Buscar

Princípios e Conceitos do Direito Civil

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL III
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Assinale a alternativa falsa:
		
	
	ocorre lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta;
	 
	há casos em que o Código Civil vigente não exige que o distrato se faça pela mesma forma exigida para o contrato;
	
	nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.
	
	o contrato de compra e venda é consensual e principal, entre outras classificações possíveis.
	
	o Código Civil vigente, no que se refere aos contratos em geral, contempla o princípio da função social do contrato;
	Respondido em 19/11/2020 11:32:19
	
Compare com a sua resposta: A resposta pode ser dada com base no estudo da Escada Ponteana. Os elementos essenciais são partes capazes; vontade livre (sem vícios); objeto lícito, possível, determinado ou determinável; e forma prescrita e não defesa em lei. Os elementos acidentais do contrato estão no plano da eficácia, caso da condição, termo e encargo. Por fim os elementos específicos do contrato são os elementos naturais, que o identificam, caso do preço na compra e venda e do aluguel na locação. Os elementos naturais podem ser também essenciais.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	(VUNESP - 2014) O Código Civil prevê a aplicação da teoria da imprevisão ao prever, em seu art. 478, que a onerosidade excessiva permite a resolução do contrato, desde que presentes os seguintes requisitos:
		
	
	acontecimento ordinário, imprevisível e imprevisto, onerando em 10% (dez por cento) o valor do contrato, com ou sem vantagem para a outra parte.
	
	acontecimento ordinário, imprevisto, oneroso para uma das partes e vantajoso para a outra parte.
	
	acontecimento extraordinário, imprevisível, decorrente de manifestação de vontade de uma das partes, excessivamente oneroso para a outra parte.
	 
	acontecimento extraordinário, imprevisível, excessivamente oneroso para uma das partes, com extrema vantagem para a outra parte.
	 
	acontecimento extraordinário, imprevisto e imprevisível para o homem médio, onerando excessivamente uma das partes.
	Respondido em 19/11/2020 11:32:45
	
Compare com a sua resposta: Constitui abuso de direito, ofendendo o princípio da boa-fé objetiva e da função social dos contratos em razão da mudança acentuada por parte da seguradora. Aplicação do artigo 421 e 422 do CC. Enunciado 543 da VI Jornada de Direito Civil. "ENUNCIADO 543 ¿ Constitui abuso do direito a modificação acentuada das condições do seguro de vida e de saúde pela seguradora quando da renovação do contrato.
Artigo:765 do Código Civil "
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Qual a natureza jurídica do contrato de "Troca"?
		
	 
	Contrato sinalagmático, gratuito e consensual.
	
	Contrato bilateral, gratuito e comutativo.
	 
	Contrato sinalagmático, oneroso e comutativo.
	
	Contrato unilateral, oneroso e consensual.
	
	Contrato bilateral somente.
	Respondido em 19/11/2020 11:34:31
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Quando há troca ou permuta de bens entre ascendentes e descendentes, em que o valor do bem do descendente é maior do que o do ascendente:
		
	
	o negócio é nulo
	
	é necessário o consentimento do cônjuge
	 
	há dispensa de consentimento dos demais descendentes
	 
	é necessário o consentimento dos demais descendentes
	
	o contrato é inexistente
	Respondido em 19/11/2020 11:37:32
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Considere as afirmações abaixo a respeito da teoria do adimplemento substancial. I. Embora não esteja expressamente prevista na legislação, a jurisprudência, com base na doutrina, tem admitido esta teoria para evitar a rescisão do contrato. II. Foi expressamente prevista na legislação civil e sua adoção evita a resolução do contrato, quando ocorrer inadimplemento mínimo. III. Caso adotada, apesar de a obrigação contratualmente estabelecida não ter sido cumprida totalmente, se ela foi adimplida substancialmente, apenas se admitirá a resolução do contrato, mas impede a condenação em indenização por perdas e danos, se o devedor agiu de boa-fé. IV. Se adotada, não impedirá o credor de receber o que lhe é devido. V. Apesar de prevista em lei, com a vigência do Código Civil de 2002, foi abandonada, em razão da regra que impõe a observância da boa-fé. Está correto o que se afirma APENAS em:
		
	 
	I e IV.
	
	II e III.
	
	NRA
	
	I e III.
	
	II e IV.
	Respondido em 19/11/2020 11:36:08
	
Compare com a sua resposta: O adquirente pode rejeitar a coisa ou pedir abatimento no seu preço (art. 441 e 442). Pode haver perdas e danos se houve má-fé do alienante (art. 443).

Mais conteúdos dessa disciplina