.


Porque


II. Para os movimentos sociais, é também uma estratégia política de afronta ao próprio modelo de comunicação, que, em geral, não garante um espaço público verdadeiramente democrático.

AAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

BAs asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

CA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

DA asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

EAs asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

53 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. O texto apresenta a comunicação como um instrumento importante para os movimentos sociais, mas também como uma estratégia política de afronta ao modelo de comunicação que não garante um espaço público verdadeiramente democrático. As asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina