Buscar

Prévia do material em texto

CURSO LETRAS
DISCIPLINA LITERATURA BRASILEIRA I
PROFESSOR (A) AUTOR (A): MÁRCIA PEREIRA DA VEIGA BUCHEB
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: O CARNAVAL E EO BARROCO
ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: ROSIMERE NAZARÉ DE BRITO JOÃO
DATA: 15/10/2020
Introdução 
Neste resumo entenderemos que o carnaval nasce através de uma cultura barroca, logo após a metodologia das Reformas Religiosas, ocorridas no século XVII, a Igreja Católica contrária aos Protestantes, que eliminaram os seus santos das suas Igrejas, havia perdido o poderio e o seu espaço, mesmo diante dessa situação os fiéis continuaram sendo influenciadores principais diante da religiosidade, dos políticos e da economia da Europa. O movimento Barroco, é uma maneira artística que foi desenvolvido na Itália, no século XVI, que se expandiu por todos os países da Europa e da América Latina, ele é conhecido pelo seu duplo sentido entre a realidade e a crença que considera Deus acima de tudo, o Barroco se manteve presente no âmbito das artes até o inicio das primeiras décadas até o século XVIII. O barroco foi uma capacidade artística com surgimento na Europa no final do século XVI e expandiu para a América Latina. 
A arte barroca é descrita pelos seus detalhes, perfeições e exageros. A arte barroca se tornou um movimento que está associado com o cenário histórico do surgimento da Contrarreforma ou Reforma Católica, que foi o movimento desenvolvido pela Igreja Católica, movimento esse contrário a Reforma Protestante. 
Desenvolvimento 
No desenvolvimento dos carnavais na cidade do Rio de Janeiro, observa-se que desde a escolha do tema que a escola irá abordar até o dia do desfile, a montagem é feita de maneira minuciosa porque a escola apresentará diferentes culturas. O samba enredo é dividido em diferentes partes, partes estas que desenvolvem que cada história seja percebida, através de suas alegorias, fantasias e movimentos de cada componente que ali formaliza o desfile. Podemos observar através dos carros alegóricos o tropicalismo de culturas uma fusão entre cores, formas e exageros. Sua gama de cores são as características mais marcantes do artista barroco, a especialidade do carnaval é intermitente, sua apresentação e feita anualmente.
Os dias que constituem o carnaval dão a sensação alegria e liberdade, sentimentos esses tão raros de se ver se sentir em dias normais. O carnaval é conhecido como a festa barroca, termina na quarta-feira de cinzas, onde é apresentada a escola que melhor se apresentou, são julgadas por alguns quesitos que são; mestre-sala, comissão de frente, alegorias, fantasias, porta-bandeira, bateria, samba-enredo e conjunto evolução.
Conclusão 
O carnaval é uma festa que apresenta o potencial de toda uma sociedade. Uma sociedade criativa e alegre, mesmo passando por grandes crises econômicas, não deixam se entristecer, nesses dias que são comemorados o carnaval, relacionam-se tradições e costumes. No Rio de Janeiro, o carnaval possui uma característica drasticamente libertadora uma hibridação de alegrias, oposições políticas e sociais.
Durante o carnaval o sentimento da sociedade carioca, espalha pelas avenidas e ruas transmitindo uma fantasia de um povo democrata e feliz, sem exigências e discriminações.
Referências:
O IMAGINÁRIO BARROCO DE ROSA MAGALHÃES 
Autor: Mário de Carvalho (UFPE)
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/download/16344/12167
 
/

Mais conteúdos dessa disciplina