Buscar

Prévia do material em texto

URBANIZAÇÃO EUROPÉIA 
A urbanização resulta fundamentalmente da transferência de pessoas do meio rural (campo) para o meio urbano (cidade). Assim, a idéia de urbanização está intimamente associada à concentração de muitas pessoas em um espaço restrito (a cidade) e na substituição das atividades primárias (agropecuária) por atividades secundárias (indústrias) e terciárias (serviços). Entretanto, por se tratar de um processo, costuma-se conceituar urbanização como sendo "o aumento da população urbana em relação à população rural", e nesse sentido só ocorre urbanização quando o percentual de aumento da população urbana é superior a da população rural.
O renascimento do comércio acarretou importantes consequências para a organização feudal. Entre elas, a crescente urbanização, que contribuiu para a difusão ainda maior do comércio. Entre o campo e a cidade, estabeleceu-se uma divisão de trabalho, dando ao sistema feudal uma nova feição.
Os movimentados centros urbanos abrigavam essencialmente comerciantes e artesãos que, desafiando as autoridades feudais, foram lentamente se emancipando dos domínios senhoriais, muitas vezes sob a proteção dos reis.
Um orgulhoso patriciado urbano, formado por riquíssimos mercadores, governava as cidades. As corporações de ofício, que reuniam os artesãos de uma determinada atividade, multiplicavam-se com seus mestres, oficiais e aprendizes.A Revolução Insdustrial trouxesse como consequencia a rápida e intensa urbanização,pois houve uma grande mecanização do campo que substituiu a mao-se-obra nao qualificada, assim muitas pessoas ficaram desempregadas e foram para a cidade em busca de melhores condições de vida e de empregos nas fábricas e indústrias.Limite é o equilibrio ente a população rural e urbana. Muitos países europeus já chegaram ao equilibrio, tendo 90% da sua população vivendo na zona urbana e apenas 105 ou menos na zona rural.
 Os países europeus ocidentais tem um elevado padrão de vida, pois com a crescente industrialização fez com que gerasse emprego para a população e renda para o país que investiu em saneamento básico, infra-estrutura.Também a União Européia incentivou o comercio entre os países europeus,e isso trouxe investimentos para os países. A taxa de mortalidade infantil é um dos melhores indicadores sociais da condição de vida da população.
 Quanto maior o desenvolvimento econômico menor vai ser o crescimento demográfico do país, pois as pessoas vao querer se destacar no mercado de trabalho,progredir na carreira e se tiver filhos vai atrapalhar o seu rendimento no trabalho.Outros motivos que justificão a diminuição do número de filhos:
*Queda da fertilidade da mulher.
*Universalização da educação.
*Mudança na tradicional família.
*queda do número de casamentos.
*uso de anticoncepcionais.
*legalização do aborto e a entrada da mulher no mercado de trabalho.
O renascimento urbano europeu deveu-se principalmente a algumas modificações nas técnicas agrícolas, que possibilitaram o aumento da produção gerando dois resultados: aumento da população, que passou a se alimentar melhor, e um excedente de produtos, que passaram a ser comercializados a partir da criação das feiras. Estas últimas podem ser apontadas como as principais responsáveis pela urbanização entre os séculos XI e XII, visto que as cidades começaram a se organizar a partir das mesmas.
A Inglaterra foi o primeiro país do mundo a se urbanizar (em 1850 já possuía mais de 50% da população urbana), no entanto a urbanização a celerada da maior parte dos países desenvolvidos industrializados só ocorreu a partir da segunda metade do século XIX. Além disso, esses países demoram mais tempo para se tornar urbanizados que a maioria dos atuais países subdesenvolvidos industrializados.

Mais conteúdos dessa disciplina