Buscar

Prévia do material em texto

QUESTÃO A
 
Texto 1
“É consensual que as contribuições oriundas das vivências corporais das mais diversas culturas de movimento existentes são de extrema relevância para a sociedade humana em todas as fases da vida dos indivíduos. No entanto, é no nível precoce de escolaridade que a educação física se faz imprescindível, visto que, durante a infância, são alicerçadas as bases fundamentais do sujeito, ou seja, afetividade, cognição e motricidade.”.
COQUEREL, Patrick Ramon Stafin. Fundamentos e Metodologia da Educação Física.
2. ed. Curitiba: Editora Fael, 2012.
 
Texto 2
“Qualquer pessoa que adentre uma escola de educação infantil ou dos anos iniciais do Ensino Fundamental deparar-se-á com um sem-número de práticas corporais, como danças, mímicas,
brincadeiras, cantigas, entre outras, que comumente ocorrem no pátio ou nos corredores. E por que isso acontece? Ora, essas manifestações culturais são formas de expressão da vida e da realidade variada em que vivem as crianças. Como artefatos culturais, as práticas corporais comunicam valores, expressam sentimentos, cultuam subjetividades e significados, ou seja, contribuem na constituição da identidade dos sujeitos”.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física na perspectiva cultural: proposições a partir do debate em torno do currículo e da expansão do Ensino Fundamental. Horizontes, v. 27, n. 2, p. 11, 2009.
Os trechos apresentados acima indicam que a educação física escolar exerce papel fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, alicerçando o processo de desenvolvimento integral da criança (afetivo, emocional, social, cognitivo e motor). Além disso, as práticas corporais são fundamentais para um trabalho que tenha como pano de fundo as diferentes culturas e a interdisciplinaridade.
 Nesse contexto, elabore um texto sobre atividades que efetivem práticas da cultura do movimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando os seguintes aspectos:
·         a concepção interacionista-construtivista da educação física, com atenção para os jogos de exercício, simbólicos e de regras;
·         as habilidades motoras, manipulativas, estabilizadoras e locomotoras;
·         a valorização de diferentes culturas por meio do movimento em uma perspectiva interdisciplinar.
No texto, poderão ser citadas atividades relativas a brincadeiras, jogos e esportes e é importante que seja feita a relação da atividade citada com os aspectos indicados acima.
 
 
QUESTÃO B
Os jogos e brincadeiras podem ser trabalhados como estratégias motivacionais de aprendizagem, além de auxiliar o educador a resgatar o interesse, e entusiasmo pelo ato de aprender. As brincadeiras e jogos são uma situação de aprendizagem.
Produza um plano de aula dentro da disciplina de Educação Física para o 5º Ano do Ensino Fundamental, propondo uma atividade que promova o equilíbrio, coordenação motora e concentração nos alunos. Lembre-se que seu plano de aula precisa conter: conteúdo, objetivos, metodologia, avaliação e recursos utilizados para o desenvolvimento da aula.
Resposta 01
    O papel da Educação Física no contexto escolar dos Anos Iniciais é importante para a integração das crianças na prática das atividades que possibilitem desenvolver e potencializar suas habilidades para uma futura inserção no esporte, aprimorando assim questões cognitivas, sociais, afetivas e motoras. Sendo elas locomotoras, manipulativas e estabilizadoras. Tendo como objetivos específicos a intervenção realizada a partir de atividades lúdicas desenvolvendo as habilidades locomotoras (andar, correr, saltar e etc ), manipulativas (arremessar, receber, chutar, rebater e etc ) e estabilizadoras (equilibrar, rolar e etc ) As atividades são ancoradas num processo prévio de observação e de aprofundamento bibliográfico no desenvolvimento das habilidades motoras realizadas pelos acadêmicos. 
   O Objetivo da Abordagem Construtivista da Educação Física é o desenvolvimento de habilidades que permitem se expressar no mundo, através da interação com o meio, com foco na criação de conflitos e resolução de problemas motores. O professor é o facilitador, o mediador do processo de aprendizagem e deve levar em conta o conhecimento que o aluno já possui, que ele adquiriu através da interação com o meio social e cultural no qual ele vive.
    A partir dos interesses dos alunos o professor deve criar conflitos, mostrar outros pontos de vista, sugerir outros conceitos, criar problemas a serem resolvidos, e através da interação do aluno com o meio (as atividades, os jogos, brincadeiras, esportes, o espaço, os acessórios, outros alunos e professor) ele vai desenvolver o conhecimento e as habilidade motoras, afetivas e cognitivas.
 
Resposta 02
Plano de aula Educação Física para o 5º Ano do Ensino Fundamental
 
Tema: Futsal
 
Objetivo:
Desenvolver o jogo coletivo e a estratégia; desenvolver a habilidade de passar e chutar com as duas pernas; desenvolver o controle emocional durante uma atividade competitiva (perceba que os objetivos desta aula possui o desenvolvimento de habilidade cognitivas, motoras e afetivo sociais).
Conteúdo:
2º parte: Depois de alguns minutos o professor interrompe o jogo e oferece um tempo para que os alunos de cada equipe discutam uma estratégia coletiva para resolver o problema criado pela nova regra (os alunos agora usaram a linguagem para se expressar, precisarão usar esquemas cognitivos já existentes ou assimilar e acomodar novos esquemas cognitivos através da interação com os colegas).
3º parte: Após retornarem ao jogo, os alunos agora devem resolver um novo problema, agora só poderão tocar na boa com a perna que não é a “boa”, ou seja, os destros devem jogar com a perna esquerda e os canhotos com a perna direita (os alunos agora vivenciaram um desafio motor, precisaram desenvolver a habilidade motora de passar e chutar a bola com a perna que não é a boa).
Recursos:
 Em todos os momentos da aula o professor deve estar observando e mediando, dando orientações que ajudaram os alunos a desenvolver as habilidades e resolver os problemas.
Parte final da aula (avaliação)
 Ao final da aula o professor deve fazer uma roda de conversa com os alunos sobre as atividades desenvolvidas na aula, dessa forma os alunos usaram a linguagem verbal para se expressa sobre as dificuldades encontradas e como fizeram para resolver os problemas.
 
Metodologia
1º parte: Os alunos se organizam em equipes para um jogo de Futsal normal (conhecimento prévio dos alunos).
2° parte: Depois de poucos minutos, o professor para o jogo e explica uma nova regra, que todos os jogadores precisam tocar na bola para que a equipe possa tentar fazer um gol (o professor criou um conflito entre o conhecimento prévio do aluno e uma nova regra que precisa ser respeita, ou seja, os alunos precisam resolver coletivamente esse problema).
 
Comentários
Comentário:
Olá, Parabéns pela sua avaliação, soube desenvolver bem os conteúdos seguindo as abordagens adequadas ao desenvolvimento completo do aluno.

Mais conteúdos dessa disciplina