Buscar

Prévia do material em texto

SISTEMAS DE TRANSPORTE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	GST1808_A7_201908429496_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: REGIANE DE OLIVEIRA
	Matr.: 201908429496
	Disc.: SISTEMAS TRANSPORTE 
	2020.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		(ENADE/2012) A escolha de um modal de transporte depende de uma variedade de características dos serviços que são fundamentais, como tarifas de fretes, confiabilidade, tempo em trânsito, perdas, danos, processamento das respectivas reclamações, rastreabilidade, considerações de mercado do embarcador e considerações relativas aos transportadores, que afetam significativamente os custos dos serviços.
Considerando o contexto mencionado acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando se escolhem serviços de menor agilidade e confiabilidade, mais estoques aparecerão no canal de distribuição.
PORQUE
II. A rapidez e a confiabilidade afetam os níveis de estoques do embarcador e do comprador (estoque de pedido e estoque de segurança), tanto quanto o nível dos estoques em trânsito entre as sedes do embarcador e do comprador. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
Explicação:
Os estoques incorrem em custos, oneram o capital, ocupam espaço e necessitam de gerenciamento tanto na entrada como na saída. Eles podem tornar-se obsoletos e ultrapassados, causando prejuízos para o empreendimento. Isto leva à necessidade de eficiência na sua gestão.
O desempenho e a eficácia dos estoques podem ser aumentados substancialmente e a incerteza reduzida, integrando-se as necessidades de informação (previsões, pedidos, planos de marketing, composição de estoque e posição da expedição), para toda a empresa e os participantes da cadeia de distribuição. A informação é um fator importante para melhorar a competitividade da logística. É tecnologia-chave para aperfeiçoar o planejamento, as operações e a avaliação de desempenho. Isto pode levar a um aumento da agilidade e confiabilidade na gestão dos estoque com redução dos seus níveis.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Indique qual opção apresenta a principal carga transportada pelo modal ferroviário:
	
	
	
	Manufaturas
	
	
	Minério de ferro
	
	
	Líquidos inflamáveis
	
	
	Carga frigorificada
	
	
	Itens de grande volume
	
Explicação:
Transporte ferroviário é o realizado sobre linhas férreas para transportar pessoas e mercadorias. As mercadorias transportadas neste modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, etc. sendo principalmente o minério de ferro.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Podem ser ditas como características do modal aéreo:
	
	
	
	Alta capilaridade e alta frequência
	
	
	Ter capacidade de carga que possibilita o estoque em trânsito
	
	
	Eficiência e eficácia para curtas distâncias
	
	
	Altos custos fixos e altos custos variáveis
	
	
	Atender a qualquer tipo de carga.
	
Explicação:
Necessita de altos investimentos em infra-estrutura, com altos custos fixos e variáveis, como aquisição de aeronaves, construção e aparelhamentos de terminais (aeroportos) e, ainda, no controle de tráfego aéreo. Possui pequena capacidade de carga, sendo mais indicado para mercadorias de alto valor agregado (produtos farmacêuticos, ouro, jóias, aparelhos eletrônicos).
É muito flexível em rotas, apesar da necessidade de apoio terrestre, porém, bastante restrito no que se refere a horários, devido a esquemas rígidos de controle de tráfego aéreo e pelos horários de chegada e partida de aeronaves nos aeroportos. É seguro por haver exigências rígidas de controle de tráfego aéreo. É o modo de custo operacional mais alto, em relação ao peso total transportado, pelo fato de não ser econômico energeticamente. Não oferece, também, o transporte porta-a-porta. É altamente poluente, com altos índices de poluição sonora.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Cada modal tem suas características operacionais, vantagens e desvantagens, portanto, quando necessitar de decisão para utilização de um modal, será importante saber a performance de cada um deles em relação a alguns aspectos importantes, como: tempo de entrega, segurança, índice de danos, etc. O maior valor de frete é uma desvantagem de qual modal?
	
	
	
	ferroviário
	
	
	Aeroviário
	
	
	Marítimo
	
	
	. Rodoviário
	
	
	dutoviário
	
Explicação:
O modal aéreo que é um transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência de entrega. O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido, além de ser mais viável para remessas como bagagem, peças de reposição, produtos eletrônicos, mercadoria perecível, brindes, medicamentos, amostras, etc.
Em contrapartida, há desvantagens, como, menor capacidade de carga, valor de frete elevado em relação aos outros modais e custo elevado da sua infra-estrutura.O transporte aéreo visa atender empresas que necessitam de entregas rápidas para encomendas de pequeno porte, de alto valor, assim como documentos com emergência de entrega.
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo algumas metodologias, é uma característica do produto e deve ser analisada na escolha do transporte:
	
	
	
	Os acessos aos pontos de entrega
	
	
	A eficiência no recebimento.
	
	
	A obsolescência e deterioração
	
	
	As considerações legais
	
	
	As políticas e desempenho da concorrência
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As ferrovias no Brasil estão geograficamente concentradas:
	
	
	
	na região Nordeste, como resultado das políticas coloniais de transportes das commodities aqui cultivadas pela metrópole.
	
	
	em todo o litoral, como herança da concentração populacional nessa faixa do país.
	
	
	na região Sudeste, em razão das estruturas instaladas no auge da economia cafeeira.
	
	
	no Sul, para atender os interesses das oligarquias gaúchas.
	
	
	no Centro-Oeste, como uma obra de promoção da política da Marcha para o Oeste.
	
Explicação:
Geograficamente, as ferrovias encontram-se mal distribuídas pelo território nacional, que concentra mais da metade delas na região Sudeste, enquanto as regiões Norte e Centro-oeste possuem apenas 8% da malha.
A malha ferroviária se restringe ao Sudeste, isso em razão da influência do café no período da construção e instalação da maioria das ferrovias. Mas o problema não é somente a má distribuição, como também a pequena quantidade e a ausência de uma integração adequada. Nos Estados Unidos, que possuem uma extensão territorial semelhante à brasileira, há cerca de 200 mil quilômetros de linhas férreas, enquanto por aqui existem apenas 40 mil. Além disso, o Brasil é o único país continental que não apresenta um sistema ferroviário totalmente integrado.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Como é calculada a depreciação mensal do veículo possuindo as seguintes informações: A) valor de aquisição do veículo; B) valor residual do veículo ao final de sua vida útil; C) número de meses correspondentes à vida útil.
	
	
	
	(A - B) / C
	
	
	C / (A + B)
	
	
	(B - C) / A
	
	
	B / (A - C)
	
	
	(A + C) / B
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Como cada serviço possui característicasdiferenciadas de custos, sempre existirão serviços com vantagens nas tarifas e outros que não conseguirão essas mesmas vantagens. O fator que está relacionado com entregas ou coletas em grandes centros urbanos, com horários específicos para circulação e janelas definidas para coleta/entrega nos clientes é denominado:
	
	
	
	Manuseio do Produto
	
	
	Sazonalidade
	
	
	Risco da Carga
	
	
	Transito
	
	
	Acomodação da Carga

Mais conteúdos dessa disciplina