Buscar

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
LOGÍSTICA – 3° MÓDULO
HUGO FIRMINO CARDOSO
CUSTOS DE OPORTUNIDADES E SUAS APLICAÇÕES
........................................................................................................................................
Montes Claros
2019
HUGO FIRMINO CARDOSO
CUSTOS DE OPORTUNIDADES E SUAS APLICAÇÕES
Trabalho apresentado ao Curso (Logística) do Centro Universitário ENIAC para a disciplina [Custos de Oportunidades e suas Aplicações]
Prof.	Comment by Igor Nobre Barreto: O nome completo de seu professor fica disponível em seu próprio portal, dento da matéria no canto superior esquerdo ou direito.Para alunos dos cursos EaD, deve-se colocar apenas o nome de um dos professores que constam em Corpo Docente em seu portal, neste mesmo local.
Montes Claros
2019
Respostas
....................................................................................................................
Orientações para Formatação Padrão:	Comment by Igor Nobre Barreto: Todas as orientações abaixo devem ser retiradas do documento, aqui deve constar apenas as perguntas e respostas para a atividade proposta do portfólio.
Estilo da Fonte: Arial ou Times New Roman
Cor: Preta (automático)
Tamanho: 12
Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
Recuo nas primeiras linhas dos parágrafos: 1,5 cm
Alinhamento do texto: Justificado
Utilizar Negrito: para destaque de títulos ou perguntas (quando inseridas no corpo do trabalho).
“Todo e qualquer trabalho acadêmico deve conter após seu desenvolvimento, em página nova Conclusão sobre a desenvoltura do trabalho e em outra página nova Referências (locais de onde foi feito as pesquisas que deram base para a desenvoltura do trabalho de acordo com a ABNT - NBR 6023 atual)”.
Os COMENTÁRIOS inseridos no documento devem ser removidos, para isso basta clicar com o botão direito sobre eles e clicar em “excluir comentário”.
DESAFIO ENADE
Sabe-se que o maior desafio da Economia é o estudo da escassez dos recursos. Este fato impõe uma condição aos agentes econômicos, a necessidade de se fazer escolhas.
A fronteira de possibilidades de produção reflete essa imposição, simplificando uma realidade. Imagine que você é responsável por uma economia, com diversas possibilidades de produção, entre apenas dois bens (o “X” e o “Y”). Observe a tabela que representa esta economia e responda:
Com base nas informações da tabela, construa o gráfico de fronteira de possibilidades de produção.
Conforme imagem abaixo:
Qual o custo de oportunidade da produção do bem Y, quando se passa do ponto E para o D, do D para o C, do C para o B, e do B para o A? Explique os resultados.
Passando do ponto E para o D, produz - se mais 10 mil unidades de Y, com um custo de oportunidade de 15 mil unidades de X; Do ponto D para o C, o custo de produzir mais de 10 mil unidades Y é 20 mil unidades de X; do C para o B , para obter mais 10 mil de Y, reduz – se 25 mil unidades de X ; do B para o A, o custo de oportunidade de produzir mais de 10 mil unidades de Y é de 30 mil unidades de X. Os graus de sacrifícios ou custos aumentam na medida em que se escolhe a produção da outra alternativa ( do outro bem), devido ao custo de oportunidades crescente.
Considerando a existência da lei dos rendimentos decrescentes, imagine que seja alocado continuamente um fator de produção “mão de obra” a um fator fixo de produção (capital). A produção total aumenta, como se pode observar na tabela. Mas, agora, preencha a coluna em branco, de variação de produção, e explique os seus resultados.
Conforme a imagem abaixo 
	 
	 
	 
	ACRÉSCIMOS DE UNIDADES DE FATOR
	ALTERNATIVAS 
	PRODUTO X 
	PRODUTO Y 
	TRABALHO NA PRODUÇÃO DE X
	DE PRODUÇÃO
	(MIL UNIDADES)
	(MIL UNIDADES)
	PRODUTO TOTAL 
	VARIAÇÃO DA PODUÇÃO
	 
	 
	 
	(MIL UNIDADES)
	(MIL UNIDADES)
	A
	0
	40
	0
	_
	B
	30
	30
	40
	40
	C
	55
	20
	65
	25
	D
	75
	10
	85
	20
O acréscimo sucessivo de unidades do fator trabalho aumenta a produção total, mas nota – se um decréscimo na produção marginal, ou seja, relacionada ao incremento de uma unidade de trabalho a cada etapa do processo produtivo. Isso porque a teoria defende que a eficiência produtiva diminui a cada novo fator de produção incrementando ao mesmo fator eixo. Quando se supõe a existência da lei dos rendimentos decrescentes, diz – se que o custo de oportunidade é crescente. 
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

Mais conteúdos dessa disciplina