Buscar

Prévia do material em texto

C:\Users\Thiago\Desktop\CAPA.jpg
universidade paulista
DANIEL ECHELA FILHO
LUCAS OLIVEIRA OLEGARIO
MARCOS AUGUSTO AMORIM
thiago g. a. Carvalho
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
GRAMOFONE DIDÁTICO
bauru
2017
SUMÁRIO
O GRAMOFONE	2
FUNCIONAMENTO	3
MATERIAIS	4
ETAPAS DE CONSTRUÇÃO	7
MONTAGEM	8
APRESENTAÇÃO	9
APLICAÇÃO NOS ESTUDOS	10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	11
O GRAMOFONE
O Gramofone foi criado pelo alemão Emile Berliner e patenteado em 1887. Este reprodutor de sons não foi o primeiro criado, antes dele existia o equipamento chamado fonógrafo que usava um cilindro de cera como mídia para gravar asmúsicas e reproduzi-las, porem, o gramofone superou seus concorrentes, pois foi o primeiro a utilizar o disco como mídia, por ser mais fácil de manusear e de produzir em massa.
Por volta de 1920, o gramofone já estava inteiramente popularizado. Nessa época muitos compositores e músicos buscaram explorar ainda mais o aparelho que até então era considerado apenas um reprodutor de mídia. Algumas dessas experiências consistiam em, utilizar mais de um gramofone ao mesmo tempo para gerar novos sons, ou alterar avelocidade de rotação, ou cortar discos e emendar pedaços de diferentes gravações, por exemplo.
Até que então a fita chegou em meados de 1950, e permitia uma serie de procedimentos que não eram conseguidos com a manipulação dos discos de vinil, o principal deles, sendo a gravação e edição dos sons. Pedaços de fitas poderiam ser cortados em vários tamanhos , ou seja, o controle era mais preciso.
Mesmo com adesão de quase todos os compositores utilizarem fita magnética para gravar os sons, o publico ainda os recebia em disco, a fita chegou ao mercado na década de 1970. Após a fita, veio o CD, em 1982 e tudo continua evoluindo cada vez mais.
Os toca-discos hoje, são mais usados como um instrumento musical, como por exemplo a figura de DJ, ou por apreciadorese colecionadores.
A invenção do gramofone foi um passo muito importante,teve uma grande representatividade epossibilitou uma evolução considerável para o universo musical. A gravação e reprodução de musicas foi diferente após a invenção do mesmo.
FUNCIONAMENTO
Ao girar o disco, a agulha vai percorrendo os sulcos e transmitindo as vibrações ao cone, que funciona como uma espécie de alto-falante, concentrando e amplificando o som produzido pela vibração da agulha, possibilitando ouvir o que está gravado no disco.
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\ESQUEMA SIMPLIFICADO DAS ONDAS.PNGRepresentação microscópica da agulha lendo os microsulcos do disco
C:\Users\Thiago\Desktop\FOTOS APS\18182612615468.jpgProt[otipo de um gramofone didático
Esquema simplificado do comportamento das ondas
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\Paper-gramophone.jpg
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\PARAFUSOS DE FIXAÇAO BASE.JPGC:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\ELETRICA.JPGMATERIAIS
Cantoneiras em L para fixar os apoios na base
Acabamento dos fios (1mm)por baixo da base
C:\Users\Thiago\Desktop\APOIO DA BASE (2).jpgParafusos de fixação da base na cantoneira
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\CANTONEIRAS.JPGC:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\FIOS COM PORTA FIO.JPG4 Apoios da base
Base acrílica (500x500) e fiação elétrica
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\MOTOR COM REDUTOR.JPGC:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\MOTOR.JPG
Fonte de alimentação (5v)
Motor utilizado (12v)
Montagem do motor no redutor.
Redutor do motor
Parafusos de fixação do motor-redutor na base acrílica
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\REDUTOR.JPGC:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\FONTE DE ALIMENTAÇÃO.JPGC:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\PARAFUSOS DE FIXACAO.JPG
Suporte da cartolina pronto
Madeira, PVC,Cano e Presilha para fazer o suporte de sustentação da cartolina
Agulhas usadas para leitura do disco
C:\Users\Thiago\Desktop\Nova pasta (2)\IMG-20171108-WA0096.jpgC:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\SUPORTE PARA CARTOLINA.JPGApoio para o disco usinado em Nylon
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\AGULHAS.JPGInterruptor Liga/Desliga
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\INTERRUPTOR LIGA DESLIGA.JPGC:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\SUPORTE PARA DISCO.JPG
ETAPAS DE CONSTRUÇÃO
30/09/2017:
Após termos a ideia aprovada pela coordenação começamos apesquisar mais sobre o funcionamento do gramofone analisando projetos similares e evolução do mesmo. Junto a isso foi discutido também os materiais que poderiam ser utilizados, para que o projeto tivesse um acabamento bom utilizando materiais reaproveitados, minimizando o custo.
06/10/2017:
Selecionamos os materiais reaproveitáveis que utilizamos, e fizemos orçamento dos materiais que necessitaram ser comprados. No mesmo dia iniciamos a confecção do banner usado na apresentação do dia 23/10/2017.
12/10/2017:
A usinagem do suporte para o disco de vinil feito em nylon(11/10/2017), corte de todas as peças da base feita em acrílico, corte da madeira e do cano pvc utilizados no suporte da cartolina, e também a furação da base para montagem nas cantoneiras e afixação do motor e interruptor liga/desliga.
13/10/2017:
Demos inicio a instalação elétrica, onde tivemos que calcular a voltagem correta fornecida para o motor para que ele tivesse uma rotação mais próxima de 33 1/3 rpm, para que a musica fosse ouvida navelocidade de reprodução padrão do disco. Optamos por alimentar o motor, com uma fonte universal, com saída 5v. Baterias deixaram de ser opção pelo fato de descarregarem com o passar do tempo, e isso, consequentemente afetaria a rotação do disco.
16/10/2017:
A atividade foi finalizada, com acabamentos gerais, incluindo a parte elétrica, que teve os fios escondidos e isolados, testamos vários tipos de corneta, dobrando a cartolina de varias maneiras e também posicionando em locais diferentes, a fim de amplificar ao máximo o som reproduzido. Revisamos o funcionamento para evitar qualquer imprevisto.
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\IMG_2369.jpgC:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\IMG_2372.jpgC:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\IMG_2367.jpgC:\Users\Thiago\Desktop\IMG_2366.JPGMONTAGEM
Gramofone pronto
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\IMG_0012.jpgApresentação da APS (23/10¹2017)
C:\Users\Thiago\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\IMG_0018.jpgAPRESENTAÇÃO
APLICAÇÃO NOS ESTUDOS
A proposta consistia em desenvolver um projeto que tivesse relação com os estudos e que usasse materiais recicláveis de preferencia.
O propósitodeste trabalhoédemonstrar que uma vibração qualquer podeemitir ondas sonoras. O disco de vinil apresenta microssulcos que ao serem tocados pela agulha, transferem a representação da frequênciaque corresponde a musica.
A gravação e produção do disco de vinil segue um processo mecânico complicado, do tipo analógico, que se completa em sete etapas. Apesar da complexidade, a produção de um disco não dura mais de meia hora no total. Depois de a música ser gravada, misturada e martirizada em estúdio, em fita magnética ou, na atualidade, em algum suporte digital, esta gravação é remasterizada para adaptar ao meio em que vai ser gravada, o que é especialmente importante nos discos de vinil devido à sua resposta na frequência, à interferência entre canais (estéreo, por exemplo) provocado pelo processo mecânico decorte e posteriormente pela leitura por agulha, e pela dependência do tempo total disponível no disco relativamente ao volume da gravação, sendo este um processo decisivo no resultado final.
Entretanto podemos levar em consideração que no nosso dia a dia, tudo queestão sofrendo vibrações, consequentemente, ondas sonoras são emitidas de várias características. No trabalho do gramofone didático, foi identificado um jeito de propagação do som por meio de um ‘funil’ feito com cartolina.
Nesse projeto tivemos o desafiode reaproveitar muitas coisas e adapta-las da forma que ficasse funcional e bonito. Como reaproveitamos um motor, tivemos desafios para chegar a rotação necessária para reprodução do disco, que envolviam tensão e corrente dos equipamentos.
A montagem do gramofone é simples e vários conceitos físicos associados ao som podem ser explorados, como por exemplo, propagação, produção, frequência, utilidade de um alto-falante, entre outros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	https://pt.wikipedia.org/wiki/Gramofone
	https://www.youtube.com/watch?v=yTwaJiYtku4
	https://www.youtube.com/watch?v=to7qpx_uwM8
	https://www.youtube.com/watch?v=to7qpx_uwM8
	https://pt.scribd.com/document/135544799/v08n01a11
	http://www.novoeatual.com/ver/experiencia-de-fisica-gramofone/
	http://narafisica.blogspot.com.br/2010/03/plano-de-ensino-9-ano-ensino.html
	http://becodorockbr.blogspot.com/2011/03/historia-do-disco-de-vinil.html
	http://www.ufjf.br/anais_eimas/files/2012/02/Iwao.pdf