Buscar

Prévia do material em texto

Roteiro aula pratica – morfologia e diversidade de Lissamphibia.
André – D45IRC1; Bianca – D320FG5; Bruna – D3038H0; Grayce – D398HE2; Marianna – N170352; Matheus – D292JC8.
Cecílias – (Gymnophiona)
 São geralmente encontradas enterradas em solos úmidos ou na água. Possui corpo cilíndrico, alongado e com vários anéis e olhos atrofiados. Os machos possuem órgão copulador o falodeu. Sua reprodução é interna. Há indivíduos vivíparos e ovíparos.
 Esses animais possuem tentáculos sensoriais que o auxiliam, além de narinas. Tem crânio estegocrotáfico. Annuli queratinizados. Ausência de calda.
Salamandras – (urodela)
Tritão (lissotriton vulgaris) - A calda é quase do mesmo tamanho que o corpo e termina em forma de remo, sua crista é diferenciada.
Axolote (ambystoma mexicanum)– Calda curta, passa quase toda a sua vida em fase larval embora apresentem capacidade de reprodução. Apresenta brânquias externas.
Sapos, Rãs e Pererecas – (Anura)
Os sapos apresentam pele mais rugosa que as rãs e pererecas. Apresentam pele seca e áspera, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos muito altos. São encontrados em lugares com pouca água e possuem uma glândula paratoides, onde é produzido o veneno.
As rãs apresentam pele lisa e úmida, suas patas traseiras são longas e tem uma grande capacidade de saltar. Possuem membrana entre os dedos o que facilita a natação já que tem hábitos aquáticos.
As pererecas apresentam pele lisa assim como as rãs porem tem membros bem desenvolvidos para dar longos saltos e ventosas nos dedos que lhes permite escalar com facilidade.
Bufonidae – Sapos com pele grossa, com glândulas parotóides, maioria terrestre ou fossorial, com pernas curtas, larvas aquáticas. Ex: sapo cururu 
Hylidae – Rãs diversificadas na aparência e no habitat. Ex: ceratrops.
Pipidae – Rãs aquáticas especializadas. Alguns com larvas aquática, outros com ovos que se desenvolvem diretamente em filhotes, alguns com ovos embebidos no dorso da femea. Ex: pipa 
Ranidae – Rãs aquáticas ou terrestres, com tamanho médio a enorme. Chegam a 30cm. Maioria com girinos aquáticos alguns com desenvolvimento direto. Ex: rã touro.

Mais conteúdos dessa disciplina