Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OS EFEITOS NEGATIVOS DA TECNOLOGIA NA VIDA DAS PESSOAS
A internet, ao mesmo tempo em que nos permite o acesso a um mundo cheio de novidades, informações, conhecimentos, entretenimento, ou seja, nos proporciona estudo, trabalho, diversão, relacionamentos etc. de qualquer lugar, com qualquer pessoa, a qualquer hora, também propicia diversos crimes. Bandidos e pessoas mal-intencionadas se aproveitam das facilidades, do acesso, da inocência ou descuido das pessoas para roubar, extorquir, praticar bullying, aliciar menores etc.
Segundo Aurélio Melo (2015), 
“Vivemos em um mundo de alta tecnologia com salas de aula integradas, pessoas que vivem conectadas, trabalhos que dependem da tecnologia para existir, usamos TVs inteligentes para nosso entretenimento. Conhecemos os muitos benefícios de incorporar tecnologia no dia a dia. Mas pode haver um lado negativo resultante do uso inadequado ou excessivo da tecnologia, e esse lado negativo pode ter consequências sérias a longo prazo. ” 
A miniaturização de aparelhos, barateamento do custo de produção de produtos eletrônicos com capacidade de realizar tarefas cada vez eficientes fazem as pessoas quererem trocar cada vez mais rápidos seus aparelhos eletrônicos antigos, gerando assim o famoso lixo eletrônico. Onde são descartados em qualquer local e seus componentes eletrônicos são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. 
Segundo Dias (2008) ”a pessoas estão se adaptando a tecnologia adquirindo produtos tecnológicos em massa, mais com uma consequência critica quanto mais produtos consumidos mais lixo é produzido”.
[...]"Em 2007 os brasileiros compraram 20 milhões de computadores, 11 milhões de televisores e 21,1 milhões de novos telefones celulares. Números que comprovam o crescimento do consumo de artigos de tecnologia, mas que trazem à tona uma grande preocupação - o destino do lixo tecnológico. A equação é simples: quanto maior o consumo, maior a produção de lixo." DIAS(2008).
 Tecnologia de Black Mirror que são reais
 Fonte: Redbull.com
A ciência perturbadora de “Black Mirror” já é realidade. Várias inovações tecnológicas que aparecem nos episódios da série de ficção científica não existem apenas nas histórias, mas também no mundo real.
Em um episódio da Black Mirror o enredo trata de uma sociedade que vive baseada em um sistema de notas. Cada pessoa recebe uma nota ao interagir com outro indivíduo, ao consumir algo ou divulgar seu dia a dia por meio de fotos em um aplicativo semelhante ao Instagram. No celular funciona um aplicativo de monitoramento: ações que agradam a outra pessoa valem uma nota positiva, como um 5 (as notas variam de 0 a 5).
A partir disso, as notas passam a influenciar não apenas na sua vida social, mas também na profissional e, consequentemente, na financeira. Para entrar em determinados locais, como uma empresa, fila de aluguel de carros, aeroporto ou até mesmo comprar uma casa em determinado local, existe uma nota mínima exigida, que é resultado da acumulação de notas altas por boa comunicação e alto escalão da personagem.
As relações apresentadas no episódio são possíveis graças ao advento da tecnologia. O avanço da mesma no mundo de hoje não atingiu por completo o nível apresentado na série, mas caminha para isso. 
Para além de um final surpreendente e engenhoso, a série nos mostra previsões interessantes sobre o futuro tecnológico que nos espera. Resta saber como a humanidade irá se comportar perante tal nível de integração nesse sistema assiduamente capitalista. Por sorte, no mundo real, ainda não alcançamos o nível de obsessão que a série apresenta. Mas será que no futuro a sociedade vai agregar a tecnologia, sobretudo de maneira saudável ou seremos cada vez mais escravos das notas 5? Fica a reflexão.
Assim sendo, desde os tempos primórdios a tecnologia vem contribuindo para o avanço do conhecimento. E já em 1.950, Albert Einstein se posicionava sobre o grande perigo que está contido no avanço tecnológico, pois a mesma tecnologia que se propõe a curar um doente também pode ser usada para destruir milhões de pessoas inocentes.
Referências:
AFONSO, Dolores. “lado positivo e negativo da tecnologia em qual você esta”. Disponível em: http://www.a12.com.> Acessado em: 07/11/18.
DIAS, Antônio Póvoas.” Lixo tecnológico: como solucionar?”. 20 Março 2008. Disponível em: Acesso em 28 de novembro 2008.
FERREIRA, Fernando, “black mirror e o futuro da tecnologia.” Disponível em: https://www.twist.systems> Acessado em: 07/11/18.
FONSECA, Bruno. “tecnologias de Black mirror que são reais.” Disponível em: https://www.redbull.com Acessado em: 07/11/18.
MELO, Aurélio. “efeitos negativos tecnologia.” Disponível em: https://www.tecnologiae.com.br> Acessado em: 07/11/18.

Mais conteúdos dessa disciplina