Buscar

ORIENTAÇÕES - APS - MATRIZ 2018 - TURMAS MAE - 1o - 2o - 3o - 4o - 5o - 6o - 7o - 8o SEMESTRES

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA - CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA 
 
Guia de elaboração de ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS) para o Curso de Educação Física.
objetivos da Atividade prática supervisionada (aps): 
- Levar os alunos do curso de Licenciatura e Graduação Plena (Bacharelado) em Educação Física da UNIP a reflexão sobre o universo de conhecimento e atuação da área de maneira interdisciplinar. 
- Estabelecer um diálogo entre os diferentes conteúdos de ensino específicos e gerais que fornecem a base de fundamentação teórica, associados a dimensão prática, imprescindível ao exercício profissional do futuro professor.
PROPOSTA: a APS será constituída por Duas Partes complementares: 
Parte 1: composta por trabalho(s) teórico/prático 
Parte 2: elaboração de um Relatório Interdisciplinar.
O Relatório Interdisciplinar deverá versar sobre uma temática diferente (O Tema Gerador) a cada semestre associado ao(s) conteúdo(s) do(s) trabalho(s) (teórico-prático) desenvolvido(s) e aos conteúdos de disciplinas que nortearam o conhecimento do aluno até aquele momento de formação inicial.
PROCEDIMENTOS GERAIS para realização da APS:
A cada semestre letivo:
Definir o grupo: 5 a 10 alunos por habilitação: Licenciatura ou Graduação Plena em Educação Física - até o final do primeiro mês de aula do semestre letivo vigente. Escolhe-se um líder do grupo, o mesmo será responsável por entrar no site abaixo, formar o grupo e inserir nome completo de todos os alunos do grupo e RA. Acesse o link:
https://trabalhosacademicos.unip.br/Entrega/Default.aspx
O grupo deve escolher um professor (do semestre vigente) que será o Tutor e orientará a APS. Procurar o professor para aceite. Do aceite, passar ao menos uma vez para orientação com o tutor antes de entregar para correção final. A reunião com o professor tutor deverá ser agendada com antecedência, combinada diretamente com ele.
Cabe ao grupo elaborar a APS de acordo com as normas e orientações desse manual e do tutor. 
Respeitar os prazos estipulados pelo tutor e coordenador do campus. 	
Imprimir versão final para entrega ao tutor. Obs: A APS deverá ser desenvolvido até a semana de Np2 pelo calendário oficial da UNIP, e entregue ao professor Tutor, nessa semana, para correção final.
Postar a mesma versão final entregue ao tutor no site de trabalhos acadêmicos até prazo definido em calendário oficial da UNIP (site).
Obs: se o trabalho não for postado no site, a nota não poderá ser lançada.
O professor tutor: é quem orienta a APS do grupo. Cabe a ele aceitar até 3 (três) grupos por sala no semestre letivo vigente para orientar o desenvolvimento do trabalho. 
A orientação do trabalho: poderá acontecer em reunião do grupo com o professor tutor em 10 minutos antes do término da aula da disciplina regular do professor no semestre, uma vez agendada pelo grupo de alunos. Outra forma fica a critério do tutor e grupo.
Uma vez orientado a APS, o professor deve fazer a correção final do trabalho impresso e entregar ao coordenador do curso no seu campus, para lançar a nota. Obs: essa nota deve constar na capa do trabalho grafado a caneta, com nome e assinatura do professor, turma, turno e com justificativa da aprovação e ou reprovação
ORIENTAÇÕES – 1º SEMESTRE - CALOUROS
Tema Gerador: Memórias das práticas corporais e a formação inicial em Educação Física
Parte 1: Trabalho teórico/prático:
Elaborar um Memorial com um dos títulos definidos abaixo e o desenvolvimento respectivo sugerido, o que deverá estar em acordo com a habilitação cursada:
 	1.1 Habilitação de Licenciatura em Educação Física:
Título: Memórias das práticas corporais na área Escolar e a escolha da Licenciatura em Educação Física
Para o desenvolvimento das memórias, os alunos reunidos em grupo (já com o professor tutor definido) deverão versar tanto sobre as suas vivências corporais na escola – por exemplo: as memórias das aulas de Educação Física, nos diferentes níveis de ensino na Educação Básica, como devem também relatar seu percurso na vida pessoal e/ou escolar que o fez optar pela área da educação e a formação inicial na Licenciatura em Educação Física. Devem ressaltar ainda as expectativas (diferentes ou similares entre os colegas do grupo) e a realidade encontrada no curso quando do ingresso, assim como as perspectivas em relação a qual deve ser o papel do futuro professor na futura área do Ensino na Educação Básica.
1.2 Habilitação de Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado): 
Título: Memórias das práticas corporais nas áreas do Esporte, da Saúde (fitness) e/ou do Lazer e a escolha da Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado)
Para o desenvolvimento das memórias, os alunos reunidos em grupo (já com o professor tutor definido) deverão versar tanto sobre as suas vivências corporais relacionadas ao Esporte, Saúde (fitness) ou Lazer – por exemplo: as memórias da escolinha de natação, ou envolvimento com equipe de treinamento esportivo, ou ainda atividade de recreação voluntária ou institucionalizada que ocorreu em diferentes momentos de sua vida, em determinados estágios de desenvolvimento, como devem também relatar o seu percurso de vida, as vivências que o fez optar pela formação inicial na Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado). 
Devem ressaltar ainda as expectativas (diferentes ou similares entre os colegas do grupo) e a realidade encontrada no curso quando do ingresso, assim como as perspectivas em relação a qual deve ser o papel do futuro professor diante das possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
1.3 Procedimento: 
O relato do Memorial: poderá ser redigido (digitado) de forma descritiva e/ou narrativa com no máximo 2 (duas) páginas[footnoteRef:1] por aluno, ou compilando experiências diferenciadas de cada aluno e fazendo um relato de todo o grupo com no máximo 6 (seis) páginas. [1: Cada página deve conter 30 linhas aproximadamente, seguindo fonte da letra, parágrafo e margens em acordo com o determinado no Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UNIP - digitadas em folha A4.] 
Parte 2: Elaborar o Relatório Interdisciplinar (vide orientações gerais no Anexo 1 desse documento): 
2.1 Escolher no mínimo 2 (duas) disciplinas que estão sendo cursadas no semestre para o Relatório. 
2.2 Analisar os conteúdos desenvolvidos e o conhecimento gerado nas disciplinas escolhidas diante do Tema Gerador: Memórias das práticas corporais e a formação inicial em Educação Física. Com isso espera-se que o grupo destaque as lembranças das práticas corporais diversificadas dos alunos do grupo, as suas considerações sobre o percurso até o presente, a expectativa e a perspectiva sobre o curso, associadas ao que foi apreendido nas disciplinas indicadas, tendo como foco a formação almejada.
ORIENTAÇÕES – 2º SEMESTRE 
Tema gerador: O lúdico e o corpo em movimento
Parte 1: Trabalho teórico/prático: 
Explorar o tema gerador realizando pesquisa sobre definição de conceitos, bem como realizar as atividades indicadas e separadas por habilitação: Licenciatura e Graduação Plena (Bacharelado) que resultarão na elaboração do Relatório dessa Parte I de APS, com títulos distintos. 
1.1 Para todos grupos (independente da habilitação):
Pesquisar sobre os conceitos: Lúdico, Corpo e Movimento em 02 (dois) ou mais livros e/ou Periódicos Científicos (na biblioteca da UNIP).
1.1.1) Destacar as definições encontradas na pesquisa e anotá-las para posterior utilização no Relatório Interdisciplinar. 
1.1.2) Anotar também os seguintes dados sobre as obras (livros ou revistas) utilizados e onde foram encontrados os conceitos: o sobrenome e nome do autor, nome do livro, edição, editora, local e ano (que o livro foi editado), o que será utilizado como Referências Bibliográficas no Relatório Interdiciplinar.
1.2 Habilitação de Licenciatura em Educação Física:
Título: As manifestações lúdicas do corpo em movimento entre gerações na escola e no cotidiano
Explorar quais são as manifestações lúdicas do corpo em movimento na escola e no cotidiano (brincadeiras,danças, ginásticas, esportes, jogos, etc.) desenvolvidas por crianças e adolescentes e comparar com às práticas vivenciadas por adultos na sua fase da infância e da adolescência. 
Para tanto espera-se que o grupo desenvolva um questionário (com perguntas fechadas e ou abertas) a fim de identificar essas manifestações de prática lúdica entre crianças, adolescentes e adultos, o que pode ser aplicado a uma família: a avós, pais e filhos. 
No questionário, pode-se explorar, como exemplo: Quais as manifestações corporais vivenciadas por eles e identificadas como lúdicas (será necessário explicar o conceito de lúdico ao respondente) na escola e fora dela. Explorar se há influências das novas tecnologias, da mídia da sociedade de consumo, etc., na evolução ou diferenciação de manifestações citadas, assim como questões contextuais/culturais: de característica de grupo, região, tipo de escola: pública e ou privada, etc. Levantar exemplos de práticas desconhecidas pelo grupo, bem como as percepções dos sujeitos sobre as práticas corporais da outra geração, por exemplo do avô (adulto) para o neto (criança), etc. 
Dos dados coletados no questionário, discutir em grupo a fim de fazer uma análise identificando diferenças e semelhanças entre a ludicidade e as manifestações dos corpos em movimento nas distintas gerações. (orientação do relatório item 1.4)
1.3 Habilitação de Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado): 
Título: As manifestações lúdicas do corpo em movimento nas áreas do esporte, saúde e/ou lazer 
Tendo conhecimento dos conceitos pesquisados (1.1), explorar como se desenvolve o lúdico em ambientes não escolar e diante de diferentes manifestações corporais (no esporte, na dança, na ginástica, nas lutas, etc.).
Para tanto espera-se que o grupo desenvolva um questionário (com perguntas fechadas e ou abertas) a fim de explorar conhecimento sobre a questão do lúdico com diferentes sujeitos (mínimo 3) e em diferentes contextos de um ou mais campos de atuação do Graduado (Bacharelado) em clubes, academias, escolas de esporte, espaço de lazer, etc. 
No questionário, pode-se explorar, como exemplo: Quais as manifestações lúdicas corporais vivenciadas pelo sujeito no cotidiano pesquisado (será necessário explicar o conceito de lúdico ao respondente). Se eles reconhecem diferenças/semelhanças nas manifestações lúdicas dos corpos em movimento indicadas, motivos e ou situações que as favorecem, como exemplo no esporte, a diferença do lúdico no contexto amador e profissional e ou em diferentes espaços e regiões. Explorar se há influências das novas tecnologias, da mídia e/ou da sociedade de consumo, para o desenvolvimento da ludicidade nas práticas corporais indicadas. Levantar exemplos de práticas corporais lúdicas desconhecidas pelo grupo. Saber o parecer do sujeito sobre o lúdico na sua vida pessoal, profissional, etc.
Fazer uma análise identificando a questão da ludicidade sobre os diferentes enfoques evidenciados nos questionários (práticas corporais distintas por modalidades, contextos, espaços, cultura) e relatar o resultado. (orientação do relatório item 1.4)
1.4 Elaboração de Relatório da Parte 1 (todos grupos).
O Relatório em questão deverá ter o título definido por grupo distinto por habilitação e ser elaborado com os resultados da pesquisa (1.1) e análise do questionário realizado por grupo: da Licenciatura (1.2) e do Bacharelado (1.3).
 
O Relatório dessa etapa (Parte 1) deverá ser digitado, pode ser feito seguindo modelo de Relatório de Atividade Complementar, o qual deve ser anexado ao Relatório Interdisciplinar (Parte 2).
Os resultados relatados deverão servir de conteúdo para o Desenvolvimento do texto do Relatório Interdisciplinar (Parte 2)
Parte 2: Relatório Interdisciplinar: (vide Orientações no ANEXO I desse documento)
2.1 Com base no Tema Gerador do Semestre: O lúdico e o corpo em movimento, desenvolver o Relatório Interdisciplinar utilizando os dados das atividades realizadas na Parte 1 do APS. No Relato Interdisciplinar deve ser indicadas, no mínimo, 02 (duas) disciplinas cursadas no Semestre Letivo VIGENTE, associando os conhecimentos desenvolvidos em aulas nestas diferentes disciplinas. 
2.2 Ao final do Relatório Interdisciplinar – pós-texto – deve ser indicado o ítem: Referência Bibliográfica e indicar os dados de cada obra (livros e ou periódico) que foi utilizada na pesquisa da Parte 1 (1.1.2). Seguir GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE PAULISTA: Vancouver 
https://www.unip.br/presencial/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao_vancouver_2018.pdf
2.3 Entregar o(s) questionário(s) e relatório desenvolvidos da Parte 1 em Anexo ao Relatório Interdisciplinar (Parte 2 do APS).
ORIENTAÇÕES – 3º SEMESTRE
Tema gerador: A corporeidade na Educação Física: reflexões e proposições sobre a atuação profissional
Parte 1: Trabalho teórico/prático: 
Explorar o conhecimento do tema em uma revisão de literatura seguindo a especificidade das modalidades do curso e os respectivos campos de atuação do profissional de educação física.
1.1 Habilitação de Licenciatura em Educação Física:
Objetivo: reconhecer a importância do movimento para o desenvolvimento da corporeidade das crianças na Educação Infantil. 
a) Ler sobre o tema gerador: A corporeidade na Educação Física: reflexões e proposições sobre a atuação profissional, a fim de: 1.1 Fazer um fichamento: resumo do que foi lido e cópia de de trechos do(s) texto(s) (isso chamamos de transcrição); o fichamento deve conter no mínimo duas transcrições. A escolha da bibliografia para a leitura a respeito do tema gerador fica a cargo de cada grupo. (Modelo de fichamento ANEXO III).
b) Identificar como estão desenvolvendo o Eixo Movimento na escola da Educação Infantil 
 b.1. Visitar uma escola de Educação Infantil: pública: EMEI, ou privada (carta de Apresentação em Anexo IV)
 b.2. Realizar um questionário com o professor de educação física, ou na falta dele, com o pedagogo, contendo no mínimo 2 (duas) questões abertas. As questões devem explorar se o professor desenvolve o eixo Movimento e como o faz. (antes de aplicar o questionário com o professor, passe para aprovação do seu professor tutor)
 b.3. Identificar na infraaestrutura da escola, se há espaços destinados para o desenvolvimento de atividades corporais (quadras, salas de aula, brinquedoteca, etc), descrevendo qual(is) e como são as condições desse(s) espaço(s).
Sugestão: O momento da visita na escola de Educação Infantil pode agregar o trabalho da disciplina de Prática de Ensino: Integração Escola Comunidade na qual os alunos do 2º/3º semestres devem fazer a caracterização da unidade escolar.
1.2 Habilitação de Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado): 
Objetivo: reconhecer a importância do movimento para o desenvolvimento da corporeidade de crianças e jovens nos campos de atuação do Esporte, da Saúde, ou do Lazer 
a) Ler sobre o tema: A corporeidade na Educação Física: reflexões e proposições sobre a atuação profissional, a fim de: 1.1 Fazer um fichamento: resumo do que foi lido e cópia de de trechos do(s) texto(s) (isso chamamos de transcrição); o fichamento deve conter no mínimo duas transcrições. A escolha da bibliografia para a leitura a respeito do tema gerador fica a cargo de cada grupo. (Modelo de fichamento - ANEXO III).
b) Identificar como estão desenvolvendo o Eixo Movimento nos campos do Esporte, Saúde ou Lazer.
 b.1. Visitar um espaço de prática de Atividade Física sistematizada com supervisão de profissional da Educação Física: o espaço poderá ser uma academia, um clube, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um Programa de Atividade Física Municipal ou programas de atividades físicas oferecido em empresas privadas (deverá elaborar carta de pedido e autorização de entrada para coleta de dados para fins de estudo acadêmico – ver com professor tutor e ou coordenador do curso)
 b.2. Realizar um questionário com o professor de educação física responsável pelo programa de atividade física,contendo no mínimo 2 (duas) questões abertas. As questões devem explorar se o professor desenvolve o “Movimento” e “como o faz”. (antes de aplicar o questinário com o professor, passe para aprovação do seu professor tutor)
 b.3. Identificar na infraaestrutura do local, se há espaços destinados para o desenvolvimento de atividades corporais (quadras, páteos, espaços ao ar livre, etc), descrevendo qual(is) e como são as condições desse(s) espaço(s).
OBS: Os resultados da Parte 1 deverão servir de conteúdo para o Desenvolvimento do texto do Relatório Interdisciplinar (Parte 2)
Parte 2: Relatório Interdisciplinar: (vide Orientações no ANEXO I desse documento)
2.1 - Com base no Tema Gerador do Semestre: A corporeidade na Educação Física: reflexões e proposições sobre a atuação profissional, desenvolver o Relatório Interdisciplinar utilizando os dados das atividades realizadas na Parte 1 do APS. No Relato Interdisciplinar devem ser indicadas (nomenclatura), no mínimo, 03 (três) disciplinas cursadas até o Semestre Letivo VIGENTE, e deve-se fazer uma associação das reflexões geradas com os conteúdos/conhecimentos desenvolvidos em aulas nestas diferentes disciplinas o que será desenvolvido em forma de dissertação. 
2.2 - No Desenvolvimento do Relatório Interdisciplinar, o grupo deverá utilizar no mínimo 01 transcrição feita no fichamento da Parte 1, reforçando o que está sendo relatado pelo grupo. 
2.3 - Ao final do Relatório Interdisciplinar – pós-texto – deve ser incluído o ítem: Referência Bibliográfica e indicar os dados de cada obra (livros e ou periódico) que foi utilizada na Dissertação (sendo a fonte da transcrição feita). Seguir GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE PAULISTA: Vancouver 
https://www.unip.br/presencial/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao_vancouver_2018.pdf
2.4 - Entregar o(s) questionário(s) e fichamentos desenvolvidos da Parte 1 em Anexo no Relatório Interdisciplinar (Parte 2 do APS).
ORIENTAÇÕES – 4o SEMESTRE
Tema gerador: Concepção da Educação Física: abordagem na intervenção profissional
Parte 1: Trabalho teórico/prático: 
Explorar o conhecimento do tema em uma revisão de literatura seguindo a especificidade das modalidades do curso e os respectivos campos de atuação do profissional de educação física.
1.1 Habilitação de Licenciatura em Educação Física:
Objetivo: Identificar e analisar abordagens (tendências) pedagógicas na educação escolar, explorando o universo do planejamento e da metodologia de ensino na concepção do docente do Ensino Fundamental
a) Ler sobre o tema gerador: Concepção da Educação Física: abordagem na intervenção profissional a fim de: 
 a.1. Delimitar o tema gerador ao universo da Licenciatura, realizando a leitura exploratória sobre quais são as abordagens pedagógicas no âmbito da educação física escolar?
 a.2. Fazer fichamento sobre a delimitação do tema: resumo do que foi lido e cópia de trechos do(s) texto(s) (isso chamamos de transcrição); o fichamento deve conter no mínimo quatro transcrições. A escolha da bibliografia para a leitura a respeito do tema gerador fica a cargo de cada grupo. (Modelo de fichamento ANEXO III).
b) Obter, ler e discutir sobre um plano de ensino de educação física para um ano de escolarização do Ensino Fundamental a fim de: 
 b.1. identificar qual a abordagem (tendência) pedagógica que subsidia o plano obtido. 
Obs: O aluno poderá obter esse plano de ensino por meio de pesquisas na internet, biblioteca, e, ou, se já iniciou o estágio, com o professor colaborador na escola que realiza estágio, ou com o que fará o questionário (ver a seguir). 
O plano de ensino obtido deverá ser anexado ao Relatório Interdisciplinar (Parte 2).
c) Identificar como se dá a atuação do professor de educação física: se ele tem autonomia para planejar sua ação e/ou se segue algum material específico destinado a sua prática, estabelecido por terceiros, Lei, etc. Ao identificar essa questão da autonomia da prática ou não, levantar ainda como se dá o planejamento, acompanhamento e ou avaliação de sua ação.
 c.1. Visitar uma escola de Ensino Fundamental: pública ou privada (carta de Apresentação em Anexo IV) (visita cancelada em razão da Pandemia)
 c.2. Elaborar e aplicar (presencial ou remotamente), um questionário com um professor de educação física escolar contendo no mínimo 4 (quatro) questões abertas. As questões devem explorar como o professor entende a educação física: qual o referencial teórico ou abordagem pedagógica que subsidia o seu trabalho, ainda, se há um embasamento em algum referencial legal e diretriz curricular; como ele elabora os planos de ensino, como seleciona os conteúdos, qual metodologia emprega, se utiliza avaliação e quais critérios adota para isso, etc.
Obs; antes de aplicar o questionário com o profissional, passe para aprovação do seu professor tutor.
 
 Sugestão: O grupo de aluno deverá relatar como o professor realiza sua prática com base nas respostas do questionário aplicado. O plano de ensino de um ano de escolarização que deverá ser lido e analisado na parte b., poderá ser o próprio plano de ensino do professor que respondeu o questionário da parte c. na escola (no caso, se o professor concordar e ceder uma cópia). Todos dados levantados servirão de material a ser analisado e deve ser anexado ao relatório interdisciplinar.
1.2 Habilitação de Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado): 
Objetivo: Identificar e analisar a concepção de Educação Física (referencial teórico) no Esporte, Saúde e Lazer, explorando a influência dessa conpecpção teórica na intervenção do profissional de Educação Física.
a) Ler sobre o tema gerador: Concepção da Educação Física: abordagem na intervenção profissional a fim de: 
 a.1. Delimitar o tema gerador ao universo da Graduação Plena, realizando a leitura exploratória sobre qual concepção teórica subsidia a ação do profissional da Educação Física ?
 a.2. Fazer fichamento sobre a delimitação do tema: resumo do que foi lido e cópia de trechos do(s) texto(s) (isso chamamos de transcrição); o fichamento deve conter no mínimo quatro transcrições. A escolha da bibliografia para a leitura a respeito do tema gerador fica a cargo de cada grupo. (Modelo de fichamento ANEXO III).
b) Obter, ler e discutir sobre o planejamento da intervenção do profissional de educação física na sua área de atuação (Esporte, Saúde ou Lazer) para crianças, jovens, adultos e ou idosos a fim de: 
 b.1. identificar qual a concepção teórica (abordagem) que subsidia a ação profissional.
Obs: O aluno poderá levantar dados sobre o planejamento da intervenção do profissional por meio de pesquisas na internet, biblioteca, e com o professor colaborador na unidade que fará uma visita, seguindo itens para aplicar um questionário (detalhado a seguir). 
O planejamento da intervenção obtido deverá ser anexado ao Relatório Interdisciplinar (Parte 2).
c) Identificar como se dá a intervenção profissional: se ele tem autonomia para planejar sua ação ou se segue algum material específico destinado a sua prática estabelecido por terceiros. Ao identificar essa questão da autonomia da prática ou não, levantar ainda como se dá o planejamento acompanhamento e ou avaliação de sua ação.
 c.1. Visitar uma instituição de atuação do profissional, pública ou privada de qualquer uma das áreas de atuação (Esporte, Saúde ou Lazer) (carta de Apresentação em Anexo IV) (visita cancelada em razão da Pandemia)
 c.2. Elaborar e aplicar (presencial ou remotamente) um questionário com o profissional da área escolhida (Esporte, Saúde ou Lazer), contendo no mínimo 4 (quatro) questões abertas. As questões devem explorar como o profissional entende a educação física: qual o referencial teórico ou abordagem que subsidia o seu trabalho, ainda, se há um embasamento em algum referencial; como ele elabora os planos de intervenção, seleciona os conteúdos, qual metodologia emprega e se utiliza avaliação, quais critérios adota para isso.
(antes deaplicar o questionário com o profissional, passe para aprovação do seu professor tutor)
 
Sugestão: O grupo de aluno deverá relatar como o professor realiza sua prática com base tanto nas respostas do questionário aplicado, como ainda, se for o caso, complementando esse levantamento em algum plano de ação que o mesmo desenvolve, por planejamento próprio ou por rotina estabelecida pela empresa que presta serviço, ou no caso ainda, se é autónomo. Todos dados levantados servirão de material a ser analisado e deve ser anexado ao relatório interdisciplinar.
Parte 2: Relatório Interdisciplinar: (vide Orientações no ANEXO I desse documento)
2.1 - Com base no Tema Gerador do Semestre, desenvolver o Relatório Interdisciplinar utilizando os dados das atividades realizadas na Parte 1 do APS. No Relato Interdisciplinar devem ser indicadas (nomenclatura), no mínimo, 04 (quatro) disciplinas cursadas até o Semestre Letivo VIGENTE, e deve-se fazer uma associação das reflexões geradas com os conteúdos/conhecimentos desenvolvidos em aulas nestas diferentes disciplinas o que será desenvolvido em forma de dissertação. 
2.2 - No Desenvolvimento do Relatório Interdisciplinar, o grupo deverá utilizar no mínimo 03 transcrições feitas no fichamento da Parte 1, reforçando o que está sendo relatado pelo grupo. 
2.3 - Ao final do Relatório Interdisciplinar – pós-texto – deve ser incluído o ítem: Referência Bibliográfica e indicar os dados de cada obra (livros e ou periódico) que foi utilizada na Dissertação (sendo a fonte da transcrição feita). Seguir GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE PAULISTA: Vancouver 
https://www.unip.br/presencial/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao_vancouver_2018.pdf
2.4 - Entregar o(s) questionário(s), fichamentos desenvolvidos e qualquer outro documento solicitado na Parte 1 em Anexo no Relatório Interdisciplinar (Parte 2 do APS).
ORIENTAÇÕES - 5º SEMESTRE
Tema gerador: Planejamento e reflexão da intervenção profissional
Parte 1: Trabalho teórico/prático: Explorar o conhecimento do tema em uma revisão de literatura seguindo a especificidade para as habilitações do curso e os respectivos campos de atuação do profissional de educação física.
1.1 Habilitação de Licenciatura em Educação Física:
Objetivo: Elaborar e analisar um planejamento, identificando como pode ser a intervenção do professor de Educação Física no Ensino Medio segundo o referencial curricular atual (Base Nacional Comum Curricular e/ou o Currículo do Estado) 
a) Ler sobre o tema gerador: Planejamento e reflexão da intervenção profissional a fim de: 
 a.1. Delimitar o tema gerador ao universo da Licenciatura Plena, realizando a leitura exploratória sobre planejamento e prática de ensino do professor de educação física na escola do Ensino Médio e os referenciais curriculares da atualidade.
 a.2. Fazer fichamento sobre a delimitação do tema: resumo do que foi lido e cópia de trechos do(s) texto(s) (isso chamamos de transcrição); o fichamento deve conter no mínimo quatro transcrições. A escolha da bibliografia para a leitura a respeito do tema gerador fica a cargo de cada grupo. (Modelo de fichamento ANEXO III).
b) Produzir um planejamento, ler e discutir sobre o tema gerador na educação física no Ensino Médio e o referencial Curricular utilizado. 
 b.1. elaborar um plano de ensino da educação física no Ensino Médio tendo como referencial a Base Nacional Comum Curricular e/ou o Currículo do Estado prevendo: 
-Objetivo Geral
-Objetivos específicos
- Conteúdos 
- Metodologia 
- Avaliação
 b. 2. Relatar uma justificativa com os critérios previstos no planejamento para a elaboração dos itens do plano de ensino Objetivos e Avaliação de aprendizagem, da educação física no Ensino Médio
Obs: O aluno poderá levantar dados sobre o planejamento de ensino do professor de educação física no Ensino Médio, por meio de pesquisas na internet e/ou biblioteca.
O plano de ensino (b.1) elaborado deverá ser anexado ao Relatório Interdisciplinar (constar do Anexo).
2.4 Habilitação de Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado): 
Objetivo: Elaborar e analisar um planejamento, identificando como pode ser a intervenção do profissional de Educação Física na área do Lazer.
a) Ler sobre o tema gerador: Planejamento e reflexão da intervenção profissional a fim de: 
 a.1. Delimitar o tema gerador ao universo da Graduação Plena, realizando a leitura exploratória sobre planejamento e intervenção durante a ação do profissional da Educação Física 
 a.2. Fazer fichamento sobre a delimitação do tema: resumo do que foi lido e cópia de trechos do(s) texto(s) (isso chamamos de transcrição); o fichamento deve conter no mínimo quatro transcrições. A escolha da bibliografia para a leitura a respeito do tema gerador fica a cargo de cada grupo. (Modelo de fichamento ANEXO III).
b) Produzir, ler e discutir sobre o planejamento da intervenção do profissional de educação física na área do Lazer para crianças, jovens, adultos e/ou idosos a fim de: 
 b.1. redigir um plano de intervenção profissional na área do Lazer com as etapas:
-Objetivo Geral
-Objetivos específicos
- Conteúdos 
- Metodologia 
- Avaliação
b. 2. Relatar uma justificativa que indique os critérios adotados pelo grupo para a elaboração dos itens do plano de ensino (planejamento), em especial sobre os Objetivos e Avaliação de aprendizagem na área do Lazer.
Obs: O aluno poderá levantar dados sobre o planejamento da intervenção do profissional por meio de pesquisas na internet e/ou biblioteca.
Ao elaborar o Relatório Interdisciplinar analisando a temática o planejamento da intervenção do profissional de educação física na área do Lazer para crianças, jovens, adultos e/ou idosos, deverá usar no mínimo 03 transcrições feitas no fichamento sobre O planejamento da intervenção do profissional (indicar as fontes das transcrições em referência bibliográfica). Como o relatório deve ser Interdisciplinar – deve-se argumentar ainda sobre os conteúdos de no mínimo 4 disciplinas cursadas até o semestre vigente na parte das Considerações Finais.
O plano da intervenção (b.1) deverá ser anexado ao Relatório Interdisciplinar (constar em Anexo).
 
 Parte 2: Relatório Interdisciplinar: (vide Orientações no ANEXO I desse documento)
2.1 – Com base no Tema Gerador do Semestre, desenvolver o Relatório Interdisciplinar utilizando os dados das atividades realizadas na Parte I do APS (planejamento da intervenção (b.1) e justificativa (b.2). 
2.2. - No Relato Interdisciplinar devem ser indicadas (nomenclatura), no mínimo, 04 (quatro) disciplinas cursadas até o Semestre Letivo VIGENTE, e deve-se fazer uma associação das reflexões geradas com os conteúdos/conhecimentos desenvolvidos em aulas nestas diferentes disciplinas, o que será desenvolvido em forma de dissertação. 
2.3 – No Desenvolvimento do Relatório Interdisciplinar, o grupo deverá utilizar no mínimo 03 transcrições feitas no fichamento da Parte I, reforçando o que está sendo relatado pelo grupo. 
2.4 – Ao final do Relatório Interdisciplinar – pós-texto – deve ser incluído o item: Referência Bibliográfica e indicar os dados de cada obra (livros e ou periódico, Lei) que foi utilizada na Dissertação (sendo a fonte da transcrição feita). Seguir GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE PAULISTA: Vancouver 
https://www.unip.br/presencial/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao_vancouver_2018.pdf
2.5 - Entregar o(s) fichamentos desenvolvidos e qualquer outro documento solicitado (Plano) na Parte 1 como Anexo no Relatório Interdisciplinar (Parte 2).
ORIENTAÇÕES – 6º SEMESTRE – LICENCIATURA
Tema gerador: Reflexões sobre a formação inicial e perspectivas do egresso do curso de Educação Física
Parte 1: Trabalho teórico/prático: Explorar o conhecimento do tema em uma revisão de literatura seguindo a especificidade da modalidade Licenciatura em Educação Física e o respectivo campo de atuação escolar.
1.1 Habilitação de Licenciaturaem Educação Física:
Objetivo: Refletir sobre a experiência da formação inicial do curso de educação física, incluindo o estágio curricular, e discutir sobre as perspectivas para a atuação na escola da Educação Básica, enquanto egresso.
a) Ler sobre o tema gerador com base no objetivo que está delimitado ao universo do curso de Licenciatura em educação física, a concluir
 a.1. Realizar a leitura exploratória de no mínimo 3 fontes (livros, artigos, resenhas, relatórios de pesquisa, Lei, etc) distintas e específicas sobre: 
· formação inicial do professor de educação física, 
· estágio curricular na formação inicial do professor de educação física 
· atuação do professor de educação física na Educação Básica.
 a.2. Fazer fichamentos por temas / fontes. (a.1). Cada fichamento de cada fonte/tema lido, fazer cópia de trechos do(s) texto(s) (isso chamamos de transcrição); o fichamento deve conter no mínimo quatro transcrições. A escolha da bibliografia para a leitura exploratória dos temas, fica a cargo de cada grupo. (Modelo de fichamento ANEXO III).
b) Analisar e avaliar o processo de realização do estágio curricular no curso de educação física (formação inicial), bem como discutir sobre a importância para a formação do egresso.
c) Produzir um texto individual (por aluno) que deverá ser apresentado e discutido no grupo a fim de suscitar impressões para o Relatório Interdisciplinar. O texto deve conter:
 c.1) Uma apreciação crítica sobre seu aproveitamento no curso de formação inicial: Licenciatura em educação física. 
 c.2) Um relato das perspectivas de atuação enquanto egresso do curso de educação física (Licenciatura) 
Obs: Cada texto (produzido individualmente) deve ser composto em uma lauda (mínimo 15, máximo 30 linhas). 
As produções individuais de todos os componentes do devem ser anexados ao Relatório Interdisciplinar (constar como Anexo).
Parte 2: Relatório Interdisciplinar: (vide Orientações no ANEXO I desse documento)
2.1 - Com base no Tema Gerador do Semestre, desenvolver o Relatório Interdisciplinar utilizando os referenciais levantados na literatura e as reflexões geradas na realização das atividades da Parte 1 do APS. 
2.2. - No Relato Interdisciplinar devem ser indicadas (nomenclatura), no mínimo, 04 (quatro) disciplinas cursadas até o Semestre Letivo VIGENTE, e deve-se fazer uma associação das reflexões geradas com os conteúdos/conhecimentos desenvolvidos em aulas nestas diferentes disciplinas o que será desenvolvido em forma de dissertação. 
2.3. - No Desenvolvimento do Relatório Interdisciplinar, o grupo deverá utilizar no mínimo 03 transcrições feitas no fichamento da Parte I, reforçando o que foi discutido e concluído dos relatos dos componentes do grupo. 
2.4 - Ao final do Relatório Interdisciplinar – pós-texto – deve ser incluído o item: Referência Bibliográfica e indicar os dados de cada obra (livros e ou periódico) que foi utilizada na Dissertação (sendo a fonte da transcrição feita). Seguir GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE PAULISTA: Vancouver 
https://www.unip.br/presencial/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao_vancouver_2018.pdf
2.5 - Entregar o(s) fichamentos desenvolvidos e qualquer outro documento solicitado (textos) na Parte 1 como Anexo no Relatório Interdisciplinar (Parte 2.)
ORIENTAÇÕES - 6º SEMESTRE (GRADUAÇÃO PLENA)
Tema gerador: Epidemiologia das Atividades Físicas e Esportivas (AFES) no Brasil
Parte 1: Trabalho teórico/prático: Explorar o conhecimento do tema em uma revisão de literatura seguindo a especificidade das modalidades do curso e os respectivos campos de atuação do profissional de educação física.
1. Habilitação de Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado): 
Objetivo: Identificar e discutir os dados da epidemiologia da pratica das AFES no Brasil.
a) Ler sobre o tema gerador: Epidemiologia das AFES no Brasil a fim de: 
 a.1. Delimitar o tema gerador ao universo da Graduação Plena, realizando a leitura exploratória sobre os fatores que interferem nos dados epidemiológicos das AFES no Brasil.
 a.2. Fazer fichamento sobre a delimitação do tema: resumo do que foi lido e cópia de trechos do(s) texto(s) (isso chamamos de transcrição); o fichamento deve conter no mínimo quatro transcrições. A escolha da bibliografia para a leitura a respeito do tema gerador fica a cargo de cada grupo. (Modelo de fichamento ANEXO III).
b) Produzir, ler e discutir sobre os fatores que interferem nos dados epidemiológicos das AFES no Brasil a fim de: 
 b.1. Desenvolver um questionário (com perguntas fechadas e ou abertas a ser aplicado presencial ou remotamente) a fim de fazer um levantamento epidemiológico das AFES no seu entorno. O questionário deve ser aplicado em no mínimo 5 sujeitos. O grupo é livre para escolher grupos alvos a serem investigados tais como: crianças, estudantes, adolescentes, adultos, mulheres, idosos, etc. 
No questionário, pode-se explorar, por exemplo perguntas baseadas em questionários oficiais tais como PeNSE, IBGE, ou ainda replicar um questionário que tenha sido usado em alguma investigação acadêmica (usar monografias e artigos científicos como fonte). Descrever detalhadamente os grupos a serem investigados e explorar se tais grupos praticam AFES e os fatores que influenciam a prática ou a falta dela.
Dos dados coletados no questionário, discutir em grupo a fim de fazer uma análise identificando diferenças e semelhanças entre as práticas e os fatores que a influenciam levantados (orientação do relatório item 1.4)
b.2. Produzir um texto descrevendo os resultados obtidos através do questionário aplicado
As respostas do questionário deverão ser anexadas ao Relatório Interdisciplinar.
 
 Parte 2: Relatório Interdisciplinar: (vide Orientações no ANEXO I desse documento)
2.1 - Com base no Tema Gerador do Semestre, desenvolver o Relatório Interdisciplinar utilizando os dados epidemiológicos levantados na literatura na Parte 1 do APS. 
2.2. - No Relato Interdisciplinar devem ser indicadas (nomenclatura), no mínimo, 04 (quatro) disciplinas cursadas até o Semestre Letivo VIGENTE, e deve-se fazer uma associação das reflexões geradas com os conteúdos/conhecimentos desenvolvidos em aulas nestas diferentes disciplinas o que será desenvolvido em forma de dissertação. 
2.3. - No Desenvolvimento do Relatório Interdisciplinar, o grupo deverá utilizar no mínimo 03 transcrições feitas no fichamento da Parte I, reforçando o que está sendo relatado pelo grupo. 
2.4 - Ao final do Relatório Interdisciplinar – pós-texto – deve ser incluído o ítem: Referência Bibliográfica e indicar os dados de cada obra (livros e ou periódico) que foi utilizada na Dissertação (sendo a fonte da transcrição feita). Seguir GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE PAULISTA: Vancouver 
https://www.unip.br/presencial/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao_vancouver_2018.pdf
2.5 - Entregar o(s) fichamentos desenvolvidos e qualquer outro documento solicitado (questionários) na Parte 1 como Anexo no Relatório Interdisciplinar (Parte 2).
ANEXO I.
RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR: 
Articulação entre conhecimentos dos diferentes conteúdos de ensino das disciplinas do curso e de atividades teórico prática subsidiadas por um tema gerador
O Relatório Interdisciplinar consistirá em uma dissertação sobre a relação dos conhecimentos de conteúdos desenvolvidos em diferentes disciplinas do curso associadas as reflexões e análises previstas em atividades teórico/prática do APS que deve ser elaborado com cunho crítico e reflexivo.
Para realizar o Relatório Interdisciplinar o aluno deverá seguir as orientações em cada etapa sugerida acima 
O Relatório deverá ser digitado – sobre a formatação e normas – seguir:
GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE PAULISTA: Vancouver (site Unip: bibliteca) link:
https://www.unip.br/presencial/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao_vancouver_2018.pdfO Relatório Interdisciplinar deve conter:
-Parte Pré-textual:
- CAPA E PÁGINA DE ROSTO (VER ANEXO II.)
- SUMARIO 
Parte textual: A DISSERTAÇÃO
· INTRODUÇÃO: Apresentação do trabalho de APS – apresentar o Tema gerador do semestre destacando o Objetivo (o que pretende desenvolver?) e a Justificativa (relevância do tema no curso/para a formação profissional, etc.) do trabalho realizado. Indicar as disciplinas (quantidade diferente por semestre) escolhidas e que servirão de referência para a análise Interdisciplinar que deve desenvolvida.
· DESENVOLVIMENTO – Análise interdisciplinar – Desenvolver o Tema Gerador do semestre em um texto onde se associe os conteúdos estudados até o presente semestre em diferentes disciplinas (número definido por semestre) associando esses conhecimentos às atividades teórico/práticas desenvolvidas na Parte 1 do APS. Discutir o Tema com posicionamento crítico e contextualizado.
· CONSIDERAÇÕES FINAIS: Argumentação sobre todo o trabalho salientando a contribuição do desenvolvimento do trabalho nas diferentes disciplinas estudadas e citadas nesse Relatório para a formação profissional futura.
Parte Pós textual:
· REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: seguindo normas do Guia de de Normalização de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Paulista (UNIP)
https://www.unip.br/presencial/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao_vancouver_2018.pdf
· ANEXOS: Incluir todos os trabalhos teórico/prático da Parte 1
ANEXO II.
 
Modelo 1: Capa
Modelo 2: Página de Rosto
Modelo 1.
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPONENTES DO GRUPO:
Nome: NOME DO LÍDER DO GRUPO EM NEGRITO RA: 
Nome: RA: 
Nome: RA: 
Nome: RA: 
Nome: RA: 
Nome: RA: 
RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR:
(TÍTULO CRIADO PELO GRUPO COM BASE NO TEMA GERADOR DO SEMESTRE)
São Paulo
2019
Modelo 2.
COMPONENTES DO GRUPO:
Nome: NOME DO LÍDER DO GRUPO EM NEGRITO RA: 
Nome: RA: 
Nome: RA: 
Nome: RA: 
Nome: RA: 
Nome: RA: 
TÍTULO CRIADO PELO GRUPO COM BASE NO TEMA GERADOR DO SEMESTRE:
Relatório Interdisciplinar de Atividade Prática Supervisionada (APS) elaborado para avaliação no semestre letivo na habilitação de .............................. (Graduação Plena ou Licenciatura) no curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP 
ORIENTADOR: (Nome completo do professor Tutor)
São Paulo
2019
ANEXO III – Modelo para fichamento
ORIENTAÇÕES PARA O FICHAMENTO
O fichamento é um registro criado para cada obra lida durante o levantamento bibliográfico. A intenção do fichamento é extrair as citações mais relevantes do texto, bem como finalizar a leitura com um apanhado geral/resumo das intenções e conclusões da obra. O fichamento, quando bem feito, deve facilitar a compreensão/assimilação do texto, e também permite o regate rápido de informações.
EXEMPLO DE FICHAMENTO
Assunto: Atividade física e saúde
Referência: 
1 Carvalho YM. Atividade física e saúde: onde está e quem é o “sujeito” da relação? Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 9-21, jan. 2001.
2 Vieira AAU. Atividade física qualidade de vida e promoção da saúde. São Paulo: Atheneu, 2013
Citações:
O acesso a informação por meio, especialmente, dos veículos de comunicação de massa e da publicidade é limitante e reduzido: o que a televisão, os jormais, as revistas divulgam serve pare reforçar o entendimento de que a atividade física produz saúde 1.
As atividades físicas podem nos proporcionar muitos benefícios. Sendo assim, nunca é tarde para se começar a prática de determinadas atividades, mas é necessário que ela seja bem conduzida 2.
Considerações: Os meios de comunicação estão alienando as pessoas para que a partir destas informações elas passem a consumir os produtos oferecidos. Uma vez que Atividade Física é sempre benéfica e sempre está em tempo de produzir melhoras para a saúde, os meis de comunicação poderiam ser grandes aliados para munir a população com tal informação.
ORIENTAÇÕES – 7º SEMESTRE – GRADUAÇÃO PLENA
Tema gerador: Atividades Físicas e Esportivas (AFES) na promoção da saúde
Parte I: Trabalho teórico/prático: Explorar o conhecimento do tema em uma revisão de literatura seguindo a especificidade das modalidades do curso e os respectivos campos de atuação do profissional de educação física.
1. Habilitação da Graduação Plena em Educação Física: 
Objetivo: Identificar e discutir os dados da Atividades Físicas e Esportivas (AFES) na promoção da saúde.
a) Ler sobre o tema gerador: Atividades Físicas e Esportivas (AFES) na promoção da saúde a fim de: 
 a.1. Delimitar o tema gerador ao universo da Graduação Plena, realizando a leitura exploratória sobre a influência das AFES na promoção da saúde.
 a.2. Fazer fichamento sobre a delimitação do tema: resumo do que foi lido e cópia de trechos do(s) texto(s) (isso chamamos de transcrição); o fichamento deve conter no mínimo quatro transcrições. A escolha da bibliografia para a leitura a respeito do tema gerador fica a cargo de cada grupo. (Modelo de fichamento ANEXO III).
b) Produzir, ler e discutir sobre a influência das AFES na promoção da saúde a fim de: 
 
b.1. Produzir um texto descrevendo os resultados de pesquisas que investigaram as relações entre a prática de AFES e a promoção da saúde
b.2. Elaborar uma proposta de um projeto de AFES que possa ser implementado no campo de atuação do profissional de Educação Física. O projeto deve apresentar os seguintes elementos:
1. Objetivo
1. Justificativa
1. Resultados Esperados
1. Método
1. Participantes: público alvo do projeto
1. Procedimentos: como será a estrutura das aulas
1. Avaliação: como o projeto e os participantes serão avaliados
 Parte II: Relatório Interdisciplinar: (vide Orientações no ANEXO I desse documento)
1 - Com base no Tema Gerador do Semestre, desenvolver o Relatório Interdisciplinar utilizando os dados das AFES e a promoção da saúde levantados na literatura na Parte I do APS. No Relato Interdisciplinar devem ser indicadas (nomenclatura), no mínimo, 04 (quatro) disciplinas cursadas até o Semestre Letivo VIGENTE, e deve-se fazer uma associação das reflexões geradas com os conteúdos/conhecimentos desenvolvidos em aulas nestas diferentes disciplinas o que será desenvolvido em forma de dissertação. 
2 - No Desenvolvimento do Relatório Interdisciplinar, o grupo deverá utilizar no mínimo 03 transcrições feitas no fichamento da Parte I, reforçando o que está sendo relatado pelo grupo. 
3 - Ao final do Relatório Interdisciplinar – pós-texto – deve ser incluído o ítem: Referência Bibliográfica e indicar os dados de cada obra (livros e ou periódico) que foi utilizada na Dissertação (sendo a fonte da transcrição feita). Seguir GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE PAULISTA: Vancouver 
https://www.unip.br/presencial/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao_vancouver_2018.pdf4 - Entregar o(s) fichamentos desenvolvidos e qualquer outro documento solicitado (questionários) na Parte I e II como Anexo no Relatório Interdisciplinar.
ORIENTAÇÕES – 8º SEMESTRE – GRADUAÇÃO PLENA
Tema gerador: Reflexões sobre a formação inicial e perspectivas do egresso do curso de Educação Física
Parte 1: Trabalho teórico/prático: Explorar o conhecimento do tema em uma revisão de literatura seguindo a especificidade da modalidade Graduação Plena em Educação Física e o respectivo campo de atuação do profissional.
1.1 Habilitação de Graduação Plena em Educação Física:
Objetivo: Refletir sobre a experiência da formação inicial do curso de educação física, incluindo o estágio curricular, e discutir sobre as perspectivas para a atuação no campo de trabalho do profissional da Educação Básica, enquanto egresso.
a) Ler sobre o tema gerador com base no objetivo que está delimitado ao universo do curso de Graduação em educação física, a concluir
 a.1. Realizar a leitura exploratória de no mínimo 3 fontes (livros, artigos, resenhas, relatórios de pesquisa, Lei, etc) distintas e específicas sobre: 
1. formação inicial do profissional de educação física, 
1. estágio curricular na formação inicial do profissional de educação física 
1. atuação do profissional de educação física na área da saúde, recreação, exporte e lazer.
 a.2. Fazer fichamentos por temas / fontes. (a.1). Cada fichamento de cada fonte/tema lido, fazer cópia de trechos do(s) texto(s) (isso chamamos de transcrição); o fichamento deve conter no mínimo quatro transcrições. A escolha da bibliografia para a leitura exploratória dos temas, fica a cargo de cada grupo. (Modelo de fichamento ANEXO III).
b) Analisar e avaliar o processo de realização do estágio curricular no curso de educação física (formação inicial), bem como discutir sobre a importância para a formação do egresso.
c) Produzir um texto individual (por aluno) que deverá ser apresentado e discutido no grupo a fim de suscitar impressões para o Relatório Interdisciplinar. O texto deve conter:
 c.1) Uma apreciação crítica sobre seu aproveitamento no curso de formação inicial: Graduação Plena em educação física. 
 c.2) Um relato das perspectivas de atuação enquanto egresso do curso de educação física (Graduação Plena) 
Obs: Cada texto (produzido individualmente) deve ser composto em uma lauda (mínimo 15, máximo 30 linhas). 
As produções individuais de todos os componentes do devem ser anexados ao Relatório Interdisciplinar (constar como Anexo).
Parte 2: Relatório Interdisciplinar: (vide Orientações no ANEXO I desse documento)
2.1 - Com base no Tema Gerador do Semestre, desenvolver o Relatório Interdisciplinar utilizando os referenciais levantados na literatura e as reflexões geradas na realização das atividades da Parte 1 do APS. 
2.2. - No Relato Interdisciplinar devem ser indicadas (nomenclatura), no mínimo, 04 (quatro) disciplinas cursadas até o Semestre Letivo VIGENTE, e deve-se fazer uma associação das reflexões geradas com os conteúdos/conhecimentos desenvolvidos em aulas nestas diferentes disciplinas o que será desenvolvido em forma de dissertação. 
2.3. - No Desenvolvimento do Relatório Interdisciplinar, o grupo deverá utilizar no mínimo 03 transcrições feitas no fichamento da Parte I, reforçando o que foi discutido e concluído dos relatos dos componentes do grupo. 
2.4 - Ao final do Relatório Interdisciplinar – pós-texto – deve ser incluído o item: Referência Bibliográfica e indicar os dados de cada obra (livros e ou periódico) que foi utilizada na Dissertação (sendo a fonte da transcrição feita). Seguir GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE PAULISTA: Vancouver 
https://www.unip.br/presencial/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao_vancouver_2018.pdf
2.5 - Entregar o(s) fichamentos desenvolvidos e qualquer outro documento solicitado (textos) na Parte 1 como Anexo no Relatório Interdisciplinar (Parte 2.)
37