Buscar

Toxicologia Forense: Importância e Análises

Prévia do material em texto

Nome Completo: Makleiny da Silva Oliveira 
Matrícula: 04086572
Curso: Farmácia
1. Para começar, leia o texto abaixo para, em seguida, responder aos questionamentos feitos no item 2.
   A Toxicologia Forense consiste em uma ciência de extrema importância, pois através dela é possível detectar toxicastes nocivos ao organismo, pelo qual, engloba as análises do material biológico que levam ao resultado de alterações e danos provocados e até mesmo a causa da morte do indivíduo, que pode acontecer por diversos fatores, como, envenenamento, abuso de drogas e suicídios, onde estão envolvidos uma série de profissionais capacitados para investigar e realizar todos os requisitos necessários para chegar a uma conclusão. Mesmo com especialistas nesta área, é necessário um rigoroso controle de qualidade nos laboratórios de análises forenses que realizam todos os processos para obter um resultado correto e satisfatório.
TOXICOLOGIA FORENSE: CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR QUE ABRANGE O ESTUDO DAS CAUSAS DE MORTES POR INTOXICAÇÃO E OS MATERIAIS BIOLÓGICOS UTILIZADOS PARA ESSE FIM, QUE DIRECIONAM A INVESTIGAÇÃO MÉDICO-LEGAL E A EMISSÃO DO LAUDO TOXICOLÓGICO. Gustavo Marconcini Castelari; Jordimila Ribeiro Thiengo; Luana Pastore Spadetti; Michele Belote; Rachel Bicalho de Lima. 
2. Analisando o trecho descrito acima, e com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, você deverá elaborar o seu texto argumentativo-dissertativo respondendo aos seguintes questionamentos:
 Qual a particularidade da Toxicologia Forense que a difere das demais áreas que se dedicam ao estudo dos efeitos nocivos decorrentes da interação de substâncias químicas com o organismo? 
 Cite os principais materiais biológicos utilizados nas análises toxicológicas post mortem. 
 Quais são os principais testes analíticos utilizados na toxicologia forense? 
3. Lembre-se: Sua dissertação deverá conter até 30 linhas e ser respaldada cientificamente. Vale salientar que a referência supracitada no texto de apoio poderá servir como base inicial da pesquisa em questão. 
Bons estudos!  
A toxicologia forense estuda substancias química geralmente nas fases post mortem, onde está mais voltada em identificar evidencias em um cadáver onde irá permitir a identificação da causa mortis, causada por um agente toxico, dessa forma poderá determinar se essas substancias pode contribuir para a identificação ou o motivo da morte ou lesão do indivíduo.
Após a morte de um indivíduo, são colhidas algumas matérias biológicos como o sangue, periférico, conteúdo gástrico, fígado, urina, bile e rim, com o objetivo de descobrir a causa da morte desse indivíduo.
Os principais testes que são usados na toxicologia forense são os testes in vivo, que são feitas através da urina, sangue, saliva, cabelo e do plasma, dessa forma podem ser usados outros tipos de matrizes como o suor, unha mecônio, tecidos e cabelos.
Referencia:
Toxicologia Forense: Detecção de Drogas em Amostras Biológicas. Bem-estar. Disponível em. <https://ibapcursos.com.br/toxicologia-forense-deteccao-de-drogas-em-amostras-biologicas/ >. Aceso em 10 de janeiro de 2024

Mais conteúdos dessa disciplina