Buscar

2021 - TEP II - 1o GQ - TARDE_Grupo Bárbara_Catarina_Mariana_Susy_Teresa

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CURSO DE PSICOLOGIA
 PERÍODO 5º Período DATA 16/04/2021 TARDE 
GRUPO:
1 – Bárbara Ventura
2 – Catarina Alcoforado
3 – Mariana Lopes
4 – Sandra Lorenzato
5 – Susy Moura
6 – Teresa Alexandrina Motta
TÉCNICAS E MEDIDAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II – 1º. GQ
1 – Responda as questões abaixo, tomando por base o significado simbólico dos Cartões do Rorschach: 
a) Em quais cartões se pode pesquisar, simbolicamente, aspectos da relação do indivíduo com a figura materna? 
R.: Cartões I, II, VII e IX.
b) Como a temática da sexualidade pode ser pesquisada através do Rorschach?
R: A temática da sexualidade pode ser pesquisada por meio dos Cartões III, IV e VI.
O Cartão III é aquele que representa a relação primária com a entrada do terceiro (pai), e onde se pode também identificar problemas com o desenvolvimento psicossexual por meio de observações identificáveis com forma fálica, seios ou vagina.
No cartão IV, que se pesquisa a relação com a figura de autoridade, de lei, de limite, de interdição, vê-se interpretações que mobilizam angústia de caráter sexual.
O Cartão VI promove um caminho pelos fatores da constituição do indivíduo, e de cujo conteúdo se verifica uma acentuada simbologia fálica, do qual são esperadas respostas de cunho sexual, que expressam como o indivíduo lida com os aspectos sexuais de sua personalidade, podendo revelar possíveis dificuldades no campo sexual.
c) Em qual cartão se pode pesquisar sobre o “self” do examinando e, mais especificamente, sobre o vínculo que ele estabelece com a realidade? 
R.: Por meio do Cartão V se pode pesquisar sobre o "self" do examinando e sobre o vínculo que ele estabelece com a realidade
d) Em qual cartão se podem pesquisar as reações do examinando frente à figura paterna/figuras que desempenham papel de autoridade para o examinando? 
 R.: Cartão IV
2 – Classifique as respostas do Rorschach abaixo apresentadas; especifique a localização, o determinante, o conteúdo e o fenômeno especial, se houver:
a) Cartão III – No vermelho central, vejo uma borboleta voando alto. Parece com borboleta. Olha as asas dela. (Loc. D; Det. FM; Cont. A)
b) Cartão II – No branco central, vejo uma nave espacial bem bonita. Tem o formato de nave.
 (Loc. DS; Det. F+; Cont. Objesp) 
c) Cartão VIII – Nos detalhes laterais, vejo dois cachorros parados. Olha as patas e a cabeça... 
 (Loc. D; Det. F+; Cont. A)
d) Cartão V – Bocas de jacaré no D1. Uma de cada lado, como querendo pegar algo. Tem jeito. Vai morder. (Loc. D; Det. FM; Cont. Ad)
3 – Crie uma resposta para as classificações abaixo. Ao criar a resposta, especifique o Cartão, explique onde ele viu, qual o determinante e o conteúdo. 
a) G F+ A P
Cartão V - Aplicação: “Vejo uma borboleta das grandes.” / Inquérito: “Tem forma de borboleta.” 
b) DO/Di F+	(Hd)
Cartão III – Aplicação: “Na parte preta, inferior, vejo duas pernas humanas.” / Inquérito: “Vi pelo formato delas.”
4 - Enumere as várias etapas que devem ser seguidas quando se aplica o Rorschach. Especifique qual delas pode ser omitida e em que circunstâncias isso pode acontecer. 
1º) Etapa do “rapport”: consiste na fase de contato inicial, onde há uma conversa informal, simples e descontraída sem nenhum cunho exploratório e sem o caráter de entrevista. O objetivo, neste momento, ainda não é coletar dados mais profundos. É importante esclarecer que não se deve iniciar o teste se o examinando demonstrar tensão. Caso seja questionado sobre a finalidade do teste, o examinador deve falar que este avalia as condições gerais da personalidade, mas atentar para não se aprofundar na resposta, não fornecer mais detalhes. Em geral não são usados mais do que quatro ou cinco minutos para o rapport.
2ª) Etapa da instrução:
Cumprida a etapa do rapport, passa-se às instruções do teste. É fundamental que essas instruções sejam dadas de forma clara, adequadas ao nível cultural do examinando, certificando-se que o examinando esteja ciente de cada passo da aplicação do teste. 
3ª) Etapa da aplicação propriamente dita:
Após esclarecidas as instruções para o examinando, inicia-se a aplicação. O examinador mostra o primeiro cartão e pergunta ao examinando: “pode dizer o que as manchas lembram?”. É importante, neste momento, que se registre o Tempo de Reação e Duração, de toda a verbalização e entre parênteses as expressões não verbais. Mesmo tendo realizado a fase de instrução, é possível que seja preciso repetir alguma. É interessante que se reforcem as instruções após a devolução do primeiro cartão caso o sujeito demore mais de 60 segundos em respostas e/ou caso emita apenas uma resposta (pode-se repetir também caso o mesmo ocorra na devolução do cartão II). Se o problema persistir, significa que a dúvida não está relacionada à forma com que foram dadas as instruções, mas com motivos associados à personalidade do examinando. Na fase de aplicação, o psicólogo não conversa, apenas fala entre a devolução do cartão e a devolução do seguinte. É interessante que, nesse momento, sejam usadas expressões de tranquilidade para que o examinando não se sinta abandonado, a exemplo de: “obrigada”, “vamos ver mais este aqui”, entre outras.
4ª) Etapa do Inquérito:
A fase do inquérito é utilizada para averiguação, faz parte da testagem. Nela, o examinador procura entender o que foi dito pelo examinando na fase de aplicação do teste. É uma etapa extremamente importante e difícil, principalmente nos casos em que se depara com examinandos cuja personalidade tenha um funcionamento considerado fora do padrão normal. Os pontos que devem ser averiguados pelo psicólogo são: onde o examinando situou as respostas nas manchas do cartão; identificar os conteúdos verbalizados; diferenciar bem o que influenciou no processo perceptivo-associativo do examinando. Deve-se ter cautela para esclarecer as respostas com o examinando sem induzi-lo. Os dados levantados no inquérito devem refletir o que o examinando quis dizer, dentro de seu contexto cultural, e não o que o psicólogo deduziu ou imaginou que fosse. É importante que o psicólogo tenha um vasto conhecimento da literatura do Rorschach, compreendendo as categorias “Localização, Determinantes, Conteúdo e Fenômenos Especiais". Outros pontos importantes para que a etapa de inquérito seja adequadamente realizada são: deve-se informar que o inquérito não se trata de uma prestação de contas, mas sim de um momento de esclarecimentos para o que examinador entenda bem tudo que foi dito; as perguntas devem ser formuladas em um clima de conversa simples e informal, usando um linguajar flexível, com boa riqueza de sinônimos, sem tonalidade de questionamento ou confrontamento de dados, evitando-se perguntas indutoras.
5ª) Seleção dos Cartões:
Esta é uma das fases facultativas e deve ser relacionada dinamicamente com os demais dados do Rorschach. O examinador pede que o examinando selecione os dois cartões que mais lhe agradam e os dois cartões que menos lhe agradam. Pede-se, então, que explique o que há nos cartões que lhe agradaram mais e nos que agradaram menos. A importância dessa fase reside no fato de que, através dela, pode-se inferir como a pessoa está elaborando as dificuldades, por exemplo, num cartão que tenha rejeitado. Nesta etapa, é importante colocar os dez cartões sobre a mesa em frente ao examinando, em dois grupos, em forma de pirâmide, os acromáticos e os cromáticos. Para cada grupo, o examinador pede que o examinando procure explicar o que há nos cartões que lhe agradaram mais e nos que menos agradaram, que explique o motivo. Os elementos colhidos e integrados na interpretação quantitativa dos fenômenos especiais e do significado dos cartões ajudam no fechamento do diagnóstico clínico.
6ª) Exame de limites:
Esta é outra fase facultativa, realizada após a seleção dos cartões. Idealizada por Klopfer, a etapa do exame de limite é um recurso dentro da técnica do Rorschachpara esclarecimento de situações e enriquecimento de dados durante a testagem. São realizadas perguntas diretas para verificar as limitações do poder sensório-perceptivo-associativo do examinando. Este exame possibilita a diferenciação diagnóstica de interferência orgânico-cerebral na personalidade, debilidade mental e transtorno esquizofrênico. Algumas circunstâncias que indicam ser interessante realizar esse exame são, por exemplo, quando o sujeito verbaliza apenas respostas globais; ou tão somente respostas de detalhe; não verbaliza conteúdo humano ou movimento humano; não verbaliza respostas populares pelo menos em cinco no total de um protocolo. Não se deve realizar esse exame nos casos que não sejam de diagnóstico clínico, considerando que o examinando pode memorizar o que foi perguntado e, considerando que é grande o número de pessoas que se submetem ao teste mais de uma vez, inclusive nos grandes centros brasileiros em seleção de candidatos de alto padrão, não é aconselhável realizar a etapa do exame de limites.
.
5 – Coloque nos parênteses, o dado do Rorschach que responde corretamente a questão:
a) A presença do dado indica tratar-se de pessoa com capacidade de abstração, de síntese, de generalização e que é portadora de inteligência abstrata. (Respostas Globais – G)
b) Dado que indica senso prático, adaptação à rotina e à realidade objetiva (Respostas de Detalhes Comuns – D)
c) É interpretada como a expressão lógica, racional e intelectual da percepção. Também indica controle geral do indivíduo sobre seus dinamismos psíquicos. (Respostas de Determinantes de Forma – F%)
d) Informa sobre a capacidade de análise e de senso de observação. (Respostas de Detalhes Incomuns – DD, para muitos autores. Para Cícero Vaz, representado pelas Subcategorias dd, de, di, dr e DO/Di)
 Bom Trabalho! 
OBSERVAÇÃO:
 Prezados(as) Alunos(as),
 - Esta é a Atividade para a Nota do 1º.GQ. 
- Vocês devem realizá-la em grupo de 6 membros. 
- A data para entrega é 16 de Abril, sexta-feira próxima.
- Valor da Nota: de 0 a 10 pontos – cada questão vale 2,0 pontos
- Sobre a entrega do Trabalho:
- Vocês devem eleger um(a) líder em cada grupo e me enviar o nome e telefone dele(a). Este(a) líder deverá enviar um único exemplar da atividade, em nome de todos, para o seguinte e-mail: celiasoutomaior@yahoo.com.br. 
 Bom trabalho para vocês!

Mais conteúdos dessa disciplina