Buscar

Prévia do material em texto

Universidade São Judas Tadeu 
Análise situacional: Chocottone Bauducco
SÃO PAULO
2022
Universidade São Judas Tadeu 
Análise situacional: Chocottone Bauducco
Monografia apresentada à Universidade 
São Judas Tadeu para conclusão da U.C.
Comportamento, Consumo e Tendências
Orientador: Alexandre Ferreira e 
Giovanna Capomaccio
SÃO PAULO
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................
2. ESCOLHA E ANÁLISE SOBRE O CLIENTE.........................................
3. LINHA DE PRODUTOS/SERVIÇOS......................................................
4. CONCORRÊNCIA..................................................................................
5. MERCADO.............................................................................................
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................
Introdução
 Este trabalho tem como intuito mostrar o motivo pelo qual a Agência Bumer optou por escolher como cliente a marca Bauducco, que é uma das principais referências de empresa alimentícias do Brasil e que tem uma forte importância das campanhas publicitárias em sua história.
 Após uma longa e vasta pesquisa com o objetivo de conhecer e se aprofundar na história da marca, escolhemos como produto principal o Chocottone, que além de ser um dos mais tradicionais de seu portfólio, foi responsável por elevar o patamar da empresa e, mesmo sendo lançado em 1978, ainda é um dos mais vendidos até os dias atuais.
Escolha e Análise sobre o cliente
História, Origem e fundação da empresa Bauducco
 A Bauducco se origina de uma família italiana do interior de Turim, Carlo Bauducco seu fundador principal veio ao Brasil em 1948 e trouxe a receita da massa madre e um sonho de empreender, por isso abriu seu negócio em São Paulo em 1950. Mas antigamente a lei só permitia você abrir seu negócio caso os sócios fossem brasileiros, por isso Carlo se associou aos três irmãos Lanci, filhos de um italiano que produzia a massa 3 Abruzzi.
 No ano de 1952, a lei foi abolida, além disso o panettone fez tanto sucesso que Carlo Bauducco inaugurou a sua própria Doceria Bauducco junto a sua esposa Margherita e filho Luigi Bauducco, a pequena confeitaria ficava localizada no Brás – São Paulo e além de panetones, ele também produzia biscoitos doces e salgados.
 Com o passar dos anos, a receita tornou-se cada vez mais conhecida, e com esse crescimento, a Bauducco inaugura sua primeira fábrica em 1962 em Guarulhos–SP. Mesmo com o aumento da demanda, se manteve a receita original do panettone, com fermentação natural.
 A Bauducco começou investir fortemente em campanhas publicitarias principalmente televisivas em 1972, o que reforçou bastante a marca no coração dos consumidores brasileiros. No decorrer dos anos, a Bauducco lançou diversos outros produtos, dentre eles, o mais famoso Chocottone (1978), que é um dos mais vendidos até hoje.
 Foi a partir dos anos 90 que a Bauducco deu um grande salto e se transformou no grupo Pandurata, criado para englobar marcas da companhia. A Pandurata é uma das principais empresas alimentícias do Brasil, com capacidade para produzir mais de 200 mil toneladas anualmente. Fabricante das marcas Bauducco, Visconti e Tommy, possui joint venture com a Hershey´s, e é distribuidora da marca Ovomaltine. Assim os números continuaram a crescer para Bauducco, atual Pandurata, as fábricas se multiplicaram e as inovações continuaram ampliando a companhia.
 E em 2012 inaugurou a Casa Bauducco com novas receitas, que representa a volta às origens e traduz os valores da marca, em um ambiente muito acolhedor e com uma experiência única.
Fundação da empresa e suas transformações
· Chegada de Carlo Bauducco e família com o início de um sonho empreendedor 1950
· Fundada em 1952
· 1ª fábrica em 1962
· Campanhas publicitarias televisivas 1972 
· Chocottone 1978
· Sua primeira exportação para os EUA e início de expansão e exportação global 1979
· Se transformou no grupo Pandurata 1990 
· Casa Bauducco tem inauguração 2012 e já possui mais de 80 unidades.
· 2014 Linha Cereale com produtos sociais pensando na alimentação saudável.
· 2020 Chocolomba, colomba pascal.
Fundadores
 Carlo Bauducco 
O porte da empresa
 Grande porte 
Segmento de atuação no mercado
 Empresa alimentícia, líder de mercado no segmento de produtos forneados como os tradicionais panettones, biscoitos, torradas, bolos e waffers.
Linha de produtos
· Padaria: Bolo, Roll, Duo, Pão de Mel, Pão de forma, torradas e bisnaguinha.
· Biscoitos: Cookies, choco biscuit, wafers, recheados, recheadinhos, biscoitos multipack, biscoito champanhe, biscoitos salgados, barrinhas e maizena. 
· Cereale: cereale toast, cereale amanteigado, cookies integrais. 
· Páscoa: colomba e chocolomba. Natal: Bites, cestas de natal, chocottone, chocottone maxi, pandoro,panettone, panettone salgado, especiais
Qual é a missão e escopo (alvo e intenção)
 A Bauducco busca surpreender seu público e consumidores com produtos diferenciados do comum e de alta qualidade, sempre trazendo seus valores em modo de preparo, que são elaborados com paixão, e buscam criar momentos de felicidade na vida das famílias.
Qual é a visão da empresa?
 Ser a principal marca de produtos forneados de valor agregado do Brasil.
Organograma
 Em 1972 morre Carlo Bauducco, fundador. A Família se desdobra para manter o legado. O Filho Luigi cuida da fábrica, sua esposa Carla da loja e a mãe Margherita da contabilidade. Em 1978 Massimo Bauducco neto de Carlo traz a ideia de Chocottone e logo se torna presidente da empresa. A Bauducco mantém 100% do seu organograma principal familiar.
Ações Sociais 
· Bauducco cria “Dia da Fatia” para ajudar crianças e jovens.
 Ação da Bauducco destina dinheiro de vendas a programa de acolhimento infantil. Instituto Fazendo História e Casa Bauducco se unem no Dia de Doar para formar novas famílias acolhedoras.
· Doações da Bauducco na Campanha “Cestou” foram distribuídas para 67 projetos e 10 setores sociais. Fundo Social de Solidariedade. Campanha do Mês das Crianças continua arrecadando bolas e guloseimas. 
· Parceria com o Magazine Luiza e a Gerando Falcões, a Bauducco pretende dar oportunidade de que famílias carentes possam celebrar o Natal com os Panettones e distribuir mais de 7 mil panettones para famílias. 
Referências Bibliográficas
Site Bauducco - bauducco.com.br/bauducco 
Bauducco: sonho de um italiano virou tradição dos brasileiros - Italianismo
Quer um bom motivo para empreender? Conheça a história da Bauducco - Blog IBND
Canal de Denúncia Grupo Pandurata (canalintegro.com.br)
codigo-conduta-pandurata.pdf (bauducco.com.br)
bauducco.com.br/codigo-etica
A família à frente na Bauducco | Exame
Bauducco - INDI

Mais conteúdos dessa disciplina