Buscar

Prévia do material em texto

Prova de "Psicopedagogia: Avaliação e Diagnóstico"	
1 - A teoria das inteligências múltiplas identificou e descreveu originalmente sete tipos de inteligência nos seres humanos e obteve grande impacto na educação no início da década de 1990. Mais recentemente, acrecentou-se à lista um oitavo tipo, a inteligência naturalista. Quem iniciou a pesquisa sobre as múltiplas inteligências? (Valor: 1)
A) 	Johannes Kepler.
B) 	Howard Gardner.
C) 	Max Planck.
D) 	Robert Boyle.
2 - No que tange aos instrumentos de avaliação psicopedagógica, Pinel apresenta como vital importância para o psicólogo, cinco atitudes. Assinale a que NÃO é sugerida pelo autor: (Valor: 1)
A) 	Que conheça, estude, sinta e reflita sobre filosofia, moral e ética.
B) 	Cuidar de si para cuidar do ofício, dos objetos, e então cuidar dos modos-de-cuidar do "outro".
C) 	Evitar procurar supervisão de um outro psicólogo, com renome ou experiência na área, tendo em vista que o psicopedagogo deve exercitar por si mesmo a prática da avaliação.
D) 	Não se utilizar instrumentos como verdade definitiva, considerando o "ser sempre-estar-sendo", e sua faticidiade é a finitude, sempre pré-sente.
3 - De acordo com os textos estudados, assinale a definição correta de diagnóstico psicopedagógico: (Valor: 1)
A) 	O diagnóstico psicopedagógico busca investigar, pesquisar para averiguar quais são os obstáculos que estão levando o sujeito à situação de não aprender, aprender com lentidão e/ou com dificuldade; esclarece uma queixa do próprio sujeito, da família ou da escola.
B) 	O diagnóstico psicopedagógico tenta verificar quais são os obstáculos que estão levando o sujeito a aprender com rapidez, ignorando o próprio sujeito e a família.
C) 	Trata da distinção entre o trabalho clínico e o preventivo.
D) 	Busca identificar a eloquência dos alunos, suas limitações e possibilidades na prontidão para a leitura e para a escrita.
4 - Uma coleção de trabalhos escolares e outros materiais referentes à vida do aluno/cliente (fotos, filmes etc.), realizados em um certo período de tempo, com um propósito determinado que efetiva um trabalho cuidadoso de diagnóstico, cuidados e curativos psicopedagógicos. Esta é a definição de: (Valor: 1)
A) 	Teste de Critério.
B) 	Prova.
C) 	Diários de Aprendizagem.
D) 	Portfólio.
5 - O objetivo da prova é: (Valor: 1)
A) 	Avaliação e organização das notas, segundo o princípio do rendimento.
B) 	Avaliação e decisão a respeito do processo de aprendizagem, segundo o princípio da objetividade.
C) 	Reflexão e análise dos resultados e elaboração de estratégias para superação das dificuldades.
D) 	Adaptação e estratégia de conscientização do aluno.
6 - O teste ________________ consiste em dar possíveis interpretações a dez pranchas com manchas de tinta simétricas. (Valor: 1)
A) 	HTP.
B) 	Rorschach.
C) 	TAT.
D) 	Teste das fábulas.
7 - O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de: (Valor: 1)
A) 	Muito carinho e chamego para o aprendizado.
B) 	Predisposições genéticas adequadas para o aprendizado.
C) 	Nascer numa boa família.
D) 	Estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado.
8 - São objetivos de um Teste de Critério: (Valor: 1)
A) 	Extrair uma lista de objetivos de um curso; apresentar déficits do cliente/aluno.
B) 	Auxiliar o diagnóstico; estimular a motricidade.
C) 	Suprir informações que ainda estejam faltando; Confirmar suposições relativas àquilo que o cliente/aluno sabe ou como ele opera (faz para saber).
D) 	Corrigir o desconforto do cliente; firmar termos de compromisso.
9 - Um outro componente importante no processo de __________ é o reconhecimento de que isto é um processo e de que as decisões _______ não são possíveis até que haja dados suficientes. (Valor: 1)
A) 	Diagnóstico; diagnósticas.
B) 	Aprendizagem; etiológicas.
C) 	Diagnóstico; genéticas.
D) 	Aprendizagem; funcionais.
10 - Criar uma memória técnico-científica de práticas e experiências da/na instituição, que são registradas na Biblioteca ou Arquivo da agência, seja de saúde ou educação; facilitar o intercâmbio de relatos de experiências nas áreas de saúde e educação, desenvolvidas ou em desenvolvimento nas instituições; divulgar experiências ou práticas bem sucedidas realizadas por técnicos de saúde e educação; registrar uma experiência, arquivando-a e no mínimo encaminhando seu resumo para outras agências de saúde, educação, ensino e pesquisa, além de bibliotecas universitárias, possibilitando, caso haja interesse, a reprodução de todo material. Estes são objetivos que correspondem ao: (Valor: 1)
A) 	Relato de experiência ou prática.
B) 	Testes de Critério.
C) 	Teste de Rorschach.
D) 	Retratos da vida.
  • Relacionados
  • Inteligência Artificial