Buscar

Prévia do material em texto

Exercicio I de finanças e orçamento publico
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A partir da experiência de uma rede de especialistas seniores em orçamento público, suportada por estudos de boas práticas em países da OCDE, foram aprovados 10 princípios destinados a orientar e informar os processos e reformas orçamentárias, sem prejuízo de princípios orçamentários mais tradicionais. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a alguns destes princípios:
Escolha uma:
a. A sustentabilidade de longo prazo e outros riscos fiscais devem ser identificados, avaliados e gerenciados, de forma prudente.
b. O debate sobre as escolhas orçamentárias deve ser inclusivo, participativo e realista;
c. Avaliações de desempenho devem ser evitadas no processo orçamentário;
Resposta Correta é Avaliações de desempenho devem ser evitadas no processo orçamentário;
d. Os dados e documentos orçamentários devem ser abertos, transparentes e acessíveis;
e. Os orçamentos devem ser gerenciados dentro de limites fiscais claros, críveis e previsíveis;
Feedback
A resposta correta é: Avaliações de desempenho devem ser evitadas no processo orçamentário;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), trouxe uma mudança institucional e até mesmo cultural no que diz respeito aos gastos públicos. Esta lei está respaldada em algumas premissas, que são:
Escolha uma:
a. Planejamento, Controle, Execução e Responsabilidade.
b. Planejamento, Execução, Transparência e Responsabilidade.
c. Planejamento, Controle, Execução e Transparência.
d. Execução, Controle, Transparência e Responsabilidade.
e. Planejamento, Controle, Transparência e Responsabilidade.
Resposta Correta é Planejamento, Controle, Transparência e Responsabilidade.
Feedback
A resposta correta é: Planejamento, Controle, Transparência e Responsabilidade..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O ciclo do orçamento no Brasil é dividido em várias etapas, que vai desde a elaboração até a avaliação. Assinale abaixo a etapa em que são mobilizados os recursos humanos, materiais e financeiros para que seja alcançado o que foi estabelecido.
Escolha uma:
a. Avaliação.
b. Estudo e Aprovação.
c. Execução.
Resposta Correta é Execução.
d. Elaboração.
e. Nenhuma das Alternativas.
Feedback
A resposta correta é: Execução..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi instituída na Constituição Federal de 1988 e considerada um avanço constitucional, uma vez que representa um instrumento de formalização das políticas públicas. Quanto as suas características, assinale a opção INCORRETA.
Escolha uma:
a. É responsável por definir a organização do orçamento (Lei Orçamentária Anual).
b. Tem periodicidade bianual;
Resposta Correta é Tem periodicidade bianual
c. Especifica as metas e prioridades da Administração Pública;
d. É uma lei ordinária de natureza transitória;
e. Possui prazos especiais, assim como ritos em sua tramitação;
Feedback
A resposta correta é: Tem periodicidade bianual;.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O PPA - Plano Plurianual pode ser considerado como um plano de médio prazo, pelo qual serão ordenadas tanto as despesas quanto as receitas do governo, que devem ser coordenadas para o atingimento de diretrizes, objetivos e metas, fixados para um período de quatro anos a nível federal, estadual, distrital e municipal. A respeito destes três elementos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1- Diretrizes.
2- Objetivos.
3- Metas.
(__) são os resultados que a Administração Pública deseja alcançar e manter por um determinado período de tempo.
(__) podem ser consideradas como o desdobramento dos objetivos, porém de maneira quantitativa.
(__) são as linhas gerais de ações que foram estipuladas com base nas políticas definidas e visam o atendimento dos objetivos de tais políticas.
Marque a alternativa que contém a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 2, 1, 3
b. 1, 2, 3.
Resposta Correta é 2, 3, 1.
c. 3, 1, 2
d. 2, 3, 1
e. 1, 3, 2
Feedback
A resposta correta é: 2, 3, 1.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As entradas de recursos nos Órgãos públicos são conhecidas como entradas ou ingressos, que não necessariamente representam receitas. Neste contexto, informe a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Receitas de Capital não constituem receita de Estado por estarem voltadas ao financiamento de atividades operacionais da gestão pública de qualquer esfera.
b. Receitas extra-orçamentárias não constituem receita de Estado, não integram o orçamento público. Têm caráter transitório e o Estado responde somente por sua intermediação.
Resposta Correta é Somente as Receitas extra-orçamentárias não constituem receitas
c. Receitas patrimoniais não constituem receita em virtude de se observar uma variação ativa no patrimônio no momento de ocorrência do fato gerador.
d. Receitas correntes como transferências intergovernamentais para o combate à fome não constituem receita de Estado.
e. Receitas orçamentárias não constituem receita do Estado. Entes públicos têm que instituir, promover e prever a realização das despesas orçamentárias.
Feedback
A resposta correta é: Receitas extra-orçamentárias não constituem receita de Estado, não integram o orçamento público. Têm caráter transitório e o Estado responde somente por sua intermediação..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No ano de 2015 foi adotado o novo padrão contábil que trouxe alguns benefícios para a Contabilidade Pública Brasileira. Analise as afirmativas em relação a estes benefícios, marcando V para Verdadeiro e F para Falso.
(__) Possibilidade de comparação entre os entes da federação e até mesmo de outros países.
(__) O registro e o acompanhamento das transações antes mesmo destas serem contempladas no orçamento.
(__) Melhoria no processo de prestação de contas e implantação de um sistema de custos, conforme estava proposto na LRF.
(__) Possibilidade de elaboração do Balanço do Setor Público Nacional, que representa a consolidação de todos os entes da Federação, conforme estava proposto na LRF.
Marque a alternativa que contém a ordem correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, F.
b. V, F, V, V.
Resposta Correta é V, V, V, V.
c. F, V, V, V.
d. V, V, F, V.
e. V, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Para cada empenho é utilizado o documento “nota de empenho” que indica o nome do crédito, a descrição da despesa, assim, como a dedução desta do saldo de dotação própria. Analise as afirmações abaixo, em relação aos tipos de empenho, marcando V para Verdadeiro e F para falso.
(__) Ordinários, para despesas de valor fixo, pagamento único e previamente determinado.
(__) Extraordinários, que são aqueles para pagamentos não previstos, como por exemplo, pagamento de horas extraordinárias aos servidores públicos.
(__) Estimativo, para despesas com valores que ainda não podem ser determinados como água, luz e outros gastos operacionais.
(__) Globais, que são aqueles utilizados para despesas de contrato e outras que tem o valor determinado, como é o caso de aluguéis e outros valores previamente acordados, o que torna mais comum a utilização deste tipo de empenho.
A sequência correta para as afirmativas acima é:
Escolha uma:
a. V, V, F, V.
b. V, F, V, V.
c. V, V, F, V.
d. V, V, V, F.
Resposta Correta é V, F, V, V.
e. F, F, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, V..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Muitas pessoas que trabalham em finanças públicas confundem execução orçamentária e execução financeira. Perfeitamente compreensível esse equívoco, pois as duas ocorrem concomitantemente e estão atreladas uma a outra.
Com relação a execução orçamentária, informe a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Havendo orçamento e não existindoo financeiro, não poderá ocorrer a receita. Por outro lado, mesmo que ocorram receitas, não se pode gastar se não houver disponibilidade orçamentária, caso em que a administração deverá abrir Créditos Adicionais.
Resposta Correta é o correto deveria ser “havendo orçamento e não existindo o financeiro, não poderá ocorrer a despesa. Por outro lado, mesmo que haja recurso financeiro, não se pode gastar se não houver disponibilidade orçamentária, caso em que a administração deverá abrir Créditos Adicionais”.
b. Execução orçamentaria é o processo que consiste em programar e realizar despesas levando-se em conta a disponibilidade financeira da administração e o cumprimento das exigências legais.
c. A despesa orçamentária é ligada à autorização legislativa, o que significa que não poderá ser realizada sem o crédito orçamentário, que deve estar indicado no orçamento previamente aprovado pelo Poder Legislativo.
d. A execução orçamentária está sustentada em todos os princípios orçamentários, entre os quais, a legalidade, a unidade, a universalidade, o orçamento bruto e a publicidade.
e. Os gastos são necessários para a manutenção dos serviços públicos existentes, também são utilizados na criação, expansão ou até mesmo aperfeiçoamento de atividades governamentais e que serão utilizadas para satisfazer as necessidades da sociedade.
Feedback
A resposta correta é: Havendo orçamento e não existindo o financeiro, não poderá ocorrer a receita. Por outro lado, mesmo que ocorram receitas, não se pode gastar se não houver disponibilidade orçamentária, caso em que a administração deverá abrir Créditos Adicionais..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Processo orçamentário no Brasil é encarado como uma peça de difícil compreensão, até mesmo por aqueles que trabalham diretamente com ele. Uma das questões ressaltadas em relação à falta de simplicidade do orçamento é atribuída à utilização do orçamento programa que, por um lado, melhorou e tornou mais rico o detalhamento dos gastos públicos, mas por outro lado, aumentou a sua complexidade. A classificação funcional programática, que era feita por apenas dois dígitos passou a utilizar 11 dígitos em sua identificação. Para tentar simplificar este processo, o Ministério do Planejamento editou a Portaria 42/99 que alterou e deixou mais flexível a classificação funcional e programática. Em relação a esta classificação, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1- Programa.
2- Projeto.
3- Atividade.
4- Operações Especiais.
(__) as despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.
(__) um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um projeto, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
(__) um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação do governo.
(__) o instrumento de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual.
Marque a alternativa que contém a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 2, 4, 3, 1.
b. 4, 3, 2, 1.
c. 4, 2, 3, 1.
d. 3, 4, 2, 1.
Resposta Correta é 4, 3, 2, 1.
e. 1, 2, 3, 4.
Feedback
A resposta correta é: 4, 3, 2, 1..

Mais conteúdos dessa disciplina