Buscar

Prévia do material em texto

Equipe 1°: Grupo Boticário: O sistema SSI Schafer na otimização da armazenagem.
HISTÓRICO O BOTICÁRIO (SLIDES 02 e 03) – MILLENA SILVA 
Para contar esta história, temos que voltar ao ano de 1977, quando o recém-formado bioquímico Miguel Krigsner resolveu abrir sua própria farmácia de manipulação na rua Saldanha Marinho, centro de Curitiba. Ao escolher o nome do negócio, Miguel decidiu prestar uma homenagem aos antigos farmacêuticos que manipulavam receitas de forma artesanal, quase mágica. Assim nasceu O Boticário.
No início, a botica era focada em medicamentos dermatológicos. Mas, ao perceber que a maioria dos clientes eram mulheres, Miguel colocou seu lado alquimista em ação e criou cremes faciais à base de algas marinhas e colágeno, que misturava em uma batedeira de bolos nos fundos da farmácia. O sucesso das fórmulas se espalhou pela cidade e mudou para sempre os rumos do negócio. Em 1979, a trajetória de Miguel Krigsner se cruzou com a de outro empreendedor. Silvio Santos havia desistido de abrir uma marca de perfumaria no Brasil e possuía 60 mil frascos em forma de ânfora, mas a oferta era levar tudo ou nada. Mesmo sem ter o dinheiro ou espaço para armazená-los, Miguel fez uma proposta para levar todos sob a condição de devolvê-los se não conseguisse pagá-los. Miguel sabia que, para combinar com o clima do Brasil e com o jeito único de ser da mulher brasileira, a fragrância tinha de ser leve e suave, mas com bastante personalidade.
A cada mistura de ingredientes, o dono da botica e a perfumista testavam para incrementar com outros. De repente, em um desses testes, Miguel resolveu que havia chegado ao que ele queria. Apesar da perfumista ainda não considerar a fragrância pronta, resolveu aprová-la como estava e não poderia estar mais certo. Desta mistura mágica de ingredientes nasceu Acqua Fresca, uma das fragrâncias mais vendidas no mundo e a primeira a ser engarrafada na icônica ânfora de O Boticário. Na época, o sucesso foi tanto que ela chegou ao posto de segunda fragrância mais vendida do mundo.
1979 ainda trouxe mais novidades. Foi também o ano em que O Boticário abriu a loja que iniciou a maior rede de franquias do Brasil. O lugar escolhido foi o Aeroporto Internacional de Curitiba, um ponto estratégico para espalhar a beleza pelos quatro cantos do mundo.
Em 1982, mais uma dose de otimismo e coragem foi acrescentada à fórmula de sucesso de O Boticário. Apesar do cenário econômico desfavorável, Miguel Krigsner seguiu sua intuição e decidiu abrir sua primeira fábrica, em São José dos Pinhais, interior do Paraná.
O SISTEMA SSI SCHAFES (SLIDES 04, 05 e 06) – ROMÁRIO POSSIDÔNIO 
Decidimos abordar sobre O sistema SSI Schafer na armazenagem do Grupo Boticário, na qual daremos grande relevância para o sistema utilizado e seus resultados após implementação.
SSI SCHAEFER: Parceiro logístico inovador orientado ao futuro
Mais de 80 anos atrás, o Grupo SSI SCHAEFER estava sendo fundado na Alemanha, o qual, em pouco tempo, passaria a operar internacionalmente. Através de 6 continentes, mais de 10.500 funcionários moldam o futuro da intralogística, desenvolvendo conceitos e soluções inovadoras para diversos setores de mercado. A nova era digital trouxe desafios, mas também oportunidades e a empresa soube aproveita-las e transferi-las para o complexo mundo de fluxos de materiais.
Na SSI SCHAEFER, sempre pensamos a longo prazo e além do óbvio. Em um mundo cada vez mais dominado pela digitalização e que exige máxima flexibilidade, criamos soluções inteligentes e tecnologias de ponta para hoje e para o futuro. Atitude pragmática, confiabilidade, espírito inovador, visão de futuro e ambição de ser um parceiro de longo prazo incorporam as características que definem nosso DNA corporativo. Por isso, resumimos nossa identidade em uma simples, porém significativa, frase: "Think Tomorrow".
VALORES:
· Mentalidade Sistêmica
· Tecnologia orientada para soluções
· Alto desempenho
· Orientações a longo prazo
· Compromisso com os clientes
· Pragmatismo
· Excelência como fabricante
A SSI SCHAEFER é a líder mundial em produção e fornecimento de sistemas logísticos e tecnologias em armazenagem. O grupo SSI SCHÄFER é o maior fornecedor de sistemas de armazenagem e soluções logísticas do mundo. Conta com aproximadamente 10.500 colaboradores distribuídos entre sua sede na Alemanha, suas fábricas e suas mais de 70 filiais.
Sistema com a capacidade de identificar os problemas e necessidades dos clientes, não lhes oferecendo simplesmente a solução mais óbvia, mas criando antes a solução perfeita para a sua demanda. Conhecida por ser fornecedora de sistemas completos. Estas soluções são pragmáticas, efetivas e orientadas para o futuro.
O BOTICÁRIO: O SISTEMA SSI SCHAFER NA OTIMIZAÇÃO DA ARMAZENAGEM (SLIDE 07) – BRENA ELLEN
Bom, após nosso orientador/professor Paulo André passar um vídeo sobre sistema de gestão e seus impactos na logística em algumas empresas, vimos que esse case nos ajudaria a melhor a absorver o conteúdo de Práticas Logísticas porque remetia a fatos reais e pontos positivos que o sistema trouxe para a armazenagem do Boticário, tornando-o assim uma prática de logística eficiente e gradual.
SISTEM DE ARMAZENAGEM DA SCHAFER (SLIDE 08) – BRENA ELLEN
PALETES
Os porta paletes passaram a ser parte integral da intralogística desde que o armazenamento de mercadoria começou a ser realizado em paletes padronizados. Quer se trate de um sistema de estantes individual, de um armazém autoportante ou de um armazenamento em canal, de forma manual, semi ou totalmente automático, a SSI SCHÄFER oferece a solução completa para o armazenamento de paletes e de transportadores de produtos volumosos.
CAIXAS
Oferecemos soluções personalizadas para qualquer tipo armazenamento, abrangendo não apenas caixas empilháveis robustas, diferentes tipos de contêineres e sistemas miniload, mas também máquinas complexas para armazéns e sistemas shuttle para contêineres, caixas e bandejas. Como uma empresa familiar e financeiramente independente, podemos garantir a máxima segurança do projeto, além de fornecer o sistema integral proveniente de um único fornecedor.
Nossa capacidade própria de produção nos torna independentes de soluções de sistemas usuais, disponíveis no mercado. Nós desenvolvemos produtos inovadores e soluções personalizadas, que possibilitam uma organização eficiente dos seus artigos de armazenamento e de transporte.
MESANINO
Dependendo do perfil de requisitos e das necessidades do cliente, a nossa gama de produtos inclui plataformas autoportantes ou sistemas de estantes sobre plataformas. No caso de plataformas, os corredores são instalados entre as filas de estantes ou toda a superfície da plataforma é montada sobre os sistemas de estantes. Isto permite que as estantes fixas, as estantes drive-in e as estantes de paletes funcionem, de forma ideal, como sistemas portantes. Este tipo de configuração é apropriado, sempre que as tarefas de picking sejam predominantes e/ou se forem necessários sistemas de transporte adicionais. Os nossos sistemas são ampliáveis tanto no sentido longitudinal como transversal, e podem ser adaptados a diferentes cargas e requisitos no local. As plataformas também podem ser concebidas como sistemas de andares múltiplos, de acordo com as suas necessidades. A nossa vasta gama de acessórios inclui diferentes pedestais e perfis de suporte, grades e locais de transferência, revestimentos dos pisos, escadas e corrimões, assim como todo o equipamento de iluminação.
A GESTÃO ANTES DA INOVAÇÃO NA LOGÍSTICA (SLIDE 09) – MESSIAS GABRIEL
 A empresa então localizada no Centro de Distribuição em São José dos Pinhais – Paraná estava recebendo uma demanda de produtos em grande quantidade e diferenciados e com isso acontecia diversas avarias de produtos por não ter onde coloca-los e ampliar o CD entre as laterais era um custo de alto porte. Havia também um problema com a acurácia de entrada e saída de paletes. Havia problemas logísticos em saber onde armazenar e a falta de agilidade nas operações, havia uma lentidãoem saber a disponibilidade de paletes entre a fábrica e CD necessitam. Havia lentidão na área de picking devido a demanda muito grande.
OBS: TENTAR DETALHAR MAIS COMO ERA ANTES DA IMPLANTAÇÃO
A GESTÃO APÓS A INOVAÇÃO LOÍSTICA (SLIDE 10 e 11) – MESSIAS GABRIEL
Trata-se de um dos mais modernos e automatizados armazém nas indústrias brasileiras e no mundo, a automação industrial já vem sendo plantada da indústria desde anos 50. Foi nessa época, também conhecida como anos dourados, que o termo automação começou a se popularizar. Assim, descrevia-se a movimentação automática de materiais, graças a esse sistema a Boticário conseguiu duplicar sua capacidade de armazenagem sem precisar expandir suas instalações. Apenas alguns meses após a conclusão do armazém em São José dos Pinhais, o Grupo Boticário escolheu a SSI SCHÄFER para construir um dos maiores e mais modernos centros logísticos da América Latina. O armazém de 40 metros de altura possui mais de 46.000 posições de armazenagem para matéria prima e material de embalagem (os quais abastecem as linhas de produção da fábrica) e produtos acabados (que são enviados para o centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos, há 100 km de Camaçari). Todo o processo de entrada e saída de paletes assim como a gestão das posições de armazenagem é feita pelo software WAMAS, o qual garante a disponibilidade imediata do pallet no momento que a fábrica e o centro de distribuição necessitam. A tendência é que seja implantado cada vez mais projetos como esse futuramente em todo o mundo, deixando tudo cada vez mais automatizando, deletando algumas áreas de trabalho, mas por outro lado abrindo novas portas também.
Realização de 3 grandes projetos em diferentes regiões
Total de 90.000 posições palete
Componentes de hardware e software escalonáveis
Movimentação de materiais inteligente
Gerenciamento confiável
Expansão dos Centros de Distribuição em 3 locais diferentes.
OS 3 PROJETOS O BOTICÁRIO (SLIDE 12) – MARIA ISABEL
Dados do Centro de Distribuição em São José dos Pinhais:
O Grupo Boticário precisou ampliar também a capacidade de seu armazém. Para isso, a SSI SCHÄFER levantou em uma área de 4.000 m² um armazém autoportante de 30 metros de altura, com mais de 24.000 posições palete (incluindo um sistema de conveyor conectado à área de expedição).
Dados do Moderno Centro Logístico em Camaçari:
O armazém de 40 metros de altura possui mais de 46.000 posições de armazenagem para matéria prima e material de embalagem (os quais abastecem as linhas de produção da fábrica) e produtos acabados (que são enviados para o centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos, há 100 km de Camaçari). Todo o processo de entrada e saída de paletes assim como a gestão das posições de armazenagem é feita pelo software WAMAS, o qual garante a disponibilidade imediata do pallet no momento que a fábrica e o centro de distribuição necessitam.
Dados do Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos:
A finalidade desse armazém de 30 metros de altura e quase 20 mil posições de armazenagem é abastecer a área de preparação de pedidos do centro de distribuição, o qual atende a demanda de todas as franquias das regiões norte e nordeste do Brasil.
OBS: PESQUISAR MAIS SOBRE OS 3 LOCAIS DOS PROJETOS
DADOS REAIS DOS RESULTADOS OBTIDOS (SLIDES 13, 14 e 15) – CLEILTON ANDRADE
Dados financeiros:
Entre 2010 e 2014, o Grupo Boticário investiu cerca de R$ 1 bilhão em ampliação e modernização das unidades operacionais
Dados estruturais:
São José dos Pinhais: capacidade máxima antes = 12 mil posições de armazenagem \\\\\\\\\ capacidade máxima depois = 24 mil posições de armazenagem.
Antes realizava 60 ciclos duplos por hora com ajuda manual \\\\\\\\\\\\ depois realizou 120 ciclos duplos por hora com 6 trans elevadores, totalmente automático.
Entregava 1.673 caixas de pedido por hora \\\\\\\\\\\\\ depois passou a entregar 3.626 caixas de pedido por hora.
Camaçari: capacidade máxima antes = 23 mil posições de armazenagem \\\\\\\\\ capacidade máxima depois = 46,200 mil posições de armazenagem.
Antes realizava 49 ciclos duplos por hora com ajuda manual \\\\\\\\\\\\ depois realizou 98 ciclos duplos por hora com 5 trans elevadores, totalmente automático.
Entregava 1.366 caixas de pedido por hora \\\\\\\\\\\\\ depois passou a entregar 2.733 caixas de pedido por hora.
OBS: PESQUISAR MAIS SOBRE OS DADOS DOS RESULTADOS OBTIDOS

Mais conteúdos dessa disciplina