Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - FUNDAMENTOS CONTÁBEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE: MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO: GESTÃO PUBLICA - EAD
PROFESSORA: TARCIANA BORGES FERREIRA
TUTORA: ÉRICA NUNES 
ALUNO: RONDINELE FRANCISCO SANTOS DA SILVA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Logo de Início podemos identificar que ele está quebrando o Postulado Contábil da Entidade, que determina que o patrimônio de toda e qualquer entidade que manipula recursos econômicos, independente da finalidade de gerar ou não lucros, de ser pessoa física ou jurídica, não deve se confundir com o patrimônio de seus sócios ou acionistas, ou proprietário individual e nem sofrer os reflexos das variações nela verificadas.
 Neste caso a empresa dele apesar de atuar no mesmo local da empresa da sua esposa, são duas empresas separadas e o que foi apresentado mostra que o comercio de materiais de construção age como se o escritório de arquitetura fosse parte dele, arcando com algumas despesas operacionais. A Entidade (empresa) não se confunde com a pessoa física do sócio, ou neste caso outra empresa, juridicamente são duas pessoas distintas com obrigações diferentes, fora em casos especiais como a fusão e a incorporação das duas.
Portanto, essa atitude do dono da empresa aumenta os custos da sua empresa como pode causa-lhe prejuízos futuros. 
Outro princípio que está sendo desobedecido é o Princípio da Competência, que estabelece que as receitas e as despesas devem ser atribuídas aos períodos de sua ocorrência independentemente de recebimento e pagamento. 
A forma como ele realiza sua contabilização também pode prejudicar a forma como que as movimentações financeiras sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período, podendo gerar distorções nas mesmas de forma a não apresentar a real situação da empresa.
Esta empresa deveria contabilizar a receita ou a despesas no momento em que ela foi incorrida (aconteceu) e não quando foi recebida ou paga, respectivamente. Esse equívoco infringe a norma brasileira que diz que toda empresa deve se utilizar o regime de competência, exigindo, para fins de tributação, a observância do período de competência, para fins de apuração do lucro. Vale ressalta que as duas empresas devem fazer suas contabilidades separadamente, diluindo cada uma suas receitas.
REFERÊNCIAS
Blog kino - Sete princípios Básicos da Contabilidades DE AGOSTO DE 2018.https://blog.sejakino.com.br/os-sete-principios-da-contabilidade/.10 
Princípios Contábeis: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/principiosfundamentais.html 
Portal de Auditoria - Postulados e princípios Contábeis: 21 de dezembro DE 2017. https://portaldeauditoria.com.br/postulados-e-principios-contabeis/.
TIPOS DE RECEITAS: http://contabeissemsegredos.com/tipos-de-receitas/: