Buscar

Teste de conhecimento ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Aula 1 ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	1a Questão
	
	
	
	O olhar antropológico sobre a educação considera o contexto social e cultural em que a criança, o jovem e o adulto estão inseridos. Isto significa considerar que essas 3 (três) categorias são diferentes e pertencem a classes sociais diversas. Sob este aspecto podemos afirmar que:
		
	
	A percepção de mundo e sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais dependem exclusivamente do ambiente escolar.
	
	A comunidade a qual pertence, não interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	Não é papel da escola discutir e considerar os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence atender os objetivos educacionais.
	
	O ambiente escolar não sofre influencia do meio em que está inserida.
	 
	Os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
Explicação:
	 Os costumes , hábitos e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia:
		
	 
	A cultura diz respeito aos atributos a-históricos que singularizam um povo;
	
	A cultura constitui uma faculdade ad¬quirida pelo gênero humano, mas os homens não podem ser considerados o produto da cultura.
	
	A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos;
	
	A cultura de um povo é determinada pelo meio natural;
	
	A cultura é uma forma de linguagem que tem origem simbólica;
	
Explicação: A cultura é uma forma de linguagem que tem origem simbólica;
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A supervalorização da própria cultura é o mesmo que:
		
	
	antropocentrismo
	
	egocentrismo.
	
	geocentrismo
	 
	etnocentrismo
	
	teocentrismo
	
Explicação: Etnocentrismo é a supervalorização da própria cultura. Ou seja, é a tendência que há em considerar o seu modo de vida mais correto e mais natural, a cultura em que está inserido como o centro e referência de tudo.
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A marca do período formador da Antropologia é conhecido pelo predomínio do paradigma evolucionista que apresentava uma história universal e linear rumo ao progresso, porém, os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento. Fazes essas que caracterizava em povos civilizados e povos selvagens ou primitivos. Sobre essa concepção é correto afirmar segundo o pensamento antropológico no século XVIII.
		
	
	As chamadas sociedades civilizadas caracterizava-se por terem uma organização mais complexa de cultura e organização social e marcada pela presença do pensamento científico e da propriedade privada.
	
	A sociedade ocidental europeia ostentava o nível mais adiantado do progresso.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Os povos da África, Ásia, Austrália e Américas ainda estavam em um estágio inferiores da evolução.
	
	O que identificava as sociedades primitivas ou selvagens segundo os evolucionistas ausência da escrita da formação de um Estado, sem economia de mercado, sem ciência.
	
Explicação: A antropologia nesse momento tinha como doutrina o etnocentrismo, o determinismo geográfico e biológico. Por isso todas as alternativas estão corretas.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O objetivo das Ciências Sociais é :
		
	
	não se interessa pelo desenvolvimento das sociedades.
	 
	observar como se relaciona o ser humano em sociedade.
	
	analisar as relações humanas fora da sociedade.
	
	estudar as manifestações artísticas.
	
	estudar o ser humano, independente da sociedade em que vive.
	
Explicação: As Ciências Sociais nos ajudam a enxergar melhor as diferentes realidades com que convivemos. Elas têm como objeto de estudo tudo o que diz respeito às culturas humanas, sua história, suas realizações, seus modos de vida e seus comportamentos individuais e sociais. Elas ajudam a identificar e compreender os diferentes grupos sociais, contextualizando seus hábitos e costumes na estrutura de valores que rege cada um deles.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que melhor define a palavra cultura como todas as possibilidades de realização humana, formulada por Edward Tyler.
		
	
	Cultura é o conjunto de habilidades e competências que pode ser desenvolvido pelo homem no decorrer de sua vida.
	
	O termo cultura está ligado aos costumes, etiquetas e comportamentos de elite.
	
	Cultura é o resultado do examinando a um concurso muito requisitado.
	
	Cultura é a medida de conceitos assimilados pelo homem no ambiente escolar.
	 
	Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	¿No início a ciência quis a morte do mito, como a razão quis a supressão do irracional, visto como obstáculo a uma verdadeira compreensão do mundo, dando início assim a uma guerra interminável contra o pensamento mítico. Valéry glorificou esta luta destruidora contra as coisasvagas¿:Aquilo que deixa de ser, por ser pouco preciso, é um mito; basta o rigor do olhar e os golpes múltiplos e convergentes das questões e interrogações categóricas, armas do espírito ativo, para se ver os mitos morrerem¿. O mito por sua vez trabalha duro para se manter e, por meio de suas metamorfoses, está presente em todos os espaços. Do mesmo modo, a ciência atual busca menos sua erradicação que seu confinamento. Quando a ciência traça seus próprios limites, ela reserva ao mito ¿ e ao sonho ¿ o lugar que lhe é próprio. ¿ (BALANDIER, Georges. A desordem: elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.p.17.)
Com base no texto, é correto afirmar
		
	
	O pensamento mítico se disseminou porque se pauta em conceitos e categorias.
	 
	A delimitação da área de atuação do saber científico implica na constituição de um lugar próprio para o mito.
	
	A morte e o extermínio do mito no ocidente decorrem da supervalorização e consequente predomínio da razão.
	
	Pelo fato de ser destituído de significado social, o mito está ausente dos espaços sociais contemporâneos.
	
	Na modernidade, o pensamento mítico é crucial para a compreensão científica do mundo.
	
Explicação: No esforço de cumprir a sua missão e encontrar uma ordem no caos do mundo, mitos e teorias científicas operam segundo o mesmo princípio. Trata-se sempre de explicar o mundo visível por forças invisíveis, de articular o que se observa com o que se imagina. Pode considerar-se o relâmpago como a cólera de Zeus ou como um fenômeno eletrostático. Pode ver-se numa doença o efeito da má sorte ou duma infecção microbiana. Mas, de qualquer modo, explicar o fenômeno é sempre considerá-lo o efeito visível duma causa escondida, ligada ao conjunto de forças invisíveis que se julga regerem o mundo
	
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A humanidade começou a aproveitar sua capacidade de desenvolver cultura, sobretudo por meio de quatro processos: invenção, difusão, civilização e socialização(NETO, Pedro Scuro, 2004, p.168). Assinale a alternativa ERRADA com relação aos processos culturais:
		
	 
	Difusão cultural é a capacidade de fazer coisas novas, inéditas para uma determinada cultura.
	
	A cultura é uma coleção de comportamentos aprendidos, um extenso repositório de condutas consagradas, recriadas e passadas adiante através de gerações e contribuindo para nos diferenciar cada vez mais das outras espécies de animais.
	
	Socialização é a virtude exclusivamente humana, de usar símbolos e linguagens ao mesmo tempo para a transmissão de cultura.
	
	A civilização é um processo social em si, que tendem sempre a evoluir, concede à cultura um acentuado caráter direcional ou progressivo, afetando até mesmo a nossa personalidade.
	
	Invenção cultural é algo novo produzido por meio de recombinação de elementos culturais existentes.
	
Explicação: Difundir cultura não é necessariamente algo criativo, mas que visa expandir o alcance que um determinado sistema simbólico tem dentro da sociedade ou mesmo para outras sociedades.
	
	
Aula 2 ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	1a Questão
	
	
	
	(UFAP) A sociologia nasce e desenvolve-se com o mundo moderno. Reflete as suas principais épocas e transformações [...]. O mundo moderno depende da Sociologia para ser explicado, para compreender-se. A sociologia não nasce do nada. Surge em um dado momento da história do mundo moderno.¿ As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofiapositivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio. (IANNI, Octávio., A sociologia e o mundo moderno. Tempo Social: USP, 1989). Sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia, podemos afirmar que:
		
	
	A sociologia se consolida como ciência de fato no século XIX, em resposta às graves crises provocadas pelo capitalismo e sua primeira corrente teórica foi o interacionismo simbólico.
	 
	As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofia positivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio.
	
	A sociologia surge a partir da Revolução Industrial e Francesa, no século XVIII, e sua primeira corrente teórica foi o marxismo.
	
	A sociologia nasce no século XX, principalmente, devido à Segunda Revolução Industrial, que modificou radicalmente as relações de trabalho na sociedade europeia.
	
	A sociologia nasce no século XVI motivada pelo surgimento do capitalismo e das contradiçõesentre capital e trabalho.
	
Explicação: A sociologia surge em um contexto social específico, no século XIX, e foi fortemente influenciada pelo pensamento positivista da época. São autores positivistas como Augusto Comte e Émile Durkheim que inicialmente definem o campo de estudo e os métodos da pesquisa para essa ciência.
	2a Questão
	
	
	
	Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social, mas para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. Por isso, o homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. Este processo de aprendizado que insere o homem em sociedade é chamado de:
		
	
	Positivismo
	
	Sistematização
	 
	Socialização
	
	Fatos Sociais
	
	Educação exclusivamente formal
	
Explicação: Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social. Para entender o que é Sociologia, precisamos compreender quem é o ser humano e por que é necessária uma ciência para estudá-lo em sociedade. O homem não é apenas um conjunto de componentes físicos e orgânicos, ele é também um ser que pensa, sente, relaciona-se com outros homens, modifica a natureza à sua volta e cria coisas novas. Para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. O homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. A este processo chamamos de socialização.
	3a Questão
	
	
	
	Todas as afirmativas apresentadas nas opções correspondem à compreensão da Sociologia enquanto ciência, EXCETO:
		
	
	As formas de organização social do ser humano são objetos de estudo da Sociologia.
	
	A Sociologia é uma das três ciências sociais básicas, que são: a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política.
	
	A Sociologia  estuda os grupos sociais e a divisão da sociedade em camadas ou classes sociais.
	
	A Sociologia estuda as relações sociais que os homens estabelecem com outros homens por meio das instituições sociais.
	 
	A Sociologia estuda mais especificamente as diferentes culturas no mundo.
	
Explicação A Sociologia é uma das  ciências sociais  que se caracteriza por  estudar  as relações sociais e as diferentes formas de associação entre os  seres humanos e os fatos sociais.
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O ser humano é um animal que produz mitos, religiões, ideologias, enfim, cultura. Na tentativa de entender as coisas ao nosso redor, produzimos uma vasta gama de conhecimentos como o filosófico, o religioso, o de senso comum etc. A sociedade ocidental produziu uma forma específica de explicar o mundo, chamada de ciência. As características abaixo se aplicam à Ciência, EXCETO que ela é:
		
	
	Sistemática
	 
	Assistemática
	
	Racional
	
	Objetiva
	
	Metódica
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Lendas e mitos relatam histórias de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornam-se humanos ¿ Kaspar Hauser, Tarzan, Mogli -, apresentando comportamentos compatíveis com os demais seres humanos. Sobre histórias como estas, assinale a alternativa que corresponda ao que diz a Sociologia:
		
	
	Eles podem ser considerados humanizados, mas não seres humanos.
	
	Apenas o convívio, por meio do processo de aprendizagem, chamado de sociabilidade, não nos torna humanos, pois é preciso ser igual a alguém da família.
	
	Mesmo em condições de isolamento, o ser humano é capaz de se tornar humanizado dado a sua sociabilidade.
	
	Mesmo em isolamento social, podem, por meio da socialização, aprender o que é comum aos indivíduos que vivem em grupos.
	 
	Para se tornar humano, o ser humano tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento.
	
Explicação: O homem é um ser social e precisa estar em contato com seus semelhantes e formar associações. Ele se completa no outro. Somente da interação social é possível o desenvolvimento de suas potencialidades e faculdades. Ele precisa buscar no outro as experiências ou faculdades que não possui e, mais, há a necessidade de passar seu conhecimento adiante. Dessa interação, há crescimento, desenvolvimento pessoal e social. 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Sociologia surge a partir da contribuição de um importante filósofo francês positivista. Segundo esse pensador, considerado o pai da Sociologia, "a Sociologia deveria se orientar no sentido de conhecer e estabelecer as leis imutáveis da vida social, abstendo-sede qualquer consideração crítica, eliminando também qualquer discussão sobre a realidade existente, deixando de abordar, por exemplo, a questão da igualdade, da justiça e da liberdade." (2001, p. 31)
Assinale a alternativa que corresponde ao nome desse filósofo:
		
	
	( ) Pierre Bourdieu
	 
	( ) Augusto Comte
	
	( ) Levi Strauss
	
	( ) Max Weber
	
	( ) Karl Marx
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na sociedade ocidental, a ciência é a principal forma de construção da realidade, considerada por muitos críticos como um novo mito por pretender ser a única promotora e critério de verdade. A Sociologia é considerada uma ciência nova e foi criada no século XIX, na França, por:
		
	
	Renè Descartes.
	
	Max Weber.
	
	Karl Marx.
	
	Èmilie Durkheim.
	 
	Auguste Comte
	
Explicação: Augusto Comte considerava que a sociedade  funciona como um organismo, cujas partes tem funções específicas para o funcioamento do todo e, com sua  doutrina positivista, foi o criador da expressão sociologia para designar a ciência que estuda a sociedade e é considerado o pai da Sociologia. Comte, também, definia a Sociologia como Física Social
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Houve um período da história da Europa que foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam mudanças, do final da Idade Média para a Idade Moderna, que propiciaram o desenvolvimento do comércio, da navegação, contatos com outros povos, crescimento urbano, etc. É o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura com o mundo medieval ou ainda, de transição do feudalismo para o capitalismo. Que termo é utilizado para definir esse período?
		
	
	Iluminismo
	
	Imperialismo
	
	Teocentrismo
	
	Feudalismo
	 
	Renascimento
Aula 3 ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	1a Questão
	
	
	
	Sobre as formulações teóricas de Durkheim, ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA ERRADA:
		
	
	Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.
	
	Segundo Durkheim através do processo evolutivo, foi possível uma série de combinações das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.
	
	Para Durkheim a normalidade do fato social só pode ser entendida em função do estágio social da sociedade em questão, pois do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa.
	 
	Segundo Durkheim, a sociologia não tem o objetivo de comparar as diversas sociedades pelo fato de que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie.
	
	Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria.
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para Émile Durkheim, a função primordial do sistema educativo nas sociedades complexas é a socialização dos indivíduos, que significa:
		
	
	Transformá-los em agentes autônomos, independente da moral social.
	
	Estimular o comportamento religioso, responsável pelo estabelecimento das relações sociais
	
	Desenvolver a criatividade e leva-los ao autoconhecimento e autorealização
	 
	Inculcar a moral da sociedade nas gerações mais jovens, civilizando seu comportamento.
	
	Torná-los cidadãos altamente politizados, estimulando a agremiação partidária.
	
Explicação: Na perspectiva sociológica de Émile Durkheim, a existência de uma sociedade e a coesão social que assegura sua continuidade só se torna possível quando os indivíduos se adaptam ao processo de socialização, ou seja, quando são capazes de assimilar valores, hábitos e costumes que definem a maneira de ser e de agir característicos do grupo social a qual pertencem.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A sociedade é um organismo com uma espécie de complementaridade entre as suas partes.
Quem é autor desta afirmativa?
		
	 
	Émile Durkheim.
	
	Max Weber.
	
	Piaget.
	
	Karl Marx.
	
	Paulo Freire.
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual afirmativa reflete o pensamento de Émile Durkheim sobre os fatos sociais?
		
	
	Os fatos sociais são somente coercitivos.
	
	Todo fato é psicológico.
	 
	Os fatos sociais têm como características: a Coercitividade, a Generalidade e a Exterioridade.
	
	Nenhum fato social é objeto de estudo.
	
	Nenhum fato social é geral.
	
Explicação: Justificativa: a coerção social, força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a conformarem-se com as regras impostas pela sociedade em que vivem. Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como exterior aos indivíduos.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
		Os  trechos destacados as opções foram  extraídos da obra intitulada  As Regras do Método Sociológico (DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978). Este autor pesquisou e definiu o fato social como objeto de estudo da Sociologia. A  única opção que  NÃO trata diretamente do fato social e sua característica de exterioridade é:
	 
		
	 
	"Cada indivíduo bebe, dorme, come, raciocina, e a sociedade tem todo o interesse em que estas funções se exerçam regularmente."
	
	"O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, as práticas seguidas na profissão funcionam independentemente do uso que delas faço."
	
	"Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais"
	
	"Assim, também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa."
	
	"Se experimento violar as leis do direito, estas reagem contra mim de maneira a impedir meu ato se ainda é tempo."
	
Explicação: As características do fato social são coerção, generalidade e exterioridade. As funções biológicas de beber, comer e dormir são exercidas regularmente pelos indivíduos. A sociedade tem interesse que tais funções funcionem regularmente.
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Sociologia de Durkheim, podemos assinalar como correta apenas a seguinte colocação:
		
	
	Sanções espontâneas são aquelas prescritas pela sociedade em forma de leis nas quais se estabelece a infração e a penalidade subseqüente.
	
	O objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim é a ação social.
	 
	A sociedade como todo organismo, apresenta estados normais e patológicos.
	
	A Solidariedade Mecânica ocorre nas sociedades complexas e industrializadas
	
	O crime não pode ser considerado um fato social normal.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"...é uma ilusão pensar que educamos nossos filhos como queremos. Somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos." (Durkheim. Educação e Sociologia, p.47). O segmento acima trata principalmente do seguinte aspecto da sociologia de Durkheim:
		
	
	das representações coletivas
	
	da dualidade dos fatos sociais
	
	dos tipos de solidariedade
	 
	da externalidade dos fatos sociais
	
	da coesão social
	
Explicação: Justificativa: a existência do fato social independe do indivíduo, é exterior a ele. Quando estudamos uma cultura diferente da nossa, os fatos sociais ficam mais nítidos, o que para nós é estranho, para uma outra comunidade está estabelecido culturalmente, como hábito comum que se reproduz independente da vontade de seus membros.8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Durkheim, a Sociologia deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de:
		
	
	Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como objetivo a formação de uma raça humana perfeita.
	 
	Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.
	
	Conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação com o outro, priorizando sua individualidade.
	
	A criação de uma seita científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da perfeição humana.
	
	Entender superficialmente os processos sociais que formam a realidade social, observando principalmente os aspectos individuais e não os gerais.
	
Explicação: Na concepção de Durkheim, essa é a ocupação principal da Sociologia.
Aula 4 ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	1a Questão
	
	
	
	A sociologia de Émile Durkheim sempre exerceu grande influência no pensamento educacional; assinale abaixo a alternativa que destoa do pensamento desse autor:
		
	
	A ideia de que a rigidez no trato com o estudante é uma forma de produzir comportamento adequado.
	
	A ideia de que não cabe aos estudantes questionar o que a escola e o professor lhes oferecem.
	
	A ideia de que a educação tem a finalidade de reforçar a coesão social por meio da coerção.
	
	A ideia de que cabe à escola inculcar no aluno aquilo que a sociedade deseja.
	 
	A ideia de que, com diálogo, pode-se conscientizar o estudante da importância de sua função social.
	
Explicação: Durkheim não propõe diálogo para produzir ordem social; ao contrario, entende que ela é consequência imediata da coerção exercida pela consciência coletiva.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	¿conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade [que] forma um sistema determinado que tem vida própria¿. A definição em questão explica o conceito durkheimniano de
		
	
	Educação
	 
	Consciência Coletiva
	
	Anomia
	
	Solidariedade Orgânica
	
	Solidariedade Social
	
Explicação: Segundo Émile Durkheim, a consciência coletiva produz a socialização e reforça a educação em uma sociedade.  A consciência coletiva seria  um conjunto de valores, crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade. Seria um sistema de regras com vida própria e capaz de coagir ou constranger os indivíduos a se comportarem de acordo com essas regras sociais. 
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), ¿todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.¿ Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	A educação não exerce influência nas diferentes sociedades.
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Para Emile Durkheim, a educação trata-se da
		
	
	Transmissão de saberes escolares
	
	Libertação das ideias humanas
	 
	Transmissão de valores de uma geração para outra
	
	Anomia
	
	Construção de valores individuais
	
Explicação; Para Durkheim, o processo de socialização. trata-se de um processo pelo qual o indivíduo passa ao internalizar os valores que a consciência coletiva que impõe. A socialização aacontece através dos valores estabelecidos pela sociedade que passam a constituir o indivíduo. Na perspectiva de Durkheim, a
sociedade por meio da socialização, vai programando o indivíduo a ter um comportamento quase que padronizado.
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Emile Durkheim desenvolve um conceito para explicar a coesão social existente na sociedade moderna, cujas características envolvem: complexidade, maior divisão social do trabalho e individualização. Qual é esse conceito?
		
	
	norma social.
	 
	solidariedade orgânica.
	
	cooperação social.
	
	sistema orgânico.
	
	solidariedade mecânica.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No que tange às diferenças entre Ciências Sociais e Ciências Naturais é correto afirmar que: 
		
	 
	As ciências naturais podem ter resultados iguais provados por dois pesquisadores distintos em locais diferentes.
	
	O cientista social faz uso do laboratório para realizar as suas pesquisas
	
	O cientista natural é o único que faz uso de hipóteses em seu trabalho de investigação
	
	As Ciências Sociais não conseguem ser objetivas por conta da subjetividade do pesquisador.
	
	As Ciências Naturais possuem um grau de dificuldade de elaboração superior às Ciências Sociais.
	
Explicação:A primeira e mais direta resposta pode soar estranha e difícil de acreditar, mas é a mais perfeita definição da diferença entre ambas: as ciências naturais estudam fenômenos relativamente simples e fáceis. Já as ciências da ação humana estudam fenômenos relativamente complexo.
Ciências sociais e ciências naturais são dois campos de estudo com diferenças consideráveis. A ciência social é qualquer estudo que está centrado na sociedade e seu desenvolvimento.  Assim, ciências sociais incluem uma variedade de campos, tais como a antropologia, educação, economia, relações internacionais, ciência política, história, geografia, psicologia, direito, criminologia, e smilares.
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Alguns regimes políticos totalitários usam a educação para transmitir apenas o que lhes interessa, apenas o que está de acordo com a sua ideologia política. Fazem com que a educação desempenhe a função de domesticar as massas, manipulando a vontade e a ação dos indivíduos. Assinale a alternativa que melhor se ajusta a ideia do texto acima.
		
	
	A educação como processo social deve ser aberta, democrática, para preparar e equipar seus alunos para a mudança social.
	 
	Disciplinas da Educação Básica são escolhidas para atender os interesses e manutenção da classe dominante.
	
	A autonomia é condição necessária para que a escola elabore e realize a sua própria proposta pedagógica
	
	Representantes da comunidade e dos alunos participam da proposta pedagógica da escola.
	
	A escola tem a liberdade de construir uma proposta pedagógica que considere a realidade sócio-econômica de seus alunos.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com relação aos pensamentos de Èmile Durkheim em relação à educação considere as afirmativas: 1) Para este pensador a educação tem função de assegurar à sociedade a manutenção de regras impostas, a adequação e formatação dos indivíduos a um padrão socialmente imposto e previamente definido. 2) Durkheim acreditava que a educação tinha papel relevante na construção dos valores da cidadania e do nacionalismo, do apego à coletividade , a sensibilidade para os problemas sociais e para reforçar o individualismo. 3) Para Durkheim a educação tinha função de combater o individualismo na formação de uma consciência coletiva representativa das necessidades sociais. São corretos os ítens:
		
	
	1,2 e 3
	
	1 e2
	
	Apenas 1
	
	2 e 3
	 
	1 e 3
	
Explicação:Para Durkheim, a Educação teria como fundamento principal a manutenção da sociedade, além disso, seria por meio desta educação que se desenvolveria uma cosnciência coletiva capaz de manter a sociedade ordenada e regrada.
TESTE 2 – AULA 4
	1a Questão
	
	
	
	9. Durkheim,falava que a sociedade é mais do que a soma de suas partes. Ao contrário de Max Weber, ele não estava focado no que motivava as ações individuais das pessoas (individualismo), mas no estudo dos ¿fatos sociais¿, termo criado por ele mesmo que descreve os fenômenos que não são limitados apenas a uma pessoa. Seria correto afirmar:
		
	
	b) O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem;
	
	c) O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre a sociedade, obrigando-os a se adaptar às regras dos indivíduos onde vivem;
	
	e) As afirmativas a e c estão corretas.
	
	a) Os fatos sociais tem uma existência independente e mais objetiva do que as ações individuais, e podem somente ser explicados por outros fatos sociais, como a região onde a sociedade está submetida, governos, etc.
	 
	d) As afirmativas a e b estão corretas;
	
Explicação:O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de
		
	
	conscientização e politização.
	 
	reforço da consciência coletiva.
	
	manutenção da alienação.
	
	especialização para o trabalho.
	
	emancipação de classe.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na concepção de Durkheim o conceito de consciência coletiva é central. O autor compreendeu consciência coletiva como: I. Traços mentais e emocionais que identificam e distinguem um indivíduo de todos os outros. II. O conjunto de conhecimentos depurados de pré-noções e racionalmente organizados. III. Princípio metodológico que o sociólogo deve utilizar para analisar a sociedade. IV. Sistema de crenças, valores, ideias e percepções comuns aos membros de uma determinada sociedade. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Os itens II e III estão corretos.
	 
	Somente o item IV está correto.
	
	Somente o item I está correto.
	
	Os itens III e IV estão corretos.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo Maria Lúcia Arruda Aranha em Filosofia da Educação (2006), e educação é o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho.
Com base no acima exposto leia as afirmativas abaixo:
A educação formal e a educação informal fazem parte do processo de socialização do ser humano.
A essência inata do homem lhe confere sua humanidade, independentemente de sua adequação à sociedade.
Quando se deseja promover mudanças na sociedade podem-se trabalhar tais mudanças nos membros mais novos, por meio da educação institucionalizada.
A socialização é um aprendizado que promove a adaptação do indivíduo à cultura da sociedade a qual faz parte.
Sobre a relação entre educação e sociedade, é correto o que se afirma nas alternativas:
		
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Estão corretas as alternativas: I e II.
	 
	Estão corretas as alternativas: I, III e IV.
	
	Está correta somente a alternativa II.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
Explicação:O ser humano se humaniza durante o processo de socialização, deixando de ser um ser social e passando para um ser social, isso acontece pelos processos de educação formal e informal. Assim, quando se deseja promover mudanças na sociedade podem-se trabalhar tais mudanças nos membros mais novos, por meio da educação institucionalizada, pois a escola é um elemento de sociabilização formal e faz parte do processo de aprendizado que promove a adaptação do indivíduo à cultura da sociedade a qual faz parte.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A educação sistemática pode ser definida como a seleção de elementos considerados essenciais ou mais necessários para serem transmitidos de modo especial na escola, por pessoas especializadas. A educação sistemática acontece de forma institucionalizada. Assinale a alternativa que NÃO tenha recursos empregados pela educação sistemática.
		
	
	Material didático.
	
	Métodos de ensino.
	
	Horas de trabalho obrigatório.
	 
	Convivência familiar.
	
	Local apropriado.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens. Toda sociedade, portanto, utiliza os meios necessários para perpetuar sua herança cultural e ensinar aos mais jovens os costumes do grupo. ( OLIVEIRA, Pérsio Santos de, 1998, p.11) De acordo com o texto acima, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A educação como atividade básica de todas as sociedades, serve para aumentar apenas os conhecimentos cognitivos dos sujeitos, tonando-os mais competitivos na sociedade.
	
	Do ponto de vista sociológico, a educação nada tem a ver com uma ação de transmissão de cultura para as gerações mais jovens, pois trata-se apenas de uma ação pedagógica.
	
	A educação é um processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, porém, não contribui para o processo de socialização dos sujeitos.
	
	O processo de socialização na educação visa apenas a desenvolver suas potencialidades cognitivas.
	 
	A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	6. Para Durkheim, o objetivo da educação é constituir o ser coletivo em cada um de nós, pois o ser social não nasce com o homem, não se apresenta na constituição humana primitiva, como também não resulta de nenhum desenvolvimento espontâneo. A educação deve criar no homem um ser novo: o ser social. Podemos afirmar que para Durkheim:
		
	
	a) O objetivo da educação é formar um ser novo, constrangendo o indivíduo e subjugando o egoísmo individual, não é possível formar o ser social através de brincadeiras e do prazer.
	
	c) Para isso, o professor deve acreditar e valorizar a sua missão, pois ele é a voz de uma grande pessoa moral: a sociedade;
	
	d) Em qualquer sociedade educação é Una e Múltipla, podemos assim dizer que tem caráter duplo;
	 
	e) Todas as afirmativas estão corretas.
	
	b) É preciso então que o educador, com sua autoridade e sua ascendência moral, desperte o senso de dever na criança;
	
Explicação:Segundo Émile Durkheim, a educação é um fato social que visa constituir no indivíduo os meios para viver sem sociedade, enfim, se tornar um ser social. Visa também a formação de um "um novo ser". A socialização pode acontecer de diferentes formas, como exemplo, o brincar, o estudar e as atividades de prazer. Cabe aos educadores, com sua autoridade despertar o senso de dever nesse indivíduo desde criança. Para isso, esse educador ou professor deve ser o agente que representa a sociedade e reformar o duplo cara´ter da educação. 
 
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma instituição social que se relaciona com todas as demais práticas da vida social e é também um dos elementos fundamentais para assegurar à sociedade a manutenção das regras impostas, a adequação e aformatação dos indivíduos a um padrão socialmente imposto e previamente definido, refreando as paixões humanas frente a um poder moral que os indivíduos respeitem. Seus fins variam de acordo com os estados sociais e estão relacionados com as necessidades de um determinado tempo e lugar. Na teoria de Durkheim, o trecho acima define o conceito de:
		
	
	Sociedade
	 
	Educação
	
	Fato Social
	
	Divisão Social do Trabalho
	
	Solidariedade Social
	
Explicação:Para Durkheim, a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social. Partindo desta orientação, elabora sua teoria da educação, propondo uma socialização metódica das gerações novas. Para ele, era necessário articular a pedagogia à sociologia, uma vez que a escola teria como finalidade suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos pelo sociedade e que seriam aplicáveis à mesma.
	
	
Aula 5 ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Mais conteúdos dessa disciplina