Buscar

Prévia do material em texto

Técnicas Contábeis
-Métodos de Escrituação
São Meios usados para o fim de um registro de fatos contábeis de uma determinada emresa dentro de um período determinado pela tal, afim de serem registrados de maneias que sejam úteis e necessárias aos diretores para uma tomada de decisção.
O controle se inicia em lançamentos no livro diário, procedendo para o livro razão e finalizano em um relatório contábil. Para que os lancamentos sobre os fatos contábeis sejam inseridos corretamente aos livros de escrituação, é preciso ter um plani de contas correto conforme as normas e princípios da contabilidade de modo que se encaixe os lançamentos corretamento no processo de escrituração. 
Os métodos utilizados para classificar os documentos a serem registrados são de extrema importância, pois são baseados nas informações continas que se desenvolverão tarefas referentes a cada setor. Para isso cada registro é preciso ser feito detalhadamente contendo um histórico de informações sendo início, meio e fim, com seus valoes conrrespondentes. É preciso ser cronológico aos dias, meses e anos de cada registro e sistemático quando se refere a origem dos fatos a serem regitrados tendo em cada registro sua conta representante. Precisando ser sintética em relação aos motivos de cada registro à serem resumidos e analísta em fatos registrados em particularidade.
Os documentos a serem registrado podem ser clasificados em: 
- Termos Constantes: folhas de pagamento de salários e pró-labore.
- Termos Variáveis: Movimento de caixa, movimento bancário.
De todas as maneiras de escrituração, todos tem como princípio o método das partidas simples e o metódo das partidas dobradas.
-Método de Partida Simples: não é atualmente usado por ser imcompleto e deficiente. Neste método a única maneira de se conferir o resultado é comprarando o total de bens, direitos e obrigações no ínico e fim do exercício, omitindo-se o registro de elementos patrimoniais como: lucro e prejuizo.
-Métodos de Partidas Dobradas: O prinípio fundamental desse método é de que para cada débito existe um crédito e por essa razão não existirá devedor sem credor e vice-vesa. Ou seja, a soma dos débitos deverá ter resultado igual a soma de crédito.
Resumindo
Ativo = Passivo + PL
Saldo Devedor = Saldo Credor
Não hà débito sem crédito
Não hà crédito sem débito
Ex: Debita-se a conta veículos (reprensentando a aplicação de recurso) e credita-se a conta caixa (reprensentando a origem dos recursos aplicados).

Mais conteúdos dessa disciplina