Buscar

Prévia do material em texto

Julia Silva
BABESIOSE CANINA
A Babesiose é uma doença causada por um protozoário conhecido como Babesia canis que é transmitido pelo carrapato Rhiphicefalus sanguineus. Com a picada do carrapato o agente é inoculado no sangue do hospedeiro definitivo e invadem os glóbulos vermelhos causando hemólise (quebra das hemácias), ocasionado pela multiplicação do parasita no interior dos eritrócitos, causando a liberação de hemoglobina que irá sobrecarregar o fígado, devido ao aumento de bilirrubina liberada na circulação, ocasionando congestão hepática e esplênica. 
Os sinais clínicos característicos da babesiose são icterícia, anemia, apatia, anorexia, diarreia e uma perda de peso progressiva. O diagnóstico é confirmado pela confirmação da presença do protozoário no interior dos eritrócitos, por meio de esfregação sanguíneo. Nos exames complementares como hemograma é possível observar presença de uma anemia normocitica normocromica regenerativa, uma leucocitose, neutrófila, linfocitose e uma eosinofilia. Outros testes como a sorologia, através da técnica de ELISA, assim como imunofluorescencia indireta podem ser utilizadas para confirmação do diagnóstico. 
O tratamento da babesiose em cães mais eficaz é o para o controle do parasita, moderação da resposta imune e tratamento sintomático, com sua eficácia estando relacionada à espécie de Babesia spp.
O dipropionato de imidocarb causa a eliminação completa do agente do organismo animal, faz a inibição da perpetuação do estímulo antigênico, fazendo com que a proteção seja limitada, e os animais ficam suscetíveis a novas infecções, o uso de fluido é importante para hidratação do animal e também para expandir o volume vascular, diminuindo a toxicidade, corrigindo os desequilíbrios eletrolíticos e ácido-básicos
REFERENCIAS
DIAS, V. A. C. M, FERREIRA, F. L. A. Babesiose canina: Revisão Medicina, Veterinária e Zootecnia, ISSN: 1982-1263, v.10, n.12, p.886-888, São Bernardo do Campo, SP, 2016. 
BISSOLI, E. D. G, CORRÊA A. A. R, FARIA, L. S., NASCIMENTO M. V., PENA S. B. Babesiose Canina: Relato de Caso, Revista Cientifica Eletrônica de Medicina Veterinária, ISSN 1679-7353, n°4, 2005.