Buscar

Prévia do material em texto

Proposta:
Leia a matéria da revista InfoMoney, “99,4% dos brasileiros não conhecem o conceito de juros compostos e isso é preocupante”.
Reflita sobre o assunto e apresente sua opinião sobre a importância do entendimento desta ferramenta, o Juros Compostos.
Prof. Hugo Cardozo
No Brasil, nós não fomos ensinados a ter educação financeira, desde jovens somos ensinados a gastar. A impressão que eu tenho é que tudo é dominado pelas emoções, um exemplo é o sonho da casa própria, que te coloca em 30 anos de parcelas com juros exorbitantes. Quanto menos as pessoas entenderem a respeito do assunto melhor para os bancos, e credores que estão te emprestando dinheiro.
A população já nasce imediatista, querendo as coisas para agora, sem pensar nas consequências, com as mesmas parcelas do exemplo da casa, juntando todos os meses e fazendo uma aplicação, esta pessoa poderia conseguir o tão sonhado desejo de compra, com juros sobre o valor, ou seja ganhando mais dinheiro e pagando com menos tempo, fazendo os juros compostos renderem ao seu favor.
“O fato é que os juros fazem parte de nossa rotina e mesmo quando desconhecemos o seu funcionamento, acabamos sendo impactados por eles.”
Isso me remete ao texto da matéria mencionada “Um exemplo clássico é o cartão de crédito: apesar de toda mídia bater firme sobre os juros estratosféricos, ainda assim as pessoas pagam o mínimo ou parcial” e é justamente porque somos seres ligados a emoções, desejos, é bem simples descrever os clássicos dias festivos, páscoa, dia das mães, são comemorações que estão próximas, e independente se as pessoas tem dinheiro ou não, são movidas pelos sentimentos e isso se dá muito por propagandas, independente da mídia social usada, sempre tem propagandas espalhadas no intuito de “pescar” pessoas dispostas a comprar.
Estamos passando por uma pandemia do Covid19 e parte das pessoas entenderam que é uma situação que deve ser levada a sério, então para que os consumidores continuem comprando e as empresas não quebrem, uma vertente que sempre foi usada, mas que agora é primordial é a compra pela internet. Com poucos clicks, o consumidor decide o que quer, sem sair de casa. Os cartões de crédito são facilitadores, e somos ensinados que quanto mais parcelas, menos se paga no mês, até que tudo vira uma bola de neve e somos submetidos a empréstimos ou parcelamento e assim cresce o juro sobre juros (juros compostos) isso se dá pela falta de planejamento.
Tem um livro muito bom chamado - Me Poupe! – Nathalia Arcuri, que vale a pena ser mencionado, pois fala sobre “mudar a chave da cabeça”, ensinando a olhar juros com outra perspectiva. São 10 passos relatados no livro, e um deles explica como os juros compostos podem vir a ser seus aliados, se você souber exatamente com usar e como atrelar a seus objetivos com clareza.
“A primeira coisa que você precisa saber é que as aplicações mais seguras, inclusive a poupança, rendem a juros compostos.” 
 “Juros compostos são uma força quase mágica que transforma 100 reais em 200 reais sem que você tenha que fazer força, sem ter que trabalhar, sem precisar se estressar, sem correr risco. Tudo o que você precisa fazer é escolher boas fontes de investimento e esperar.”
Separei esses dois trechos pois, é um exemplo de como o juros compostos estão presentes e como é importante ter noção do impacto que eles causam. Se aprendermos a usar essa força a nosso favor, pesquisando mais, aprender a usar o dinheiro da forma certa, investir, isso terá um impacto gigantesco na nossa sociedade, e no futuro.
https://blog.genialinvestimentos.com.br/juros-compostos/
(Arcuri, Nathalia, 2018, 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no bolso, página 119 - 135)