Buscar

Prévia do material em texto

Pauta Podcast 
Amanda Gheller e Juliana Gheller
Áudio: Música Elevador
Apresentação do tema principal e participantes
Amanda: Hoje no Podcast Jovem Aprendiz vamos falar sobre um grande avanço da comunidade científica. O presente programa falará sobre a PRIMEIRA foto capturada de um buraco negro. Estarão discutindo sobre esse assunto essa que vós fala Juliana Gheller e a nossa queridíssima Amanda Gheller e também, um convidado especial. 
Anúncio
Amanda: E agora nossos patrocinadores: Cooperativa Coagrisol, lá você encontra mercado, loja de construção e acabamento, agropecuária, móveis e eletro. Lá têm tudo, várias unidades em Soledade e região.
Conteúdo/ Narração/ etc
Áudio: Paz
Juliana: No dia 10 de abril de 2019 foi registrado pela primeira vez uma foto de um buraco negro. Naquele momento foi realizado uma conferência internacional, ao vivo, onde diversos cientistas e pesquisadores reuniram-se para divulgar a primeira foto de um buraco negro. Esse fenômeno tinha sido idealizado por Albert Einstein, há 100 anos.
Foram utilizados dezenas de radiotelescópios em terra e no espaço para capturar ondas eletromagnéticas vindas de uma galáxia a mais de 55 milhões de ano-luz de nosso planeta. Utilizando supercomputadores, os dados foram processados e unidos de forma a gerar a imagem. 
Amanda: Buraco negro tem como definição: “uma região do espaço com um campo tão intenso que nem mesmo a luz consegue escapar de dentro dele. A intensa gravidade comprime a matéria até que não haja mais espaço entre os átomos. Corpos celestes dessa natureza podem surgir em decorrência da morte de estrelas supermassivas.”
A teoria atual mais aceita em relação a esse tema é a Teoria Geral da Relatividade, elaborada por Albert Einstein. Segundo a teoria de Einstein, a força da gravidade seria uma manifestação da deformação no espaço-tempo causada pela massa dos corpos celestes, como os planetas ou estrelas. Essa deformação seria maior ou menor de acordo com a massa ou a densidade do corpo. Portanto, quanto maior a massa do corpo, maior a deformação e, por sua vez, maior a força de gravidade dele. Consequentemente, maior é a velocidade de escape, força mínima que deve ser empregada, para que um objeto possa vencer a gravidade deste corpo. 
Juliana: O Buraco negro é uma concentração de massa tão grande em um ponto tão infinitamente pequeno que a densidade é suficiente para causar tal deformação no espaço-tempo que a velocidade de escape neste local é maior que a da luz. Por isso que nem mesmo a luz consegue escapar de um buraco negro. E, já que nada consegue se mover mais rápido que a velocidade da luz, nada pode escapar de um buraco negro.
As vezes acontece da estrela evoluir no que chamamos de “sistema binário fechado” quando duas estrelas ficam muito próximas e há transferência de matéria de uma para outra, podendo fazer com que uma delas acumule matéria em excesso provocando sua explosão em uma supernova. Nestes casos, o mais provável é que ela evolua para uma estrela de nêutrons, quando elétrons e prótons se fundem em nêutrons. Mas, acontece que em alguns sistemas a concentração de massa é muito grande e ocorre a formação de um buraco negro que continua “sugando” a massa daquela outra estrela maior.
Áudio: Fuinha
Curiosidades
Amanda: Um buraco é um espaço vazio, certo? 
Juliana: Um buraco negro na verdade não tem nada a ver com buracos, é exatamente o contrário, é um aglomerado gigantesco de matéria extremamente densa (matéria densa são moléculas suuuuuper espremidas, compactadas). Os buracos negros são a coisa mais maciça de todo o universo. 
No centro de praticamente todas as galáxias que já foram investigadas existem buracos negros. O nosso, aqui na Via Láctea, chamado de Sagittarius A, é 4,3 milhões de vezes mais maciço que o Sol. 
O tempo é influenciado pela gravidade. Se fosse possível pegarmos um foguete e nos aproximarmos do Sagittarius A, enquanto para nós passasse 1 min, aqui na Terra se passariam 1000 anos.
Anúncios
Amanda: Em oferecimento da lavagem do Tio Bino. A melhor lavagem da região pelo melhor preço. Entre em contato pelo número 9 9555 6237 e reserve o horário do seu veículo.
 
Áudio: Mistério
Contato do Convidado 
Juliana: (Áudio do Fred)
Finalização, Opinião dos Participantes 
Amanda: De fato que esse é um tema muito importante para todos, essas novas descobertas abrem um leque curiosidades a serem investigadas. Tenho certeza que terá muitas novas descobertas em alguns anos. Pois, a tecnologia tem evoluído muito.

Mais conteúdos dessa disciplina