Buscar

ATIVIDADE TECIDO MUSCULAR OSSEO E SANGUINEO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA
ANO: 2020/1
EXERCÍCIOS DE TECIDO MUSCULAR, TECIDO ÓSSEO E TECIDO SANGUÍNEO
1. Que característica(s) deve ter um tecido para ser considerado muscular?
Presença de fibras musculares e citoplasma rico em miosina e actina, além da excitabilidade, flexibilidade, contratibilidade e elasticidade.
2. Quais as estruturas celulares da célula muscular que recebem nomenclatura especial? 
Membrana plasmática – Sarcolema 
Citoplasma – Sarcoplasma
Retículo Endoplasmático – Retículo Sarcoplasmático
Mitocôndrias – Sarcossoma
3. Qual a função e localização de cada tipo muscular?
Tecido Muscular Estriado Esquelético: É responsável pela contração voluntária do corpo, auxiliando no processo de locomoção. Se localiza preso aos ossos.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco: Atua na contração involuntária do coração. Encontrado no coração.
Tecido Muscular Liso: Reveste a parede interior de muitos órgãos e ainda é responsável por movimentos involuntários, como o dos alimentos dentro do tubo digestivo. Encontrado no interior dos órgãos ocos, como estômago, intestino, entre outros.
 
4. Para cada tipo de tecido muscular corresponde a uma morfologia da célula muscular (forma e tamanho da célula, número de núcleos e sua posição no interior da célula, presença de estruturas juncionais especiais). Como é essa morfologia para cada tipo de tecido muscular?
Muscular Estriado Esquelético: feixes de células cilíndricas muito alongadas e multinucleadas, com estriações transversais, de contração rápida, forte, descontínua e voluntária. 
Muscular Estriado Cardíaco: Células menores e ramificadas, com um ou dois núcleos localizados mais para o meio da célula e muitas mitocôndrias.
Muscula Liso: Fibras fusiformes sem estriações transversais, de núcleo único, alongado e central, de contração lenta e involuntária.
5. Qual é a importância dos canalículos no tecido ósseo?
Os canalículos compreendem espaços entre os osteócitos de grande importância funcional, permitindo que elementos de nutrição e do sangue cheguem às células ósseas, para que possam produzir energia ao mesmo tempo que nutrem a matriz óssea.
6. Como diferenciar osteoblasto e osteócito por seu aspecto ao microscópio óptico?
Osteoblastos são as células provenientes das células osteoprogenitoras, são responsáveis pela síntese do componentes orgânicos da matriz óssea,colágeno, proteoglicanos, glicoproteínas. 
osteócitos são células fusiformes e com numerosos prolongamentos citoplasmáticos que atravessam canais no osso, ligando as diversas células entre si e aos vasos sanguíneos que as alimentam. Cada célula localiza-se numa cavidade na osseína designada osteoplasto.
7. Faça uma pesquisa e responda: Tecido ósseo se regenera? Cite a fonte de sua pesquisa.
 Sim, sua regeneração se inicia a partir de um coágulo na extremidade do osso lesionado em virtude dos vasos sanguíneos rompidos, que logo é ocupado por fibroblastos e capilares, que geram uma massa parecida com cartilagem, chamada de calo temporário. Nele ocorre uma grande proliferação de células osteogênicas para formar o osso. Então, os osteoblastos formam o calo ósseo, que substitui o calo temporário, impedindo com que o local fraturado seja movimentado, e com o tempo, ele dá lugar à um osso compacto, processo que pode demorar até um ano, dependendo do organismo.
Acesso em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/cicatrizacao-fraturas.htm
Acesso em: https://saude.abril.com.br/medicina/como-o-osso-quebrado-se-regenera/#:~:text=Conhe%C3%A7a%20as%20etapas%20de%20repara%C3%A7%C3%A3o%20do%20tecido%20%C3%B3sseo%20ap%C3%B3s%20uma%20fratura&text=Quando%20o%20osso%20quebra%2C%20ocorre,que%20trabalhar%C3%A3o%20na%20regenera%C3%A7%C3%A3o%20%C3%B3ssea.
8. Estabeleça uma diferença e busque desenhos para cada um dos elementos figurados do sangue: 
· eritrócito;
São anucleadas com formato bicôncavo e não possuem organelas. São compostas por membrana plasmática, citoesqueleto, hemoglobina e enzimas glicolíticas. Transportam oxigênio dos alvéolos pulmonares para 	os tecidos e removem destes o gás carbônico levando-o para ser eliminado nos pulmões.
· leucócito; 
Células de defesa que atuam nos tecidos durante os processos imunes. Se subdivide em: Granulócitos e Agranulócitos. São células nucleadas produzidas na medula óssea e encontradas no sangue, com formato esférico, tamanho e volume superiores às hemácias que migram através do sangue até o local da agressão atraídos por substâncias químicas em um processo denominado quimiotaxia.
· neutrófilo; 
São os mais numerosos, cerca de 55 a 65% do total de leucócitos. São a primeira linha de defesa do organismo, já que são atraídos pela quimiotaxia até os microrganismos patogênicos, destruindo-os.
· eosinófilo; 
São células do sistema imune responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Com núcleo bilobado e com o citoplasma preenchido por muitos grânulos róseos. 
· basófilo; 
Os basófilos são um tipo de leucócito (células do sistema imunológico), produzidas na medula óssea vermelha, a partir da linhagem mielóide. São caracterizados por possuírem grandes grânulos e, um núcleo volumoso com formato irregular. É o tipo menos comum de leucócitos presentes na corrente sanguínea, representando 2% ou menos. Possuem uma função desconhecida, que acredita-se ser a liberação da heparina no sangue, uma espécie de coagulante.
· linfócito; 
Possuem um núcleo regular e que ocupa quase todo o volume da célula. Sua função é garantir imunidade aos organismos.
· monócito 
São células grandes com núcleo na forma de rim ou ferradura, ativas no processo de fagocitose de patógenos.
· plaqueta;
São fragmentos de uma célula poliplóide, localizada na medula óssea, denominada megacariócito. São anucleadas, apresentam vários tamanhos e possuem vida curta, não chegando a duas semanas.
1

Mais conteúdos dessa disciplina