Buscar

DAYANE PAIVA ATIVIDADE 1

Prévia do material em texto

17
dAYANE PAIVA LAURIANO
AUDITORIA
AUDITORIA FINANCEIRA
 
SANTO ANDRÉ
2017
DAYANE PAIVA LAURIANO
AUDITORIA
AUDITORIA FINANCEIRA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à 
Instituição Anhanguera
 
como requisito parcial para a obtenção do título de
 graduado 
em
 
 
Ciências Contábeis
 
.
 
 
Orientador: 
M
aristela
 A
mbrosio
SANTO ANDRÉ
2017
AGRADECIMENTOS 
Agradeço a Deus pela vida, por me guiar neste passo tão longo que foi a faculdade, aos grandes ensinamentos da vida que me fizeram a escolher essa área tão vasta e ampla. Em seguida meus pais, Patricia e Marcelo, que me ajudaram financeiramente. Mas não só por isso, a melhor parte de tê-los ao meu lado foi nos pequenos detalhes. Hora sabemos que trabalhar e estudar não e uma tarefa tão fácil, desse modo me lembro daquela comida pronta, me esperando horas da noite, meu pai caindo de sono a minha espera tardia, e tantas vezes que dormi com sapato ( pois o cansaço era continuo) e tendo no dia anterior minha marmita pronta para um novo dia. Ao meu namorado, Léo, por me ensinar, e ter paciência comigo sempre, pelo carinho e apoio destes últimos 4 anos, que me fez concluir com chave de ouro . Ao caçula, Danilo Paiva (irmão) que me esperava pra poder colocar o carro na garagem. E em especial a minha grande amiga Gabriela Alencar, que foi minha companheira durante esses 1400 dias, ao meu lado, nos trabalhos em dupla, e em tanta coisa que me fizeste sentir que ela foi uns dos meus maiores presentes neste sonho. Aos meus colegas de sala que me fizeram rir, aprender a trabalhar em grupo. Aos professores Sanches, Luis Andre, Sebastião, Alan, Maristela que tive o privilégio de ser sua aluna em meados de 2014 e finalizar meu ensino com ela sendo minha Orientadora. E aos demais que fizeram diferença nas disciplinas cursadas E por ultimo, Anhanguera Educacional que me concedeu o oportuno de fazer parte de sua vasta equipe.
LAURIANO, Dayane Paiva. Auditoria: Auditoria financeira. 2017.1 folha. Trabalho de Conclusão de Curso Ciências Contábeis – Anhanguera Educacional, Santo Andre, 2017 .
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................13
1. TÍTULO CAPÍTULO 1 AUDITORIA NAS EMPRESAS ....................................................................................................................................14
1.1	TÍTULO NÍVEL 2 AUDITORIA PARA PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS...............................................................................................................16
REFERÊNCIAS .............................................................................................17
INTRODUÇÃO
O trabalho em pauta relata desde o surgimento da auditoria a sua importância nos dias atuais. Que passou a ser de extrema importância devido ao crescimento das empresas, que encadeou a fiscalizações dentro e fora das entidades mantendo padrões em comuns entre elas sobre suas materialidades. 
Auditoria, significa o feedback das demonstrações contábeis, dos registros, operações, de determinada entidade, coordenada por contadores, tendo em foco a finalidade de disponibilizar à extensão do trabalho credibilidade aos votos da entidade	 em	 questão. 
Auditoria é classificada em três segmentos sendo elas:
auditoria	 operacional	 e, auditoria	 de	 cumprimento auditoria financeira
Auditoria de cumprimento revisa, comprova e avalia os procedimentos operacionais. Já futuras nas organizações, no desenvolvimento desse trabalho vamos entender mais sobre o assunto. Auditoria financeira visa a que o auditor foque na demonstração financeira. Por fim a auditoria de cumprimento é voltada a administração e seu desempenho, seu maior intuito é verificar se a entidade em prol está	 alcançando	 seus	 objetivos.
Desta forma, a auditoria possui caminhos que auxilia formar uma avaliação da atual realidade e perspectivas.
Capitulo 1
AUDITORIA nas empresas
Com base nas diferentes abordagens conceituais do termo de auditoria, notamos a semelhança entre as reflexões demonstradas e podemos perceber que estamos tratando do mesmo assunto, mesmo que em modo de interpretação diferente.
	Esse termo nos abrange diferentes tipos de pensamentos, verificação, identificação de autores que com o mesmo tema, leva suas opiniões de formas diferentes. Porem as normas garantem a pratica em sua execução e entendimento, pois além de normas, as ferramentas disponíveis fixa a melhor absorção de conhecimento.
 Para podermos entender melhor sobre e auditoria, o principal fundamento é saber de sua origem. De acordo com bases em referido estudo, citam que sua existência deu-se a mais de quatro mil anos na Babilônia. Desde então, ao passar dos anos houve alterações de acordo com a própria evolução humana.
Para poder melhor enquadrar a auditoria dentro do mundo, foi feita uma separação, donde de uma lado se encontra auditoria externa independente e do outro, auditoria interna operacional.
Vale lembra que a auditoria esta dentro dos mais importantes lugares dentro de nossa própria sociedade, tais como, hospitais, escolas, ONGS, etc.
A auditoria financeira foca em avaliar se a informação contida dentro da entidade foi devidamente elaborada seguindo requisitos inerentes a eles para a divulgação do mesmo. Sabendo-se que o setor publico abrange pode requisitar mais que apenas as avaliações das demonstrações financeiras. Podendo incluir: 
Contas de governo ou de entidades ou outros relatórios financeiros, não necessariamente as demonstrações financeiras padrão definidas pelas normas e regulamentos;
Orçamentos, ações orçamentárias, dotações e outras decisões sobre a alocação de recursos e sua implementação;
Políticas, programas ou atividades definidas por suas bases legais ou fontes de financiamento;
Categorias de receitas ou despesas ou de ativos ou passivos.
Deste modo serve como grande instrumento para a fiscalização trazendo transparência na prestação de contas.
AUDITORIA PARA PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS 
A auditoria se justifica nos processos de prestação de contas. Para ter essa necessidade é preciso ter três ferramentas:
1° conjunto de informações, que seriam as demonstrações contábeis (CPC).
2°um administrador responsável.
 .
3°existência de um público externa que usa as demonstrações contábeis, ou se já a venda desse três aspectos presente se justiça a auditoria.
Empresa de capital aberto precisa de auditoria, pois coloca papeis no mercado, servindo para o publico dando credibilidade da mesma .O mesmo vale pata as LTDA’s.
condominio e exemplo de rateio onde o sindico(a) presta conta periódica , anual ou semestral, agregando credibilidade na auditoria. Portanto o trabalho do auditor e seguir a risca as normas exigidas pelo CPC.
Outras maneiras que o auditor pode contribuir com seus clientes e através de praticas fiscais, avaliar a qualidade do ambiente, verificar o imobilizado, se as pessoas que cuidam da área fiscal esta atualizada, fazendo assim uma acessória
Os desafio para pequenas e medias empresas é adotar o CPC. No entanto vários contadores não se atentam a isso , por não aprofundarem as normas.
REFERÊNCIAS
MAGALHÃES, Antoniode Deus F. Auditoria contábil no ambiente de “EDP”: sitemas em desenvolvimento de sistemas em operação. Anais do XV Congresso Brasileiro de	Contabilidade,	Fortaleza,	1996.
Mills, Charles A. A Auditoria da Qualidade: uma ferramenta para avaliação constante e sistemática da manutenção da qualidade. Tradução Luiz Liske, revisão técnica Eduardo Corrêa de Moura. São Paulo: Makron Books, 1994.
Gil, Antonio de Loureiro. A Auditoria da Qualidade: auditoria, qualidade e fraudes – novos desafios. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
BORGERTH, Vânia Maria da Costa, SoX: ENTENDENDO A Lei Sarbanes-Orley. SÃO PAULO. Thomson,2007.http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/apostila-01-auditoria-financeira/39491/
https://www.youtube.com/watch?v=9KK5HN3nYLk
http://portal.tcu.gov.br/controle-externo/normas-e-orientacoes/normas-tcu/auditoria-financeira.htm

Mais conteúdos dessa disciplina