Buscar

Prévia do material em texto

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
ANDREIA NEVES RODRIGUES/ 181176
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
2
CURITIBA/ PR
						
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
ANDREIA NEVES RODRIGUES/181176
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
	Portfólio apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado Magistério/Normal de Nível Médio. Para o Curso de Pedagogia à distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
CURITIBA/2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................	4	
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................	5	
2.1. Roteiro de Estágio................................................................................	6	
2.2. Importância do estudo das ciências sociais no Ensino Médio ...... 7	
2.3. Plano de Aula....................................................................................... 8	
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................9
4. REFERÊNCIAS......................................................................................11
INTRODUÇÃO
O Relatório de Estágio foi realizado com a finalidade de demonstrar e apresentar as disciplinas estudadas nesta Unidade Temática de Aprendizagem (UTA), assim sendo de pesquisas e estágio no Colégio Nossa Senhora de Sion que pertence a rede de escolas privadas de Curitiba.
Durante este período pude observar e coletar dados significativos que certamente irão auxiliar para minha formação acadêmica, este estágio de quarenta horas (40h.) foi desenvolvido em turmas do Ensino Médio com idade entre quinze e dezoito anos de idade (15 e18 anos), na disciplina de Sociologia no período diurno.
Durante o estágio participei da rotina da instituição de ensino, a convivência com seus professores, alunos e demais membros deste colégio, principalmente rotina de troca de professores e intervalos entre estas aulas, durante este período de estágio acompanhando as aulas ministradas pela professora de Sociologia, as quais foram fundamentais para a elaboração deste relatório e fundamentação de conceitos em relação ao curso de Ensino Médio.
Conciliar a teoria a pratica em sala de aula é uma tarefa difícil, nos exige esforço, dedicação e acima de tudo comprometimento com a educação, onde sabemos que não existe uma receita específica. Espero, no decorrer do trabalho, passar que a tarefa além de ser custosa em vários momentos, é plenamente gratificante quando nos vemos como um facilitador em (da) educação e que estou contribuindo para a tal (mesma). 
Tentaremos construir e afirmar o papel de mediador, para integrar, questões relativas ao desenvolvimento individual, à construção de conhecimentos e à interação social. Sabendo que a ação pedagógica deve se ajustar ao que os alunos conseguem realizar em cada momento de sua aprendizagem, para se construir em verdadeira ação educativa.
A Escola
A escola tem por finalidade desenvolver o educando assegurando-lhe a formação integral indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir profissionalmente e em estudos posteriores. 
 Com liberdade, responsabilidade, igualdade, justiça e democracia, a educação proporciona o encontro do ser humano consigo e com o mundo. 
A gestão atual do colégio é desenvolvida de modo coletivo, com participação de representantes de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos administrativos, financeiros e pedagógicos, oportunizando a alternância no exercício da representatividade e participação da comunidade em geral. 
A comunidade participa ativamente atividades realizadas na escola, sejam elas: Festa junina, Missas, Semana de Ciências, Dia da Família etc. contribuindo significativamente para o sucesso de todos os eventos.
O ambiente da escola no geral é bastante acolhedor, tranquilo e harmonioso seu espaço físico é grande e mantido limpo. Seus alunos do turno da manhã são adolescentes, onde suas relações sociais entre eles e os professores são forma amigável e respeitosa. 
 Aspectos Físicos da Escola Parte Administrativa: Abrange sala de professores, secretaria, sala de Computação, arquivo morto, orientação educacional, serviço de supervisão escolar, banheiros de funcionários. 
 Parte Pedagógica: Abrange salas de aulas, sala de coordenação, laboratório Ciências Físicas e Biológicas, banheiros masculinos e femininos, refeitório, cozinha, cantina, sala de audiovisual, depósito, laboratório de aprendizagem, área coberta. 
Pátio e quadra para prática de Educação Física e recreação.
Roteiro de Estágio
Durante oito visitas ao Colégio Nossa Senhora de Sion, acompanhei as turmas de ensino médio no período em que as mesmas estavam sendo ministradas pela professora G.T. que leciona Sociologia na instituição.
Por dois encontros eu observei a dinâmica das turmas, comportamento dos alunos, a didática da professora ao ministrar as aulas de sociologia, conteúdo, interesses e etc. percebemos a maneira como os docentes tem um grande interesse pela disciplina e muito respeito pela professora.
Em outras quatro visitas acompanhei toda a realização do plano de aula que a professora disponibilizou e ministrou aos alunos, num primeiro momento ela apresentou aos alunos de Ensino Médio o filme político: “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado. O próximo passo depois de assistirem ao filme, ela realizou um debate com os alunos sobre a realidade social em questão. Fez os docentes debaterem e se questionarem sobre como seria possível seres humanos virem depois dos porcos numa escala humanitária. 
Os docentes perceberam o quão cruel pode ser essa realidade, e o pior, saber que ainda em épocas atuais possam existir pessoas que sobrevivem graças aos restos deixados por animais.
A aula seguinte ao debate à professora realizou uma atividade escrita com os alunos, com o tema: Como a sociedade pode favorecer a condição humana. Com isso, compreendi que o plano de aula e as atividades foram muito bem colocadas pela professora, pois num momento ela trouxe a ideia, debateu com os docentes e finalizou a mesma com uma redação individual, trabalhando, dessa forma, todo um contexto social.
Importância do estudo das ciências sociais no Ensino Médio
O estudo das Ciências Sociais no Ensino Médio tem como objetivo geral introduzir o aluno nas principais questões conceituais e metodológicas das disciplinas de Sociologia, Antropologia e política (economia), devendo, portanto, fornece instrumentais teóricos para que o aluno entenda o processo de mundialização do capital em correspondência com as sucessivas revoluções tecnológicas.
As Ciências Sociais devem permitir também a reflexão sobre as relações de poder e ampliar a noção de política, enquanto um processo de tomada de decisões que afetam a coletividade.
Introdução à Sociologia.
Sociedade.
Grupo Social.
Comunidade.
Status.
Classe Social.
Estratificação Social.
Espaço Social.
Fato Social.
Mobilidade Social.
 	Pirâmide Social Brasileira.
Aparelhos Ideológicos do Estado.
Sistemas Políticos Econômicos.
Formas de Governo.
Regimes Políticos.
Modos de Produção.
Evolução Política Brasileira.
Soberania e Autonomia do Estado.
As Constituições Brasileiras.
Plano de Aula
Estagiário: Andreia Neves Rodrigues
Escola: Colégio Nossa Senhora de Sion
Disciplina: História
Turma: Terceiro ano
Professor regente: Brenda
Série: 3º. Ano Ensino Médio
Turma: 23 alunos
Datas: 10/11, 13/11, 14/11, 16/11, 17/11, 20/11, 21/11, 22/11 e 23/11
Tema: Políticas Sociais
Temas específicos: conceitos para compreensão da vida social.
Objetivos: Identificar os conceitos abordados pelo filme “Ilha das Flores” e relacioná-los ao cotidiano de forma que estejam interligados na vida social de cada indivíduo ou comunidade
Conceitos: Isolamento social; Contatos sociais; Comunicação; Interação Social; Processos Sociais: Cooperação,Competição, Acomodação e assimilação.
Instrumentos Didáticos: Aula expositiva, com filme, participação do grupo; texto complementar, debate em sala, quadro e giz.
Instrumentos de Avaliação: Exercício escrito e individual, redação com o tema : Como a sociedade pode favorecer a condição humana.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante o estágio observei o quanto à interação e a experiência construídas em sala de aula são importantes para o aprendizado do aluno e aperfeiçoamento do professor. Sentimentos como apreensão e euforia se misturam, uma porque a expectativa de aliar a teoria com a prática pode não ser plenamente atingida e achamos que nunca o será, pois seria o mesmo que dizer que nada mais há para aprender. Reforçam significativamente a possibilidade de estarmos diante de relações sociais, nas quais se encontram as marcas de grandes acertos e erros que podem ser consideradas proveitosas para o crescimento do indivíduo na sua vida social.
É necessário, portanto ainda uma cuidadosa reflexão por parte de todos que compõem a comunidade escolar, para que a aprendizagem possa de fato contribuir para a formação de cidadãos competentes, críticos, conscientes, com valores éticos, justos e preparados para a realidade em que vivem.
O professor deve ser crítico, disciplinador, mesmo que esta palavra esteja fora do vocabulário pedagógico, mediador e principalmente, um tradutor de conhecimentos para que eles ganhem sentidos. E, talvez o mais importante, incentivar a realização pessoal e a postura cidadã.
Desta forma, apesar dos sentimentos conflitantes, das dúvidas que acompanharam em vários momentos, acredito que os objetivos propostos foram atingidos; por um lado como aluna e por outro como professora,
demonstrando, apesar das dificuldades fortuitas, que todos são capazes de progredir no entendimento complexo do mundo que nos cerca.
Percebi o quanto é válida a experiência do estágio para que possamos crescer dentro do curso de Pedagogia, trazendo e agregando, cada vez mais experiência para o cotidiano e para vida pessoal e profissional, pois toda a troca é valida visto que, é pela troca com o outro que crescemos como seres humanos.
Comentários: Referências Bibliográficas
ALMEIDA, Cláudia Mara de; SOARES, Kátia Cristina Dambiski. Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Aspectos Históricos e Legais da Formação. Curitiba: Ibpex, 2011. 
DEMO, Pedro. Metodologia da investigação em educação. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2012.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez 2002.
ROMANOWSKI, Joana. Formação e Profissionalização Docente. Curitiba: Ibpex, 2007.
SILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANETZ, Sandra Terezinha. O estágio no Curso de Pedagogia. Curitiba: Ibpex, 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
URBANETZ, Sandra Terezinha; MELLO, Alessandro. Organização e estratégias pedagógicas. Curitiba: Ibpex, 2009.