Buscar

Medidas e avaliação

Prévia do material em texto

A obesidade abdominal pode ser avaliada por meio de técnicas simples, como o perímetro abdominal. Em geral a preocupação dos avaliadores em relação à obesidade abdominal se deve à correlação entre obesidade abdominal e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Assinale a alternativa que apresenta doenças associadas à obesidade abdominal:
		
	
	Esquistossomose, resistência insulínica, diabetes.
	 
	Resistência insulínica, hipertensão e dislipidemias.
	
	Hipertensão, diabetes, cólera.
	
	Aterosclerose, diabetes, úlcera de bauru.
	
	Diabetes, meningite, sarampo.
																																																												
	Um profissional de Educação Física trabalha em uma escola e ministra aulas para adolescentes do ensino fundamental II. Uma de suas tarefas é avaliar o percentual de gordura (%G) para controlar o excesso de peso destes jovens. A coleta de dados será realizada na quadra, no horário de aula. Preocupado com as questões éticas a respeito do toque em crianças por adultos, principalmente em meninas adolescentes, acanhadas e recatadas, o professor escolheu a seguinte equação:
		
	 
	Peso dividido pela estatura² para calcular o índice de massa corporal (IMC)
	
	Lohman (1986) que utiliza o somatório de tríceps (TR) e subescapularl (SB) e não faz a correção para o nível maturacional de meninos e meninas.
	
	Lohman (1986) que utiliza o somatório do tríceps (TR) e subescapular (SB) e faz a correção para o nível maturacional de meninos e meninas.
	
	Slaughter (1988) para qualquer nível maturacional, que utiliza o somatório do tríceps (TR) e subescapular (SB) para meninos e meninas.
	 
	Slaughter (1988) para qualquer nível maturacional, que utiliza o somatório do tríceps (TR) e panturrilha (PM) para meninos e meninas.

Mais conteúdos dessa disciplina