Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Victoria van Tol Amaral Mesqueu
Matrícula: 20151100740
AVALIAÇÃO 3
Ao longo da Unidade, estudamos que Ética e moral são coisas distintas. Ao realizarmos uma análise Ética, precisamos observar todo o conceito. Sendo assim, definimos Ética como “estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade”, enquanto a moral são “os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade”. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.  Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. 
Com as informações acima, devemos explicitar algumas das consequências da globalização, tais como: integração e a interdependência econômica cada vez maiores entre países, regiões e continentes, tornando a economia mundial centralizada em grandes corporações de empresas transnacionais, diminuindo o poder do estado como regulamentador e a quebra de fronteiras.  Uma vez que nossa análise se baseia na Ética Planetária, devemos admitir que o planeta é composto de seres humanos e a partir da globalização nossas fronteiras foram “quebradas”, logo devemos pensar em questionamentos morais, ou Ética, de modo global. É necessário compreender que não estamos sozinhos e por mais tradicional e conservador que um país ou pessoa possa ser, ele deve se auto avaliar a respeito de seus valores morais e éticos, também respeitando a tradição, religião e modo de viver de cada um. 
Quando acontece uma aproximação entre culturas diferentes, ocorrem dois movimentos inevitáveis: o enriquecimento das mesmas por meio das novidades que uma tem a oferecer à outra; o conflito de valores que ocorre quando algo tido como bom e certo para uma é tomado como errado pela outra. Agora vamos imaginar uma situação em que as culturas “se tocam” e são necessário o convívio e o respeito direto com esse tipo de diferença.  A globalização, ao permitir o maior contato entre as diferenças, exige que se compreenda a necessidade de respeito e tolerância aos valores de culturas distintas. Isso porque nenhuma cultura tem o direito de tentar anular as demais, já que todas as culturas são igualmente legítimas.

Mais conteúdos dessa disciplina