Buscar

Desde o início do século XX, pesquisas e informações têm desmentindo a ideia de que a escola obrigatória e gratuita viera para transformar a humani...

Desde o início do século XX, pesquisas e informações têm desmentindo a ideia de que a escola obrigatória e gratuita viera para transformar a humanidade a fim de redimi-la da ignorância e da opressão. O que se mostra é que a escola não cumpriu seu papel, e que a posse do alfabeto, da constituição, da imprensa, da ciência e da moralidade não havia livrado os homens da tirania, da desigualdade social e da exploração.

A ambiguidade imposta por esse problema trouxe argumentos de diferentes naturezas sobre os fatores que constituem o fracasso escolar. Entre as principais alegações são a de que a culpa é dos estudantes e das suas famílias: desinteresse, pouco repertório, pobreza, carência afetiva, indisciplina, desestruturação familiar, entre outros. Estranha-se esse discurso ser um fenômeno mais presente nas famílias de negros ou indígenas e entre moradores das regiões mais pobres e mais afastadas.

​​​​​​​

Sobre essa alegação, podemos afirmar que:

A. 

por ser um discurso extremamente falso, crianças e adolescentes deveriam encontrar escolas tradicionais para recebê-los, mas levando em conta eventuais dificuldades relacionadas às suas características e condições de vida como dados para amenizar o ensino, e não gerar trabalho educacional.

B. 

ainda que seja um discurso com viés social verdadeiro, crianças e adolescentes deveriam ingressar em escolas planejadas para recebê-los, levando em conta eventuais dificuldades relacionadas às suas características e condições de vida como dados da realidade, e não como obstáculos ao trabalho educacional.

C. 

por ser um discurso com viés social verdadeiro, crianças e adolescentes deveriam ingressar em escolas de educação especial, levando em conta eventuais dificuldades relacionadas às suas características e condições de vida como dados da realidade, com um plano de atendimento educacional especializado.

D. 

por ser um discurso verdadeiro, famílias de crianças e adolescentes deveriam ingressar em um projeto de elevação de renda ou de terapia familiar, considerando eventuais dificuldades relacionadas às características e condições de vida, pois a carência e os conflitos são obstáculos ao ingresso educacional.

E. 

por ser um discurso verdadeiro, os estudantes precisam entender que o professor não tem como ensinar todo mundo ao mesmo tempo, e deixar de atender com qualidade ao aluno dedicado, assíduo e merecedor de estar na escola para dedicar atenção especial aos diferentes, atrasados, pobres e desobedientes.


Respostas

11 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: ainda que seja um discurso com viés social verdadeiro, crianças e adolescentes deveriam ingressar em escolas planejadas para recebê-los, levando em conta eventuais dificuldades relacionadas às suas características e condições de vida como dados da realidade, e não como obstáculos ao trabalho educacional.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina