Buscar

Cultura e Sociedade na Modernidade Avaliação II FLEX

Prévia do material em texto

Cultura e Sociedade na Modernidade Avaliação II - FLEX
	1.
	A reforma parisiense foi importante para compreendermos as transformações urbanas vividas no Brasil no século XX. Uma das ações inspiradas no projeto de urbanização de Paris e implantada pelo governo brasileiro foi a política popularmente chamada de "bota abaixo". O bota abaixo foi uma ação violenta do poder público para a retirada da população pobre do centro da cidade, povoada por cortiços. Sobre a experiência brasileira da modernidade, analise as sentenças a seguir:
I- O governo se amparou na reforma parisiense para justificar a "limpeza" do centro para a modernização o Rio de Janeiro e também se utilizou das teorias dos médicos higienistas, dentre os quais, o médico sanitarista Oswaldo Cruz. 
II- O governo tinha como objetivo destruir os cortiços no Rio de Janeiro para construir uma cidade semelhante a New York, nos Estados Unidos, com construções imponentes no centro e moradias luxuosas.  
III- A charge faz alusão à ação violenta do governo para a destruição do cortiço Cabeça de Porco, localizado no Rio de Janeiro. Com a destruição dos cortiços e sem opção de moradia no centro da cidade, a população pobre começou a habitar os morros, formando as favelas. 
IV- As ações de "limpeza" das cidades se amparavam teoricamente no planejamento racional das cidades e nas ideias higienistas dos médicos sanitaristas. Através das análises de dados, os médicos defendiam que, no aglomerado de pessoas, concentrava-se a maior ocorrência de doenças. Além disso, a falta de saneamento básico, a sujeira e a presença de ratos eram determinantes para disseminar as epidemias que afetavam ricos e pobres. 
Agora assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: https://www.google.com.br/search=charge+corti%C3%A7o+cabe%C3%A7a+de+porco&rlz=1C1GGRV_enBR774BR774&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiQvKCEw_bXAhXJvJAKHSISDRkQ_AUICigB&biw=1024&bih=609#imgrc=12d1I9KFTTQ89M:. Acesso em: 6 dez. 2017.
	
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV. estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	O processo de urbanização se intensificou no Ocidente após a Revolução Industrial, devido à migração de parte da população do campo em direção aos núcleos urbanos que estavam se formando. Entretanto, o planejamento racional das cidades começou na França e não na Inglaterra. Inclusive, os planos urbanos das cidades modernas da França, em particular, de Paris, serviram como referência para a reforma urbana no Brasil, no Rio de Janeiro. Com relação às novas ideias de planejamento dos espaços urbanos na França, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Embasados no planejamento racional dos espaços urbanos, os urbanistas transformaram as cidades em um espaço funcional, onde o viver, o trabalhar, o recrear-se e o circular deveriam estar presentes em todos os planos de ordenação.
	 b)
	Os boulevares franceses eram um tipo de via estreita, semelhante aos atuais calçadões, projetadas para a construção de espaços de sociabilidades como parques e jardins botânicos, onde se demonstrava profunda preocupação com a paisagística.
	 c)
	O antigo arruamento desordenado nas cidades francesas estava condenado a ser desfeito e destruído e o novo, com bases na geometria e simetria, deveria ser implantado. Como solução de espaço, surgem os boulevares franceses.
	 d)
	Para a construção dos boulevares franceses ocorreu a eliminação das habitações miseráveis como os cortiços e moradias improvisadas. Essa ideia de limpeza urbana para a construção de vias longas e com largos corredores serviram como referência para a reforma urbana no Brasil, no século XIX no Rio de Janeiro, quando foram destruídos os cortiços.
	3.
	Nos séculos XIX e XX ocorreu a consolidação do aparato policial como um instrumento de opressão utilizado pelo Estado Laico Moderno em defesa dos interesses da sociedade racional, industrial e urbanizada. Conforme Batitucci (2010), é consenso para a maioria dos autores que a polícia, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, desenvolveu-se no sentido da profissionalização e da legitimidade, conquistando o monopólio da atividade de enfrentamento ao crime e à desordem social. Com relação ao controle social e os instrumentos utilizados no contexto da modernidade para manter a ordem e a segurança, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das preocupações do Estado e das autoridades que patrulhavam e zelavam pela ordem era a de fazer "circular" os ares e manter arejado o interior dos ambientes, desfazer os aglomerados de pessoas, mantê-las em movimento e circulação, para tanto, foi necessário construir as ruas e avenidas amplas e retas.
II- Do ponto de vista urbanístico, o modelo das cidades nascentes na Europa estava pautado na corrente marxista liberal, em moda por parte dos urbanistas e planejadores das cidades francesas, assim como entre os construtores dos famosos boulevares. 
III- Com a construção dos boulevares franceses que representavam uma solução para o antigo arruamento desordenado, ocorreu a eliminação das habitações miseráveis, os cortiços e moradias improvisadas. 
IV- A construção de ruas, avenidas e largos corredores com bases na geometria e simetria em linha reta permitia a movimentação eficaz das tropas de artilharia e infantaria contra possíveis barricadas e insurreições populares. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BATITUCCI, Eduardo Cerqueira. A evolução institucional da Polícia no século XIX: Inglaterra, Estados Unidos e Brasil em perspectiva comparada. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 4, 7. ed. ago/set, 2010. Disponível em: <file://grupouniasselvi.local/RDS/Users/82718148934/Downloads/73-131-1-SM.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2017.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	Os sentidos da modernidade se entrecruzam com o surgimento das cidades e suas habitações populares coletivas, com as fábricas e os novos tipos de edificações. Contudo, o processo de urbanização da sociedade e da industrialização veio acompanhado de ações políticas de ordem higiênica, espacial e construtiva, bem como, de forte exclusão social de algumas minorias, dos benefícios desta modernização. Com relação à ideologia de controle do Estado Moderno sobre o corpo social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Inglaterra foi o berço da Revolução Industrial no século XVIII e foi precursora do planejamento racional das cidades, difundindo suas ideias para o mundo. As ações do governo, ao contrário dos demais países europeus, se traduziam em bem-estar para a maioria da população e se pautavam nas ideias democráticas. Portanto, o Estado não exercia o controle social sobre os indivíduos, não delimitando regras ou normas de comportamento. 
(    ) A cidade é representada como um símbolo da modernidade. Contudo, o processo de urbanização  desordenado, em particular na Inglaterra, ocasionou vários problemas de ordem social como: a pobreza, a prostituição, o alcoolismo, pessoas vivendo em situação de rua ou em habitações coletivas precárias e a prática de roubos, especialmente de alimentos. 
(    ) Com a cientificidade foram criados métodos de pesquisa e critérios para a análise da realidade e da sociedade. Para tanto, foram realizados censos e estimativas demográficas que permitiram cálculos sobre a pirâmide etária da população, expectativa de vida, taxas de mortalidade e a partir desses dados e interpretações surgiram teses sobre a sociedade moderna.
(    ) O Estado Moderno se pautou em teorias positivistas e higienistas para compreender a organização e a estrutura de funcionamento da sociedade e criar mecanismo de controle dos hábitos e comportamento. Estas teorias justificaram ações políticas por vezes autoritárias,como a política do Bota Fora, que tinha como propósito a destruição dos cortiços no centro do Rio de Janeiro para limpar a cidade e livrá-la de epidemias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	Os estudiosos são unânimes em dizer que os projetos modernos, antes de obterem os resultados concretos de desenvolvimento, primeiro precisaram atuar no sentido de desestabilizar toda a estrutura econômica, política e social que vigorava anteriormente, ao longo da Idade Média e/ou época feudal. Sobre o contexto medieval, analise as sentenças a seguir:
I- No contexto da Idade Média, existia uma forte hierarquização no campo social, que dividia a sociedade em grupos: o clero, a nobreza e os camponeses, que é denominado também como sociedade estamental, o que impossibilitava a ascensão social.
II- Um dos principais motivos para a desagregação do mundo feudal foi as Cruzadas, a partir do século XI. As Cruzadas representam fatores que favoreceram os processos de modernização, no sentido de que estimularam o gosto por produtos exóticos, como temperos, perfumes, tapetes, o que aos poucos estimulou a retomada das atividades comerciais.
III- O trabalho e a indústria medieval encontravam-se centrados em atividades urbanas e comerciais, porém artesanais. Nesse ponto, coube aos projetos modernos agir no sentido de que a produção se industrializasse e especializasse rapidamente.
IV- No campo político, encontrava-se um forte regime de império, que se mantinha no poder através da força do exército, que oferecia resistência aos projetos modernos de governos de monarquias absolutistas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A modernização caracterizou-se pela forte onda de migração da população do campo rumo aos centros das cidades urbanizados e industrializados. As condições que as cidades apresentavam e os problemas que favoreciam fez com que inúmeras reformas fossem colocadas em prática no seu interior. Sobre os principais problemas que acometiam as cidades modernas e as medidas que foram colocadas em prática, analise as sentenças a seguir:
I- As reformas urbanas da época moderna procuraram restaurar os espaços que se encontravam impróprios à coabitação humana, bem como ampliar os sistemas de esgotos, a distribuição de água, a iluminação pública, o acesso à saúde e à educação pública.
II- Os espaços urbanos da época moderna receberam projetos que procuravam oferecer habitação popular acessível à população que estava migrando do campo e atuando como mão de obra nos mais diferentes setores da indústria.
III- As reformas urbanas procuravam disciplinar os indivíduos. Para tanto, foram abertas ruas e avenidas largas, o que permitia antever quando os movimentos e as manifestações populares se formavam e poderiam ser facilmente interceptadas pelas tropas do governo. Além disso, as cidades passaram a ser planejadas e incluíam: rede de esgoto, fornecimento de água, iluminação pública, parques para sociabilidades e entretenimento e, principalmente, a ideia de centralidade.
IV- As ideias de modernidade, aos moldes europeus, que circularam no Brasil no século XIX, serviram como padrões ou referências para a realização de projetos e ações políticas, muitas vezes arbitrárias. Dentre elas, citamos a política do "bota fora", que se utilizou da força política para retirar a população pobre das ruas centrais das cidades e, em seguida, ordenou a demolição das construções chamadas de cortiços. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	Normal vem de normalis, norma, regra. Normal também significa esquadro e, assim, etimologicamente, normal é aquilo que não se inclina nem para a esquerda nem para a direita, portanto é aquilo que é como deve ser; e, no sentido mais usual, o que se encontra na maior parte dos casos de uma espécie ou o que constitui a média numa característica mensurável. Em suma, a individualidade, por caracterizar-se por um afastamento da média é facilmente qualificada de patológica. No contexto da Modernidade, a sociedade passou a ser classificada em categorias sociais dos "normais" e "anormais". Isso ocorreu porque, com a racionalidade científica tornou-se comum o uso de critérios e métodos de análise da realidade e da sociedade, como por exemplo, a interpretações de dados de censos e estimativas demográficas. O Estado, amparado em pesquisas científicas, assumiu posturas da racionalidade organizacional e positivista. Sobre as ações políticas implementadas pelo Estado para organizar a sociedade e controlar os corpos e os comportamentos, analise as sentenças a seguir: 
I- O Estado se amparava teoricamente nas teses propostas por estudiosos para justificar o regime de vigilância, controle e intervenções, por vezes autoritárias, contra aqueles que não seguiam as normas e as regras estabelecidas. 
II- Com a normatização da sociedade, todas as pessoas precisavam acatar as regras, normas e leis estabelecidas para não ameaçar o Estado laico e a sociedade racional, industrial e urbanizada.
III- A ideologia de controle abrangia hospitais, manicômios, prisões, escolas, praças, cemitérios entre outros espaços públicos de convivência, de circulação e de comum uso da população. 
IV- Para desenvolver os aparelhos disciplinares, o Estado se pautava na Constituição e na Declaração dos Direitos Humanos, e se utilizava de punições, prisões e internações dos cidadãos em última instância.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	A Revolução Industrial, que se processou nos espaços urbanos das cidades, foi responsável por configurar também um cenário de muita miséria, insalubridade que repercutia desfavorecendo negócios e atividades comerciais. Diante disso, as autoridades da época, munidas dos ideais iluministas, científicos e de progresso, forjaram novas medidas de planejamento urbano, o que exigia a reestruturação daqueles espaços. Com relação à nova organização no interior das cidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A partir da modernidade, a cidade e as atividades urbanas passam a ganhar maior prestígio e investimentos, desfavorecendo os espaços rurais.
(    ) No século XIX, foi publicada a Carta de Atenas, que representa um dos principais documentos das políticas de planejamento das cidades.
(    ) O planejamento urbano preconizava a instalação de mansões, óperas, teatros, cafés, galerias, entre outros, nas áreas centrais das cidades. 
(    ) As cidades passaram a ser planejadas e incluíam: rede de esgoto, fornecimento de água, iluminação pública, parques para sociabilidades e entretenimento, abertura de ruas e avenidas largas e, principalmente, a ideia de centralidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=Avenida+de+Champs+%C3%89lys%C3%A9es&rlz=1C1GGRV_enBR767BR767&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjQjJCypPvWAhVRl5AKHf1zDOYQ_AUICygC&biw=1024&bih=658#imgrc=G7PNWqlv3rqgPM>. Acesso em: 18 out. 2017.
	
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	Michel Foucault foi um filósofo francês que desenvolveu métodos  arqueológicos e genealógicos para a compreensão da realidade e da sociedade moderna. Dentre suas obras mais conhecidas, citamos: A Arqueologia do Conhecimento, Vigiar e Punir,Biopolítica do Poder e História da Sexualidade. Para Foucault, o exercício do poder exercido pelo Estado Moderno sobre os corpos dos indivíduos, se tornou um mecanismo muito eficiente para o controle social. Com relação às ações e às formas de controle exercidas pelo Estado Moderno sobre os indivíduos no contexto da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O Estado racional implementou ações políticas, por vezes violentas e até mesmo arbitrárias, com o propósito de manter a ordem social e urbana no contexto da Modernidade.
(    ) O Estado Moderno criou leis, normas, regras de comportamento e de conduta e até mesmo punições para os indivíduos que não se adequavam aos padrões instituídos de normalidade para o corpo e para a mente. 
(    ) A ideologia de controle abrangia hospitais, manicômios, prisões, escolas, praças, cemitérios, entre outros espaços públicos de convivência, de circulação, 
e de comum uso da população. Nestes espaços, seria instalado um regime que invadiria e vigiaria o comportamento e os costumes dos indivíduos.
(    ) O Estado Moderno justificava as suas ações políticas de vigilância e controle nas epístolas católicas que tinham como objetivo garantir os direitos fundamentais aos indivíduos como o bem-estar físico, a saúde perfeita e a longevidade da população. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GARCIA, Liliana Bueno dos Reis. A ideologia e o poder disciplinar como formas de dominação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/trans/v11/v11a07.pdf. Acesso em: 12 set. 2018.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	Os projetos de modernidade tinham como fim a urbanização da população e a industrialização da produção. Conforme Azevedo (1998), essas ideias de normalização e regulamentação dos procedimentos urbanos já vinha sendo formulados desde o Império de Napoleão. Sobre as medidas de normalização, higienização e ordenação da população nos espaços urbanos, analise as sentenças a seguir:
I- Os governos se pautavam em pesquisas de diferentes campos do conhecimento, dentre os quais, econométricos, sociológicos e antropológicos para criar estratégias e justificar ações, por vezes arbitrárias, para conduzir e controlar o desenvolvimento das cidades. 
II- Para o planejamento urbano e o controle social, os governos utilizavam normas de conduta e comportamento, permissões e restrições. Com a normatização da sociedade, todas as pessoas precisavam acatar as regras, normas e leis estabelecidas para não ameaçar o Estado laico e a sociedade racional, industrial e urbanizada.
III- Com os projetos de modernidade de urbanizar a população, ocorreu uma ruptura entre o campo e a cidade. Nos centros urbanos, a regulagem do tempo foi crescentemente condicionada às estações do ano, a incidência solar nos dias, as fases lunares e pelos ciclos das chuvas e fluxos temporais. 
IV- No contexto da modernidade, as pessoas que não se enquadravam aos padrões sociais de normalidade do corpo e da mente ou não acatavam as normas e regras sociais eram controladas, vigiadas e punidas, podendo ser presas ou até mesmo internadas em hospícios e manicômios.
FONTE: AZEVEDO, Ricardo Marques de. Uma ideia de metrópole no século XX. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 18, n. 35, 1998. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.