Buscar

Atividade discursiva - Direito Civil

Prévia do material em texto

Faculdade Pitágoras – Unidade Parauapebas
Aluno: Daniel Almeida Rego
Atividade discursiva
Flávia, recém-formada no curso de Direito, recebeu um telefonema de sua tia Cleide, que sempre morou em uma mesma casa e se mudou, recentemente, para um prédio. A proprietária que vendeu o imóvel à Cleide lhe entregou uma via da Convenção de Condomínio do edifício. Com o documento em mãos, Cleide conversou com Alberto, seu vizinho, e com base no que este lhe disse, formulou as seguintes perguntas à Flávia: “Alberto me disse que a convenção de condomínio precisa ser registrada, senão não precisamos cumpri-la. É verdade? Alberto também me disse que a convenção não pode ser feita por instrumento particular. É necessário que fosse elaborada por instrumento público? Vi que somente constou a assinatura de parte dos condôminos na convenção. Ela é válida e aplicável a qualquer condômino? Quantos condôminos deviam ter assinado?”
Elabore a resposta que Flávia, na qualidade de uma boa advogada, deveria apresentar a sua tia Cleide.
Flávia deveria apresentar a sua tia Cleide uma defesa que seja fundamentada no Art. 1.333. do Código Civil Brasileiro.
A resposta tem que ser fundamentada no artigo: Art. 1.333. do C. Civil '' A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, dois terços das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção.
Nesse sentido, o Art. 1.333. do Código Civil Brasileiro cita em seu parágrafo único que ''Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.''
Além disso, convém lembrar-se de que o prazo é outro quesito que deve ser previsto pela convenção do condomínio. Apenas em situações nas quais ocorrer omissão a convenção, desde que não haja urgência, será então razoável o prazo de 1 (uma) semana a 10 (dez) dias de antecedência.
Logo, a convenção de condomínio precisa ser registrada, pode ser feita por instrumento particular, sendo, portanto, válida e aplicável a qualquer condômino. Sendo feita conforme as regras e aprovada por 2/3 dos condôminos os ausentes ou vencidos têm que acatar.

Mais conteúdos dessa disciplina