Buscar

Visão de Libaneo, teoria de aprendizagem e didática.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo as teorias de Libâneo: 
A Didática é uma forma pedagógica que estuda conjuntos da forma teórica com a prática, para que juntas formem um conhecimento e aprendizagem satisfatórias.
O Professor é o mediador do conhecimento. Deve estudar as formas cognitivas de seus alunos e avaliar a melhor forma que eles irão absorver as informações e através disso defender suas ideias e opiniões. Devem formar seres críticos.
Libâneo defende os métodos pedagógicos que estimulem os alunos a pensar e ter senso crítico sobre as coisas e o raciocínio. Um meio que o aluno receba o conhecimento e sobre ele desperte seu senso crítico, não deixar o alunos se acomodar sobre uma opinião já formada. O aluno deve conhecer suas limitações e com elas aprender, levando essa aprendizagem para sua realidade.
Para o autor, a escola é uma cultura organizacional onde o comportamento dela depende das pessoas que ali participam, das relações que elas exercem umas com as outras. A escola pode mudar as suas características assim como as pessoas que ali estão, pois está sujeitada a avaliações, planejamentos para se conquistar seus objetivos. A escola é uma cultura e o professor deverá respeitar as diversas culturas que ali se formaram e através da escola formar seres cultos e dignos. 
É necessário o que o educador tenha ciência que cada aluno tem seu ritmo de aprendizado e é por este motivo que o professor deve diversificar as formas de ensina, para que todos tenham a mesmas chances de aprender.
Os professores devem ter na sua capacitação profissional a questão de elaborar aulas com auxílio das novas tecnologias, de acordo com a realidade da escola e dos alunos.
Com relação à prática de ensino o autor acredita na tendência progressista crítico social dos conteúdos, o aluno tem o papel de participante e o professor de mediador. Os conteúdos abordados em sala de aula tem papel social e humano, onde o aluno pode aplicá-lo na sua realidade.

Mais conteúdos dessa disciplina