Buscar

Av II Processo Civil I - Assistência

Prévia do material em texto

FACULDADE DO PANTANAL
ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Disciplina: Direito Processual Civil I Docente: Bernardo Pimentel Barroso 
Discente: Aldo Santos
Valor: 3 pontos
ATIVIDADE AVALIATIVA II
A assistência é uma das formas de intervenção de terceiros prevista no Código de Processo Civil, em que o terceiro interessado deteminada demanda judicial entra de forma voluntária no processo, com o intuito de auxiliar uma das partes. 
A assistência pode ser simples ou litisconsorcial. A assistência simples está prevista nos artigos 121 a 123 do CPC, o quais dispõem que o assistente simples atuará como auxiliar da parte principal, exercendo os mesmos poderes e sujeitando-se aos mesmos ônus processuais que a parte assistida, com objetivo de manter ilesa a relação jurídica que possui com o assistido.
Além disso, em caso de omissão ou sendo considerado revel a parte assistida, o assistente será considerado seu substituto processual. E mesmo assistido, a parte principal poderá desistir da ação, renunciar ao direito sobre o que se funda a ação ou transigir sobre direitos controvertidos. 
Acerca da assistência litisconsorcial, prevista no art. 124, considera-se litisconsorte da parte principal o assistente sempre que a sentença influir na relação jurídica entre ele e o adversário do assistido. 
Nessa espécie, o assistente passa a atuar no processo também por interesse em que a sentença seja favorável ao assistido, mas não porque a situação jurídica que com ele possui poderá sofrer efeitos desfavoráveis, mas sim porque ela será diretamente atingida pelos efeitos da sentença proferida, pois possui uma relação jurídica com o adversário do assistido, e que será alcançada, pelos efeitos da sentença. Ou seja, o assistente defenderá o seu direito em litisconsórcio com o assistido. 
Nesse sentido, há alguns exemplos de jurisprudências tratando dos referidos tipos de assistência, vejamos:
AGRAVO DE INSTRUMENTO - REINTEGRAÇÃO DE POSSE - ASSISTÊNCIA LITISCONSORCIAL - POSSIBILIDADE. Considerando que a solução da demanda influenciará diretamente nos interesse jurídico de terceiro, posto que, numa eventual improcedência da ação, este se verá obrigado a se sujeitar às limitações aos direitos inerentes à propriedade, revela-se lícita sua admissão no processo na condição de assistente litisconsorcial do autor.
(TJ-MG - AI: 10474140036333003 MG, Relator: Estevão Lucchesi, Data de Julgamento: 29/11/2018, Data de Publicação: 07/12/2018). 
O processo em tela, trata-se de Agravo de Instrumento interposto pela assistente em face de decisão proferida pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Paraopeba que, nos autos da ação de reintegração de posse movida por espólio e outro, indeferiu a inclusão da agravante na lide como assistente.
Em suas razões recursais, a parte agravante sustenta em síntese, possuir interesse jurídico na presente demanda, haja vista ser coproprietária do imóvel. Afirma ser necessária sua inclusão na lide como assistente do espólio para possibilitar a defesa dos seus interesses. 
Assim, os relatores entenderam que é inegável que a sentença proferida na demanda reintegratória iria influenciar diretamente na relação jurídica entre o agravado e a agravante, posto que, na condição de meeira do imóvel, teria que se submeter aos efeitos da decisão judicial, podendo até mesmo ser privada de exercer os direitos inerentes à propriedade, julgando procedente o agravo de instrumento da agravante, que pode intervir como assistente litisconsorcial na demanda.
PROCESSUAL CIVIL. ASSISTÊNCIA SIMPLES. POSSIBILIDADE. 1. Pretendem os agravantes intervir como assistentes simples em ação que envolve discussão sobre a contabilização e liquidação de operações perante o Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE). 2. As mais recentes tendências do Direito acenam com a abertura, em vez de restrição, na questão da legitimidade para agir. 3. Agravo de instrumento a que se dá provimento.
(TRF-1 - AI: 00312902920044010000, Relator: DESEMBARGADOR FEDERAL JOÃO BATISTA MOREIRA, Data de Julgamento: 10/02/2010, QUINTA TURMA, Data de Publicação: 12/03/2010).
Nesse caso, ocorreu a admissão da intervenção de mais de um terceiro na qualidade de assistente simples em ação que envolve discussão sobre a contabilização e liquidação de operações, com o objetivo de auxiliar a parte principal.
Av. São Luiz, 2522 – Jardim Cidade Nova. Cáceres – MT. CEP: 78.201-000
portal.estacio.br/fapan

Mais conteúdos dessa disciplina