Buscar

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM: CONSULTORIA NA BRASIL SUL SHOES

Prévia do material em texto

2
POLOS - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
VANESSA MORAES DO NASCIMENTO
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM: CONSULTORIA NA BRASIL SUL SHOES
Manaus – AM
2021
VANESSA MORAES DO NASCIMENTO
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM: CONSULTORIA NA BRASIL SUL SHOES
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública do Centro de Educação a Distância – CEAD - da Universidade Anhanguera UNIDERP, solicitado pela disciplina de Consultoria em Segurança.
Manaus - AM
2021
Sumário
Introdução	4
1.	Etapa 1	4
2.	Etapa 2	6
3.	Etapa 3	7
4.	Etapa 4	8
5.	Etapa 5	8
CONCLUSÃO	9
BIBLIOGRAFIA	10
Introdução
A consultoria de gestão é um serviço que pode ajudar nos negócios de quem precisa de melhorias em sua performance, por meio de resolução de problemas e novas maneiras de direcionar os processos de um empreendimento. 
É um tipo de consultoria bastante útil para o setor privado e também para o setor público que pode ajudar nos resultados da empresa e orientar os rumos dos negócios. É um impulso focado em muito setores com a capacidade de elevar a qualidade geral da empresa.
Investir nessa proposta de consultoria fará com que sua equipe tenha um aumento na produtividade, ganho em eficácia na resolução de problemas, mais organização na administração de projetos de clientes e, consequentemente, aumento de lucro e receita.
A consultoria empresarial tem a capacidade de mostrar que os negócios podem ter novos rumos que mudarão totalmente a cara da empresa e a forma como ela se apresenta ao público e como a sociedade enxerga essa empresa. É também uma forma de unir colaboradores e diretoria com a finalidade de crescimento em conjunto. 
1. Etapa 1
1- O diagnóstico empresarial é uma série de medidas que envolvem análises de todo o processo em busca de falhas e melhorias em todas as áreas da empresa. Dessa forma é possível ter uma melhor visão da situação da empresa em todas as áreas. É uma das etapas mais importantes dentro de um processo de consultoria pois é possível verificar em que ponto a empresa poderia estar falhando com seus clientes. Por meio do diagnóstico empresarial é possível definir quais as áreas mais afetadas por problemas e trás condições para saná-los.
2- O investimento em qualidade de vida no trabalho (QVT), é uma das principais formas de melhorar o processo empresarial. Colaboradores satisfeitos tem uma vida melhor, produzem mais, tem uma saúde melhor, além de contribuir com a redução do absenteísmo. Existem várias maneiras de estimular seus colaboradores, investindo em sua saúde física e mental. 
Investir nos funcionários é uma das maneiras mais eficientes de se trabalhar a qualidade de vida. Oferecer cursos e treinamento aos colaboradores é uma das maneiras de prepara-los para os rumos que a vida pode tomar, além de ser uma boa forma de, futuramente, dar um upgrade na carreira.
Criar um ambiente seguro e saudável estimula a satisfação dos funcionários. O gestor deve pensar em formas de tornar o espaço físico de trabalho em um local mais confortável para que o colaborador desenvolva suas atividades de forma eficiente e satisfatória. Temperatura agradável, mesas e cadeiras anatômicas, uma boa iluminação, ajudam numa ambientação mais favorável.
A flexibilização da jornada de trabalho é uma opção que vem ganhando bastante espaço nos dias atuais. O horário de trabalho é um dos pontos mais importantes quando o assunto é melhoria da qualidade de vida no trabalho. Com o atual cenário de pandemia e a política de isolamento, algumas empresas tiveram que se readaptar, seja na redução da jornada de trabalho ou adotando o modelo home office. Adotar horários e locais de trabalho alternativos para fazer com que os funcionários fiquem mais satisfeitos e assim produzam mais. 
3- Para que haja a modificação dos hábitos dos trabalhadores visando a melhoria da qualidade de vida no ambiente, é necessário sensibilizá-los afim de entender a importância disso. É necessário demonstrar a importância, por exemplo, de atividades físicas ou uma dieta equilibrada. Através de cartilhas, palestras, reuniões são atividades que podem favorecer a disseminação de informações afim de convencer os colaboradores a ter uma vida mais saudável.
	4- É necessário fazer o acompanhamento da política de Qualidade de Vida no Trabalho através da coleta de dados acerca do que foi implementado. Existe diversas formas de fazer isso, afim de observar qual o impacto desta política na vida dos colaboradores. 
	O questionário é um excelente método para captar a percepção dos funcionários em relação ao programa QVT. Devem ser aplicados periodicamente para que a organização possa acompanhar seu desenvolvimento e possíveis melhorias no próprio programa. 
	Outra forma de mensurar o desempenho do programa de QVT é verificando o índice de absenteísmo. Níveis altos de absenteísmo podem indicar problemas na qualidade de vida no trabalho e problemas de segurança. 
2. Etapa 2
Com a pandemia afetando todas as áreas do mundo, incluindo os processos de seleção e recrutamento, é necessário a aplicação de novas metodologias afim de se readaptar dentro desta nova realidade. Á área de recrutamento e seleção foi uma das mais afetadas pela situação, o que levou as organizações a implementar novas maneiras de realizar esta seleção. A tecnologia tem sido o meio e a grande aliada nessa mudança forçada que a sociedade atual vem sofrendo. Os processos de recrutamento e seleção estão sendo transferidos para plataformas online. A pessoa contratada envia os documentos de admissão para uma plataforma digital, conhece os valores e cultura da empresa por vídeo, é apresentada à equipe via videoconferência e entende sobre demandas da função em módulos pré-definidos. Resultado: por ser mais interativo, o processo torna-se mais amigável e engajante, possibilitando maior retenção de talentos. A entrevista virtual se tornou hoje, o principal método para recrutamento utilizado pela grande maioria dos processos de seleção. Para isso, entrevistas unidirecionais, em grupo ou pré-gravadas, onde o recrutador deixa pronto algumas perguntas para que o candidato assista e responda-as posteriormente, são tendência atualmente.
Um dos principais benefícios do recrutamento e seleção remotos é a redução de custos financeiros tanto para o candidato quanto para a empresa. Assim o candidato não precisa se locomover para ser entrevistado. Outro benefício é o distanciamento social, medida exigida nos dias atuais em decorrência da pandemia de covid-19.
É necessário alguns cuidados e se preparar para um recrutamento online. Prestar bastante atenção no ambiente é fundamental no processo seletivo. Você não vai querer causar um desconforto com seu recrutador por deixar um ambiente bagunçado. A iluminação também deve ser levada em conta, nada de ambiente escuro ou luz excessiva. Também é necessário observar os equipamentos a serem utilizados, como o celular ou web cam, a velocidade da internet, microfone e possíveis ruídos.
3. Etapa 3
Para o processo de admissão de funcionários são necessários os seguintes documentos: CTPS Digital; Cópia do RG e do CPF; Título de eleitor para maiores de 18 anos; Comprovante de residência; Inscrição no PIS/Pasep; Cópia do comprovante de escolaridade; Registro profissional emitido pelo órgão de classe; Certidão de nascimento em caso de o trabalhador ser solteiro; Certidão de casamento no caso de o trabalhador ser casado; Declaração de concubinato na CTPS, no caso de a pessoa ser casada, para colocar o cônjuge como dependente; Certificado de alistamento militar ou reservista, para homens entre 18 e 45 anos; Atestado de Saúde Ocupacional (ASO): esse documento é emitido após a realização dos exames de admissão, que são de responsabilidade e custo do empregador. Eles devem ser repetidos com periodicidades que variam de acordo com idade, condições do colaborador e risco da profissão; Se houver filhos de até 21 anos, cópia de certidão de nascimento;Cartão de vacinação dos filhos menores de sete anos e comprovante de frequência escolar dos filhos maiores de sete anos para o caso de salário-família; Caso se aplique, atestado de invalidez dos filhos de qualquer idade; Fotos; CNH, no caso em que a profissão demande o trabalho com veículos.
Adicionais são acréscimos financeiros ao salário do colaborador como compensação pelo trabalho realizado em área de risco ou insalubre. O artigo 192 da Consolidação das Leis do Trabalho determina os percentuais que devem ser acrescidos ao salário do trabalhador quando a perícia do MTE identificar níveis de insalubridade acima dos considerados toleráveis. O pagamento obedece os seguintes critérios: para insalubridade de nível mínimo, o adicional é equivalente a 10%; o risco de nível médio, o percentual é de 20%; para o risco em grau máximo, o pagamento corresponde a 40%.
O e-social é um sistema unificado do governo de informação dos empregados e estagiários. Ela possibilita que as empresas cadastrem informações acerca do funcionário, facilitando o acesso aos benefícios trabalhistas. 
O aviso prévio é a informação que a empresa emite há determinado funcionário sobre seu desligamento por, pelo menos, 30 dias de antecedência. Ele pode ser concedido pela organização ao colaborador pode ser trabalhado ou indenizado. No primeiro caso, o funcionário continua com suas atividades e pode optar pela redução de sua jornada de trabalho. No segundo caso, há o desligamento do funcionário e o mesmo recebe uma compensação indenizatória.
4. Etapa 4
A realocação profissional é um serviço oferecido por diversas consultorias com o objetivo de dar suporte ao funcionário após seu desligamento da organização. Ela consiste em mapeamento de suas habilidades e futuras possibilidades; desenvolvimento do currículo; simulados de entrevista; indicações e encaminhamento de currículo para vagas disponíveis no mercado e headhunters; desenvolver um networking entre outros. Através desse suporte o indivíduo pode ter uma transição mais tranquila entre empregos. Através do apoio de profissionais qualificados o assessorado tem seu stress reduzido, aumentando assim sua autoestima. 
5. Etapa 5
O plano de ação pode ajudar a alcançar os resultados melhores e promover a melhoria dos processos. Inúmeras vantagens podem ser elencadas ao adotar um plano de ação dentro do ambiente empresarial tais como: prevenção de problemas, detecção de gargalos, inovações, ajudar na tomada de decisões, conquistar objetivos e resoluções de problemas complexos.
	
	Plano de ação
	Problema identificado
	Coleta de dados para análise
	Análise dos dados
	Cronograma
	Etapa 1 – Falta de um diagnóstico empresarial
	Elaborar um plano de diagnóstico empresarial
	Levantar dados através de questionários aos colaboradores
	15 dias
	Etapa 2 – Restrição do recrutamento e seleção em decorrência da pandemia
	Inovar a política de recrutamento e seleção utilizando a tecnologia
	Utilizar ferramentas tecnológicas como intuito de dar continuidade ao processo de seleção sem expor a saúde de candidatos e recrutadores
	7 dias
	Etapa 3 – Processo de admissão
	Tornar o processo de admissão mais enxuto e virtual.
	Usar a rede para transferência de documentos, evitando assim a exposição de candidatos e colaboradores
	15 dias
	Etapa 4 – Realocação profissional
	Funcionários desligados precisam de assessoramento para dar continuidade a sua carreira
	Formar um setor de realocação profissional afim de dar suporte aos colaboradores desligados da organização
	15 dias
	
CONCLUSÃO
Os objetivos de recursos devem estar bem definidos e claros para o sucesso da empresa. E um desses objetivos, com certeza, é ajudar a empresa a executar seu trabalho com êxito, bem como motivar tanto o colaborador quanto a gestão, mostrando que esta relação é de dependência mútua.
Justamente essa motivação é que garantirá a qualidade das ações desenvolvidas. Para tanto, é necessário que haja reflexão, tanto por parte do funcionário quanto da empresa, se o serviço que está sendo executado lhe agrada, pois nessa situação está em jogo tanto a felicidade e a realização pessoal quanto a função que ocupa e o emprego.
A gestão de recursos sempre deve ter uma perspectiva das metas desejadas pela empresa e, por isso, é essencial um planejamento estratégico organizacional. O que não ocorre sem a colaboração e participação de todos na instituição, ou seja, a responsabilidade é coletiva e, para tanto, o espírito de equipe é primordial
BIBLIOGRAFIA
CINTRA, Josiane & DALBEM, Eloísa. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 
CINTRA, Josiane C; BATISTA, Adilséia Soriani; ALVES, Sandra Raschini. Auditoria e consultoria em RH. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016. 
CUNHA, Jeferson Luis Lima. Consultoria organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2013. (Biblioteca Virtual Kroton). 
FERREIRA, Patrícia Itala. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: LTC, 2017 (Minha Biblioteca). 
GENICOLO, G. R. Manual de Rotinas Trabalhistas-Problemas Práticos na Atuação Diária, 10ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2018. 9788597018257 (Minha Biblioteca). Disponível em: <https://bit.ly/3oke9XZ>. Acesso em 26 jan 2021. 
GRAMMS, Lorena Carmen & LOTZ, Erika Gisele. Gestão da qualidade de vida no trabalho. Curitiba: InterSaberes, 2017 (Biblioteca Virtual Kroton). 
JULIANO, Marcio de Cassio. Inovações em aplicação de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.

Mais conteúdos dessa disciplina