Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Crítica: Empreendedorismo Sustentável na Amazônia
Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável podem ser considerados como novos para muitos, pois ainda em 2020 não se tem um amplo alcance na sociedade, em meio a tantas preocupações no mundo a sociedade em geral não sabe ou ignora o fato de que precisamos sim desenvolver, porém de forma sustentável.
Ao longo de nossa historia muitos impactos ambientais foram registrados para que hoje tenhamos os objetivos do Desenvolvimento sustentável, nas ultimas décadas, muitas mudanças ocorreram por meio das ações humanas, mais da metade foi resultado da exploração desenfreada dos recursos naturais. De acordo com o relatório “nosso futuro comum” elaborado em 1987 por cientistas renomados e autoridades do mundo, devemos atender as necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras. 
Nos últimos 20 anos, muitos países tem adotado as medidas e objetivos referentes ao Desenvolvimento sustentável, buscando minimizar os impactos causado ao meio ambiente. Os países da Europa são os que mais têm buscado essa melhora.
Durante anos o Brasil esteve alinhado a esses pensamentos, muitos foram os debates a cerca da necessidade de políticas públicas voltadas ao meio ambiente, não só para preservação como também a conservação desses recursos, a biodiversidade que possuímos em todos os biomas do país, principalmente na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, traz grandes preocupações acerca do assunto. Nos últimos anos o desmatamento ilegal e as queimadas aumentaram na Amazônia, acelerando o consumo dos recursos naturais existentes.
Apesar desses fatos, a conscientização da população brasileira e principalmente os povos que moram na Amazônia vem crescendo gradativamente sobre esses recursos, o interesse da população em consumir produtos de empresas que levam em consideração o impacto ao meio ambiente vem crescendo não só no exterior como no Brasil também.
O interesse de empresas que atuam no cenário nacional em extrair e produzir de forma sustentável visando não só o mercado externo como também o mercado interno, mostra a relevância de produzir de forma sustentável, além da boa visibilidade, os valores agregados a esses produtos são de certa forma mais elevados.
A Amazônia que é o berço de uma das maiores biodiversidades do planeta, se não “a” maior, é uma das maiores preocupações quando se fala em desenvolvimento sustentável, muitos recursos naturais em diversos setores, alimentício, madeireiro, cosméticos, moda, farmacêutico, entre outros, são alguns do que se podem encontrar. Grandes empresas nacionais como a natura, têm investido cada vez mais em ter seus produtos associados ao famoso selo verde, que nada mais é do que a garantia de que cumpriu todas as etapas de forma sustentável.
Além disso, a população que mora na Amazônia tem cada vez mais demonstrado interesse em empreendedorismo local e principalmente entendido o papel importante de utilizarmos os recursos de forma renovável, os de mais destaque que utilizam os recursos de forma consciente são empreendimentos alimentícios, hotelaria e artesanais. 
Ainda á muito a evoluir, apesar de ser um país rico em biodiversidade, a população em geral não conhece suas riquezas e potencialidade, quando sabem querem apenas extrair desgovernadamente, a população precisa mudar esse pensamento urgentemente e se posicionar de forma consciente sobre o assunto, é um trabalho árduo, há anos muitos vêem tentando fazer, porém não tem sido suficiente, alem de termos uma das melhores políticas públicas do mundo voltadas ao meio ambiente, atualmente somos uns dos mais desvalorizados quando se fala em desenvolvimento sustentável, por todas as atitudes e posicionamentos do poder público nos últimos anos, a falta de fiscalização e a liberdade em cometer crimes ambientais, tudo isso tem afetado o empreendedorismo sustentável na Amazônia. Apesar disso, continuamos sendo uma grande potencialidade de empreendedorismo sustentável, o que se espera é que seja possível mais incentivos e investimentos ao empreendedorismo local para que saibam os benefícios de empreender de forma sustentável, além de claro, conhecimento dos povos que moram na Amazônia sobre o assunto, pode publico fazendo sua parte e a população brasileira em geral valorizando esse tipo de empreendedorismo.

Mais conteúdos dessa disciplina