Buscar

Aspectos Jurídicos da Atuação Policial AVALIACAO FINAL

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Considerando a notícia de que uma equipe policial tenha praticado o crime de tortura, julgue os itens a seguir, marcando “C” para as afirmações CORRETAS e “E” para as alternativas “ERRADAS”:Texto da questão
· O crime de tortura se consuma com a provocação do sofrimento físico ou mental, independentemente da finalidade visada pela equipe.
· Na tortura-castigo é importante que fique evidenciado o intenso sofrimento físico ou mental causado na vítima. Assim, o investigador tem que apurar o grau da intensidade. Caso contrário, fica configura o crime de maus tratos.
· Aquele que se omite em face da tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, responde penalmente pela omissão, na forma da Lei 9.455/1997.
· Doutrina e Jurisprudência majoritárias entendem que na Lei de Tortura a perda do cargo é automática com a condenação, dispensada a fundamentação na sentença. Contudo, a perda do cargo não é perpétua, podendo o agente, quando cumprir a pena, com prazo de reabilitação, prestar novo concurso.
· Não se aplica a Lei de Tortura quando a conduta não tenha sido cometida em território nacional, mesmo que a vítima seja brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.
O resultado é:
Escolha uma opção:
a. E – C – C – C – E
b. C – E – C – E – C
c. C – C – C – C – E 
Parabéns! você acertou.
d. C – C – E – C – C
Sua resposta está correta.Feedback
A resposta correta é: C – C – C – C – E
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Com relação aos conceitos sobre Ordem Pública e à Segurança Pública, assinale a alternativa correta:Texto da questão
Escolha uma opção:
a. Existe ordem pública, e, consequentemente, segurança pública, quando, por exemplo, no dia-a-dia o cidadão tem a liberdade para ocupar espaços públicos, transitar nas ruas a qualquer hora, sem sofrer qualquer tipo de prejuízo, violação ou dano (ex.: furto, roubo, sequestro, lesão corporal, homicídio etc.).
b. A situação de tranquilidade e normalidade que o Estado assegura – ou deve assegurar – às instituições e a todos os membros da sociedade, consoante às normas jurídicas legalmente estabelecidas [...] abrange e protege também os direitos individuais e a conduta lícita de todo o cidadão, para coexistência pacífica de toda a comunidade.
c. Todas as alternativas estão corretas. 
Parabéns! você acertou.
d. A segurança pública é resultado de um conjunto de ações dos órgãos especializados do Estado, precedido por escolhas feitas pela sociedade e reguladas por normas jurídicas (leis), tudo com a finalidade de garantir a ordem pública, sendo esta objeto daquela. É neste ponto em que nós, profissionais de segurança pública, devemos amparar nossas ações.
e. Em linhas gerais, a segurança pública é causa da ordem pública, que se traduz em um estado antidelitual, livre, portanto, da violação dos bens e valores mais importantes para a coletividade (vida, integridade física, liberdade, patrimônio, etc.) e, por isso, tutelados pelas leis, que regulam o comportamento de todos.
Sua resposta está correta.Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Associe corretamente:Texto da questão
I – Competência.
II – Forma.
III – Motivo.
IV – Objeto.
V – Finalidade.
	Cuida-se da exteriorização da manifestação de vontade ou do comportamento. Em regra, é por escrito, salvo quando a lei autorizar de outra forma.
	Escolher...CompetênciaFormaObjetoFinalidadeMotivo 
	É o bem jurídico objetivado pelo comportamento do agente público (ex.: proteção de um bem da vida).
	Escolher...CompetênciaFormaObjetoFinalidadeMotivo 
	Trata-se da capacidade do agente público de praticar o ato, conforme definido em legislação. Não havendo lei conferindo essa capacidade, o ato praticado é passível de nulidade.
	Escolher...CompetênciaFormaObjetoFinalidadeMotivo 
	Para que o ato seja aperfeiçoado exige-se a exposição/demonstração dos fundamentos de fato (acontecimentos do dia-a-dia) e de direito (conforme previsto na ordem jurídica).
	Escolher...CompetênciaFormaObjetoFinalidadeMotivo 
	Trata-se do conteúdo do ato, ou seja, aquilo sobre o que o comportamento dispõe (ex.: fiscalização, proteção de pessoas e bens).
	Escolher...CompetênciaFormaObjetoFinalidadeMotivo 
Sua resposta está incorreta.Feedback
A resposta correta é: Cuida-se da exteriorização da manifestação de vontade ou do comportamento. Em regra, é por escrito, salvo quando a lei autorizar de outra forma. → Forma, É o bem jurídico objetivado pelo comportamento do agente público (ex.: proteção de um bem da vida). → Finalidade, Trata-se da capacidade do agente público de praticar o ato, conforme definido em legislação. Não havendo lei conferindo essa capacidade, o ato praticado é passível de nulidade. → Competência, Para que o ato seja aperfeiçoado exige-se a exposição/demonstração dos fundamentos de fato (acontecimentos do dia-a-dia) e de direito (conforme previsto na ordem jurídica). → Motivo, Trata-se do conteúdo do ato, ou seja, aquilo sobre o que o comportamento dispõe (ex.: fiscalização, proteção de pessoas e bens). → Objeto.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Sobre o dever-poder de polícia, assinale as alternativas corretas:Texto da questão
Escolha uma ou mais:
a. Corresponde à permissão social dada à administração pública para restringir o exercício de direitos individuais em benefício de toda a sociedade.
b. A interdição de via pública para promoção das ações de segurança configura-se como ação oriunda do dever-poder de polícia.
c. A doutrina moderna prefere o emprego do termo “Poder de Polícia”. 
Não foi desta vez!
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Para alcançar a finalidade pública o Estado e seus agentes podem agir segundo valores pessoais, não encontrando limitações legais.
Sua resposta está incorreta.Feedback
As respostas corretas são: Corresponde à permissão social dada à administração pública para restringir o exercício de direitos individuais em benefício de toda a sociedade., A interdição de via pública para promoção das ações de segurança configura-se como ação oriunda do dever-poder de polícia.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Assinale a alternativa correta:Texto da questão
Escolha uma opção:
a. O Estado é o detentor do uso da força e por isso, quando a ordem pública é quebrada, seus agentes públicos de segurança, protocolam ações, muitas delas com o emprego da violência deliberada por meio da repressão imediata, para o reestabelecimento da ordem.
b. As ações desenvolvidas pelos órgãos policiais buscam promover o controle social no sentido de evitar (reprimir) a perturbação da ordem pública, a mácula da paz social, a violação dos bens jurídicos tutelados (vida, integridade física, patrimônio, etc.).
c. Quando a prevenção não funciona, surgem os procedimentos de resgate da ordem pública e da paz social, mediante ações de repressão imediata, socorrendo a vítima, isolando o local do evento, prendendo o autor da conduta, instaurando procedimentos (ex.: inquérito policial) para esclarecer os fatos e colher elementos preliminares (autoria, materialidade e circunstâncias) para instruir eventual responsabilização (administrativa, civil ou penal). 
Parabéns! você acertou.
d. A repressão imediata, aquela realizada antes do crime, consolida os atos complementares da colheita de informações, seja promovendo a oitiva do autor dos fatos, vítima ou de testemunhas, que não foram identificados no momento dos eventos, seja realizando diligências, perícias complementares, dentre outros, a fim de instruir a persecução penal instaurada e/ou responsabilização nas esferas administrativa e civil.
e. O agente público de segurança trabalha preventivamente pelo reestabelecimento da ordem pública e da paz na sociedade e repreesivamente pela manutenção da segurança e harmonia social.
Sua resposta está correta.Feedback
A resposta correta é: Quando a prevenção não funciona, surgem os procedimentosde resgate da ordem pública e da paz social, mediante ações de repressão imediata, socorrendo a vítima, isolando o local do evento, prendendo o autor da conduta, instaurando procedimentos (ex.: inquérito policial) para esclarecer os fatos e colher elementos preliminares (autoria, materialidade e circunstâncias) para instruir eventual responsabilização (administrativa, civil ou penal).
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Marque a alternativa CORRETA, perante uma ocorrência em que haja desacato praticada por cidadão em face de uma atuação policial:Texto da questão
Escolha uma opção:
a. São casos comuns de desacato os sinais ofensivos de empurrão ou de xingamentos ao policial durante uma abordagem, bem como a reação de amassar, rasgar e jogar no chão um mandado de intimação ou de notificação de infração de trânsito. 
Parabéns! você acertou.
b. O desacato pode ser praticado quando dirigido ao policial de serviço (escalado), ou quando estando de folga, não precisa se referir às suas atribuições.
c. Para configuração do desacato não se exige a presença do policial no mesmo recinto, mas que ele se sinta ofendido.
d. É infração penal de maior potencial ofensivo.
Sua resposta está correta.Feedback
A resposta correta é: São casos comuns de desacato os sinais ofensivos de empurrão ou de xingamentos ao policial durante uma abordagem, bem como a reação de amassar, rasgar e jogar no chão um mandado de intimação ou de notificação de infração de trânsito.
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Assinale a alternativa CORRETA, considerando que, de acordo com o art. 5º da Constituição: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.Texto da questão
Escolha uma opção:
a. Somente os brasileiros e os estrangeiros residentes no País tem inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
b. Tendo em vista alguns valores fundamentais, tais como a dignidade da pessoa humana e, em especial, a prevalência dos direitos humanos, dentre outros, os turistas estrangeiros, em trânsito no território brasileiro, também serão beneficiários da tutela estatal brasileira. 
Parabéns! você acertou.
c. Considerando os casos de irrupção da ordem pública, bem como os casos de instabilidades políticas, religiosas, econômicas e sociais, os órgãos de segurança pública não devem observância aos direitos e garantias fundamentais.
d. Os casos de terrorismo, para garantia da segurança pública nos grandes eventos, permitem às forças de segurança realizar operações que desconsiderem completamente os direitos e garantias fundamentais.
Sua resposta está correta.Feedback
A resposta correta é: Tendo em vista alguns valores fundamentais, tais como a dignidade da pessoa humana e, em especial, a prevalência dos direitos humanos, dentre outros, os turistas estrangeiros, em trânsito no território brasileiro, também serão beneficiários da tutela estatal brasileira.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
As ações dos profissionais de Segurança são construídas para garantir e resguardar uma situação de paz social, um ambiente de normalidade almejada pela coletividade, protegendo os bens mais caros para a sociedade, consoante às normas jurídicas vigentes, estabelecendo um grau adequado de coexistência pacífica entre as pessoas. Dentro desse contexto, destacam-se os direitos e garantias fundamentais, normas constitucionais que limitam o exercício do dever-poder de polícia, com o objetivo de evitar os desvios e as arbitrariedades durante a atuação policial. Sobre o tema marque “C” para os itens CERTOS e “E” para os ERRADOS:Texto da questão
· Para garantia da segurança pública e independente da existência de lei, todo cidadão é obrigado a portar documento de identidade, sob pena de praticar infração penal.
· Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.
· Excepcionalmente, para garantia da segurança da coletividade, considerando ainda a relatividade dos direitos e garantias fundamentais, nos casos de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e crimes hediondos, permite-se obter informação, declaração ou confissão do autor dos crimes, através do emprego de força física ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental.
· É autorizada a detenção de indivíduo que será conduzido imediatamente à delegacia de polícia, com o objetivo de se verificar a existência de mandado de prisão, mesmo que não tenha praticado flagrante delito.
· A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
Escolha uma opção:
a. E – E – C – C – E
b. E – C – E – E – C
c. C – E – E – E – C
d. C – C – E – E – C 
Não foi desta vez!
Sua resposta está incorreta.Feedback
A resposta correta é: E – C – E – E – C
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Sobre a responsabilidade do agente público na prática de atos ilícitos, assinale a alternativa correta:Texto da questão
Escolha uma opção:
a. O Art. 37, § 6º, da CF/88, garante o direito de regresso sobre o servidor público, ou seja, se ele praticou ato ilícito de forma dolosa ou culposa, resultando na responsabilidade civil do Poder Público, e esse venha a arcar com os prejuízos, o Estado poderá buscar as medidas cabíveis para repassar esse encargo àquele que deu causa, assegurando, assim, a justiça. 
Parabéns! você acertou.
b. A responsabilidade civil do Estado é exclusiva, cabendo a ela unicamente o dever de reparar o dano.
c. É possível que o servidor público, além de responder diante de uma ação regressiva, de natureza cível, venha a ser submetido a um processo por ato de improbidade, processo administrativo disciplinar ou criminal. No entanto não poderá ser condenado em todos, uma vez que importa em dupla punição (bis idem).
d. O prazo prescricional para o direito de regresso é de 30 anos.
e. É vedada a condenação do Estado caso seja identificado o agente que deu causa à prática criminal.
Sua resposta está correta.Feedback
A resposta correta é: O Art. 37, § 6º, da CF/88, garante o direito de regresso sobre o servidor público, ou seja, se ele praticou ato ilícito de forma dolosa ou culposa, resultando na responsabilidade civil do Poder Público, e esse venha a arcar com os prejuízos, o Estado poderá buscar as medidas cabíveis para repassar esse encargo àquele que deu causa, assegurando, assim, a justiça.
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Os órgãos de segurança pública deverão priorizar a utilização dos instrumentos de menor potencial ofensivo, desde que o seu uso não coloque em risco a integridade física ou psíquica dos policiais, e deverão obedecer aos seguintes princípios, EXCETO:Texto da questão
Escolha uma opção:
a. Proporcionalidade.
b. Legalidade.
c. Letalidade. 
Parabéns! você acertou.
d. Necessidade.
e. Razoabilidade.
Sua resposta está correta.Feedback
A resposta correta é: Letalidade.